Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Prólogo, ato, epílogo: memórias” as Want to Read:
Prólogo, ato, epílogo: memórias
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Prólogo, ato, epílogo: memórias

by
4.44  ·  Rating details ·  133 ratings  ·  27 reviews
Paperback, 1, 342 pages
Published September 20th 2019 by Companhia das Letras
More Details... Edit Details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Prólogo, ato, epílogo, please sign up.

Be the first to ask a question about Prólogo, ato, epílogo

This book is not yet featured on Listopia. Add this book to your favorite list »

Community Reviews

Showing 1-30
Average rating 4.44  · 
Rating details
 ·  133 ratings  ·  27 reviews


More filters
 | 
Sort order
Start your review of Prólogo, ato, epílogo: memórias
márcia campelo
Oct 25, 2019 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Essa mulher é um tesouro nacional! aprendi bastante com a história da Arlette, e muito sobre a história do nosso país também. Sério, que livro enriquecedor em todos os sentidos possíveis e que vida incrível essa mulher extraordinária vive. Acho que o que mais me impactou em todo o livro foram os relatos dela com relação ao tempo da ditadura, e como se ela posicionou - e se posiciona - como uma mulher que acredita na arte para a evolução humana. Deveria ser considerado leitura obrigatória pra ...more
Haymone Neto
Oct 08, 2019 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Fernanda Montenegro é muito generosa nas memórias; minha impressão é de que, aos 90 anos, ela sabe bem o que guardar (os trabalhos, os colegas, as experiências) e o que deixar para lá (praticamente não fala de brigas, desentendimentos, mágoas). Três coisas me marcaram profundamente no livro: a ideia do teatro não como um trabalho, mas como um ofício: uma coisa ritualizada e ancestral fora da qual não há sentido em fazê-la; a importância da genealogia, com todas as suas ambiguidades, em cada ...more
Rodrigo Oliveira
Dec 16, 2019 rated it really liked it  ·  review of another edition
Que felicidade viver no mesmo tempo em que Fernanda Montenegro! Que mulher extraordinária. O livro não é uma biografia, são memórias de sua vida, especialmente em cima de um palco. Sinto que estou até mais orgulhoso de ser brasileiro depois de ler essas histórias. A arte vive e resiste nesse país, mesmo com as tentativas pérfidas desse desgoverno maldito de acabar com a cultura. Recomendo mil vezes.
Marta D'Agord
Nov 28, 2019 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Shelves: bio
Este é um livro de memórias, não uma autobiografia. É um panorama do país nas nove décadas de vida da narradora, incluindo a trajetória familiar inserida no fluxo migratório do final do século XIX que visava substituir a mão de obra escrava Brasil, mais especificamente, no sudeste brasileiro.
Seus bisavós sonhavam que retornariam ricos para a Italia, estavam iludidos pelas fakenews de que era fácil extrair ouro no Brasil. Das histórias familiares sobre a vida na Sardenha antes de 1897, chama a
...more
Barbara
Oct 29, 2019 rated it really liked it  ·  review of another edition
"Na vida de muitos nós desse elenco, O Mambembe simbolizava a eterna situação precária da cultura teatral do nosso país. Hoje, sessenta anos depois, continuamos nessa espera. Sabemos resistir". Obrigada por resistir e existir, Fernanda.
Andre Manoel
Dec 02, 2019 rated it really liked it  ·  review of another edition
Ao contar a própria história, Fernanda acaba contando a história do teatro e da cultura no Brasil, com as suas épocas de ouro e os desmontes sofridos ao longo do último século.

O livro começa com uma excelente descrição sobre a vinda dos seus familiares italianos ao Brasil em busca de fortuna, narrando também os movimentos políticos ao longo dos anos e quais foram os resultados dentro do seu núcleo familiar.

