Jump to ratings and reviews
Rate this book

Rastros de Resistência: Histórias de Luta e Liberdade do Povo Negro

Rate this book
RESISTÊNCIA. Essa é a palavra que melhor define a história do povo negro.

Neste livro, Ale Santos resgata o passado de grandes reinos que tiveram sua história apagada ou silenciada ao longo dos anos de colonialismo e pós-colonialismo.

Reis, rainhas, guerreiros e amazonas que lutaram bravamente em seus territórios são apresentados com toda sua força ancestral. Conheça a história do líder quilombola Benedito Meia-Légua, da princesa guerreira que invadia navios negreiros, o poderio do Império Axânti, assim como as atrocidades cometidas contra os povos da África e a perpetuação dos discursos de racismo.

Como diz o autor, essas “histórias não são apenas um pedaço de cada povo antigo: são pedras fundamentais para reconstruir novos impérios culturais africanos pelo mundo”. Trata-se de uma obra indispensável, que registra o histórico de lutas e resistência do povo negro.

136 pages, Paperback

Published September 23, 2019

6 people are currently reading
175 people want to read

About the author

Ale Santos

18 books56 followers
Citado pela Science Fiction Research Association (SFRA) como o autor afrofuturista mais popular da nova geração no Brasil, seu trabalho é marcado pela fusão entre a ficção científica e a cultura afro-brasileira. Finalista do Jabuti, duas vezes e Finalista do CCXP Awards.Ele é reconhecido por sua habilidade em criar narrativas que exploram temas como afrocentricidade, ancestralidade, resistência e futuro imaginativo.

Ale utiliza a literatura como uma ferramenta para destacar questões sociais e políticas, ao mesmo tempo em que oferece uma visão poderosa e inspiradora da diáspora africana e sua contribuição para a construção de futuros diversos e inclusivos. Sua escrita desafia os limites do que é possível e estimula o leitor a repensar as estruturas sociais existentes, trazendo à tona novas perspectivas e possibilidades para a comunidade negra. Com seu estilo único e impactante, Ale Santos se destaca como uma voz importante na cena literária afrofuturista.


Em 2013 representou o Brasil na antologia de Scifi "Cautions, Dreams & Curiosities: The Tomorrow Project", em 2020 se tornou finalista do prêmio Jabuti com o livro Rastros de Resistência, história de Luta e Liberdade do Povo Negro, editado pela Panda Books.

Também foi destaque do prêmio Sim a Igualdade Racial de 2020 na categoria Representatividade em Novos Formatos e eleito entre os 50 brasileiros mais criativos pela Wired Festival. Em 2022 se tornou finalista da CCXP Awards com o romance afrofuturista "O Último Ancestral" pela Harpercollins Brasil e foi finalista novamente do Jabuti 2022 com o mesmo livro, ainda em 2022 foi eleito uma das 100 personalidades negras mais influentes da Lusofonia. Em 2023 roteirizou La Bestia, para Assassin's Creed: Visionaries

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
47 (53%)
4 stars
35 (39%)
3 stars
6 (6%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 12 of 12 reviews
Profile Image for Lucas.
16 reviews
May 25, 2020
Vivemos um tempo em que as nuvens da eugenia voltam a nos ameaçar. E as histórias de luta e liberdade do povo negro, lindamente descritas pelo Ale Santos e com ilustrações ímpares de Cristiano Siqueira me dão forças pra seguir.
Conhecer a história de pessoas que mesmo em um cenário de completo revés mantiveram a esperança e a força, motiva à luta.
.
"Na escravidão, a busca pela liberdade nascia no segundo em que os grilhões se fechavam nos punhos dos negros"
.
E você, racista, que diz que a luta do negro é mimimi, não tá preparado pro barulho que a gente vem fazendo.
Profile Image for Breno.
18 reviews7 followers
April 27, 2021
Um livro fascinante, muito bem escrito e absolutamente necessário. Conhecer mais sobre a história de resistência dos povos escravizados e a crueldade dos seus algozes, muitos dos quais seguem sob o véu de "heróis do Brasil" é fundamental para a construção de um futuro melhor. Um livro para ler e reler.

