Finalmente! Chegou o Verão e as férias grandes e a praia!
Mas... espera aí! Não era bem isto que a Francisca tinha planeado para as tão aguardadas férias grandes longe da escola e do despertador e, mais importante, da Madalena.
Maria Inês Almeida nasceu em Lisboa, em 1978. Jornalista e escritora, dedicada à literatura infantojuvenil, licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Católica. Em 2005, recebeu o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas.
Livro lido aqui em casa através da BiblioLED* - é muito bom ver livros juvenis também disponíveis aqui!
Desta vez a Francisca está de férias mas continua a tentar convencer os que a rodeiam a actuarem de uma forma mais ecológica. É educativo, mas em vez de se focar na ‘resolução da poluição’ (reciclagem ou passar as férias numa quinta com piscina, mas ‘ecológica’…) poderia mostrar exemplos de prevenção e redução da poluição (comprar uma bicicleta usada em vez de uma ‘bicicleta novinha em folha’, evitar usar plásticos, comprar alimentos não embalados e em mercados em vez de supermercados…). Fiquei com pena de ver que só no final das férias é que a Francisca se lembrou de ler um livro (e porque já estava muito aborrecida) e que como gostou de o ler acha que até poderá estar doente! Foi uma oportunidade desperdiçada de dar exemplos de leitura a crianças.
* BiblioLED é a plataforma online de empréstimo de livros das bibliotecas portuguesas.
Gostei muito da escrita, do tipo de letras, dos desenhos, e da parte da personagem principal ser ecológica e educar para a reciclagem e o aquecimento global. Só uma ressalva para a autora que pode lembrar-se, num outro livro, substituir a bicicleta nova por uma usada, já que também temos muitas lojas de usados em Lisboa e sites portugueses, que ajuda a "combater" a poluição.