Eu, que não conheço muito de teatro ou de atores, me senti um pouco cansado enquanto ela
...more
Fábio Leal
Jan 16, 2020 rated it it was amazing
choro pouco. no máximo duas vezes no ano (não lembro de ter chorado em 2019). mas meus olhos marejaram umas três ou quatro vezes lendo esse livro, só com a beleza da escrita/forma de ver a vida.
Josué Neves
Dec 02, 2019 rated it really liked it  ·  review of another edition
A trajetória da Fernanda é praticamente uma trajetória cultural do próprio país. Na multiplicidade e na diversidade dos trabalhos dela dá pra perceber uma vontade enorme de conhecer e de mostrar o que é o brasileiro.
Uma grande atriz, uma grande curiosa e uma grande guerreira pela arte no Brasil.
João Victor
Dec 30, 2019 rated it it was amazing
Shelves: read-in-2019
Maravilhoso. Foi como estar lendo "Cem Anos de Solidão", mas com fatos reais. Uma das leituras mais bonitas e sensíveis que já fiz.
Ruth Maria
Dec 18, 2019 rated it really liked it  ·  review of another edition
Amei!!! Fernanda Montenegro e a grande dama da televisão e do teatro Brasileiro. O livro flui, aprendi muito sobre a história do teatro. Que mulher integra, absolutamente maravilhosa. Que ainda traga muitas alegrias ao nosso país.
Karin de Oliveira
Encantador! Ótima dica de leitura para os apaixonados pela arte do teatro.
Yagoh
Nov 17, 2019 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Uma verdadeira aula sobre sua vida e sobre a cena artística brasileira, alguns pontos como a maneira que Fernanda, majestosamente aborda sua ancestralidade, questões como a importância da liberdade pessoal, posicionamentos políticos dentro de contextos extremamente conturbados, é tudo admirável, uma lucidez invejável aos 90 anos de idade, que parecem poucos visto a riqueza desses relatos, que me fizeram entender, extrair a cada página um pouco mais sobre quem é, e o que mais ela tem a dizer, a ...more
Mateus C. Bacchini
This review has been hidden because it contains spoilers. To view it, click here.
Caio Brant
Achei a narrativa muito factual, com uma sequência intensa de datas e acontecimentos. São os pontos de maior reflexão e visão pessoal da Fernanda Montenegro que fazem valer a leitura.
Rafael
Jan 06, 2020 rated it it was amazing
Uma das coisas que me foram mais prazerosas durante a leitura, foi a sensação de ouvir a voz da única brasileira indicada ao Oscar de melhor atriz — por Central do Brasil, 1998 — narrando sua própria história. Quem já assistiu às entrevistas com a atriz, ou assistiu suas atuações reconhece o humor sutil, a sinceridade e a elegância de Fernanda em cada página, ainda que, curiosamente, não foram escritas propriamente por ela, e sim pela jornalista Marta Góes, a partir de uma série de entrevistas ...more
Giovanni Monteiro
Comprei esse daqui porque sou estudante de cinema e assisti à Vida Invisível. Chorei horrores com os míseros 10 minutos que a Fernanda tem no filme.

É muito bonito e tocante. Ver toda a carreira dessa mulher, sua busca por significado em sua condição de imigrante - muito menos glamourosa do que as que surgem em conversas de elites -, o árduo caminho artístico no Brasil com perspectiva e as personalidades que ela cruza.

O final, em que fala sobre Fernando Torres e sobre si mesma me dá vontade de
...more
Lorena
Jan 05, 2020 rated it it was amazing
Fernanda Montenegro uma das maiores atrizes brasileiras, fala de suas memórias com tanta riqueza nos detalhes e respeito às origens, que é impossível não se envolver do início ao fim. Uma mulher completa em todas as suas formas: política, cultural. Conta neste livro sua história que é também a nossa história da comunicação de rádio e TV. É a nossa história do Teatro e do Cinema. Leitura imperdível.
Martha Rosemberg
Jan 04, 2020 rated it it was amazing
Só estranhei a Fernanda não ter mencionado a Renata Sorrah quando comentou a peça "As lágrimas amargas de Petra von Kant". Renata estava simplesmente sensacional, fazendo uma excelente dupla com a Fernanda.
Leticia
Jan 04, 2020 rated it liked it
Ela tem uma história bonita e que revela sua dedicação, talento e vocação indiscutíveis. Isso dito, não adorei a escolha narrativa, a edição com as fotos todas juntinhas, não amei.
Willian Welbert
Dec 22, 2019 rated it it was amazing  ·  review of another edition
De uma sensibilidade tocante, não esperava menos vindo de quem vem. Uma leitura deliciosa e fluída.
Debora Perrotta
Jan 05, 2020 rated it really liked it
Shelves: não-ficção
Essa mulher é uma benção pro nosso país
Otto Henrique
Grande parte do livro é uma homenagem ao teatro e a todos que trabalharam com a atriz. Ficou claro para mim que o teatro é a vida dela.