Minha única crítica é a diagramação, com subtítulos em cima do titulo dificultando a leitura e destaques em "marca textos", diminuindo o resto do material ao sugerir que essa e não aquela outra parte são realmente importantes.
Profile Image for clara.
3 reviews
April 14, 2021
a parte introdutória em que o autor fala do racismo na ciência, na religião e nas questões morais ajuda a gente a entender como ele se deu a nível estrutural. gostei da ideia de colocar QR codes pra algum vídeo ou site que integram o assunto do livro. tem histórias muito interessantes e a maioria eu não conhecia ainda, então foi uma ótima leitura.
Profile Image for Amanda Braga.
14 reviews
January 13, 2021
Livro incrível. Me fez refletir sobre como o racismo apagou grande e importante parte da nossa história
Profile Image for Leticia.
203 reviews8 followers
April 15, 2021
Os pequenos textos deste livro apresentam narrativas muito preciosas. Com uma linguagem acessível e simples, Ale Santos apresenta histórias fundamentais para compreensão do Brasil.
Profile Image for Baiao de Neon.
7 reviews3 followers
December 9, 2021
Nossa, esse é um dos livros mais lindos sobre a história do nosso povo. Encantada com as ilustrações e o conteúdo bastante acessível. Queria mais, pena que é curto! 💚💛💙
Profile Image for Maria Luisa.
115 reviews1 follower
July 10, 2024
3,5 | ótima leitura pra quem não curte muito ler e/ou pra adolescentes serem introduzidos no mundo da leitura. com histórias bem curtas e uma curadoria particularmente interessante, bem como um trabalho visual de primeira, esse livro pode ser lido em um dia e dá vários choques de realidade e traz reflexões legais. porém, algumas coisas me incomodaram: um livro tão importante deveria ter um trabalho melhor de revisão, podia ser um pouquinho mais aprofundado, trouxe pouquíssimas referências (mesmo que não fossem acadêmicas, podia ter alguma evidência, falar sobre como essas histórias foram mantidas vivas nas respectivas comunidades)... e o que mais me incomodou foi o passinho em direção a uma "eugenia ao contrário"; o último capítulo desse livro me enojou imensamente. aquele ditador não é resistência negra, ele é literalmente algoz de negros. a ancestralidade só vale para os reis assassinos? e as centenas de mulheres que ele assassinou, não eram sangue preto? vale tudo, contanto que se mate um punhado de europeus? talvez pelo autor ser homem, ele simplesmente não se importou tanto com o quão horrível foi fazer um capítulo de destaque a um monstro, mas sinceramente foi difícil pra mim engolir enquanto mulher. algo a se pensar. tirando o último capítulo, seria um livro quase perfeito, que só se beneficiaria de uma revisão mais cuidadosa. com ele, me dá um gosto amargo de lembrar - ainda assim, recomendo para o público alvo que citei no início ou pra quem quiser conhecer mais da história negra de forma super rápida e sem se aprofundar.
Profile Image for Raphael Donaire.
Author 2 books37 followers
May 10, 2020
Com um design incrível, uma interação cativante (o livro contém QR codes para conteúdos que transcendem as páginas de papel) e uma linguagem agradável, Ale Santos cativa e impressiona com uma aula sobre a história de pessoas que lutaram contra um institucionalizado genocídio negro.
Uma leitura importante e inspiradora que nos convida a conhecermos pessoas, no Brasil e fora dele, que são símbolos da resistência e que nos enchem de orgulho.
Profile Image for Inês Alves.
151 reviews1 follower
August 19, 2020
Livro muito importante e potente. Ale reúne diversas histórias e faz um resgate importantíssimo pra nós negros que perdemos a ligação com nossos ancestrais, mas também pra nossa sociedade no geral. Eu achava que o livro seria mais aprofundado, mas ainda assim é uma ótima introdução pra conhecer figuras negras importantes. Achei muito legal também os QR codes, que davam mais uma dimensão pro livro, nunca tinha tido essa experiência.
Profile Image for Mateus Lima.
70 reviews
April 12, 2024
Uma ótima introdução a histórias sobre o racismo e lendas da cultura afro. É uma obra essencial em seus objetivos, mas que tem como principal "falha", o fato de ser muito curto e, às vezes, superficial em seu conteúdo.

Muitas das histórias aqui contadas mereciam o tratamento de romances históricos. Fiquei curioso para ler as outras obras do autor.
44 reviews1 follower
June 9, 2022
leitura acessível e fluida, mas menos aprofundada do que eu gostaria. me senti lendo sinopses de histórias que gostaria de conhecer e não necessariamente me aproximando dos dizeres. ganhou 4⭐ principalmente pelo projeto gráfico, q é belíssimo
Displaying 1 - 12 of 12 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.