Como o título propõe, o prólogo são os bisavós/avós vindos na migração da Itália para o Brasil, então outro ponto que achei interessante é acompanhar a história do país através da história da família.

E tem um final emocionante, afinal é uma longa história e Fernanda Montenegro já está nos seus 90 anos, então a vida se tem várias despedidas.
Odilson Nobrega
Dec 02, 2019 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Muito bom ler as memórias conscientes e ao mesmo tempo a reflexão sobre o pano de fundo histórico sob o olhar desta brilhante atriz e mulher.
Nanda
Nov 23, 2019 rated it really liked it  ·  review of another edition
“Amo a vida desesperadamente. O que é que eu posso fazer?”

Gilmar
Nov 13, 2019 rated it really liked it  ·  review of another edition
Um livro onde Fernanda registra todo sua história e quem passou por ela. Cheia de datas, pessoas e lembranças. As vezes durante a leitura eu tinha a impressão que a própria Fernanda lia o texto para de tão natural e fluido que era. Senti falta um pouco da sua história na televisão, que na minha visão foi pouco explorada, de resto um livro para celebrar essa Rainha!
Renato
Nov 05, 2019 rated it it was amazing
Shelves: biographies
Fernanda Montenegro é o maior orgulho do nosso país.
Este livro é um tesouro, e uma verdadeira aula sobre a história do teatro moderno no Brasil.
Comovente sem ser sentimental, sua leitura é agradável e acessível a todos
Ana Nehan
Oct 29, 2019 rated it really liked it  ·  review of another edition
Um livro bastante factual, mas repleto de sentimentos e emoção. Fernanda Montenegro tem uma voz sensível e perspicaz. Seu respeito, carinho e humildade diante dos colegas de profissão é inspirador. Não é por acaso que ela é uma das maiores atrizes que o mundo já viu. Há um universo vasto, incrível e generoso dentro de Arlette Pinheiro e que maravilha poder ter um livro que compartilha uma pequena, porém significativa, fração deste universo conosco.
Fabiana
rated it really liked it
Oct 28, 2019
Lia Freitas
rated it really liked it
Oct 29, 2019
Nicole Huber de Souza
rated it it was amazing
Jan 08, 2020
« previous 1 3 4 5 next »
topics  posts  views  last activity   
Goodreads Librari...: combine please 2 12 Sep 11, 2019 02:04PM  

Readers also enjoyed

  • A Vida Invisível de Eurídice Gusmão
  • Essa gente
  • O Peso do Pássaro Morto
  • Ricardo e Vânia: O maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor
  • Pequeno Manual Antirracista
  • As Mais Belas Coisas do Mundo
  • Year of the Monkey
  • Pós-F
  • Ideias para adiar o fim do mundo
  • Redemoinho em dia quente
  • O Filho de Mil Homens
  • Éste es el mar
  • Enfim, capivaras
  • El peligro de la historia única
  • Rita Lee: Uma Autobiografia
  • Escravidão – Vol. 1 – Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares
  • se deus me chamar não vou
  • Black Box
See similar books…
Arlette Pinheiro Esteves da Silva (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1929). Atriz. Uma das fundadoras do Teatro dos Sete, Fernanda Montenegro marca suas personagens com a sinceridade e o vigor que a tornam uma das personalidades mais destacadas no campo das artes cênicas – no teatro, no cinema e na televisão.

Seja no teatro, cinema ou televisão, é ela a grande dama da dramaturgia brasileira. Fernanda
...more