Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Enfim, capivaras” as Want to Read:
Enfim, capivaras
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Enfim, capivaras

by
4.01  ·  Rating details ·  90 ratings  ·  35 reviews
A cidade no interior de Minas Gerais para onde Vanessa se mudou é o tipo de lugar onde anunciam os horários do cinema e os obituários com o mesmo carro de som. Nada de muito interessante acontece por lá, a não ser para Binho, que, segundo ele mesmo, tem várias namoradas e conhece um monte de cantores sertanejos famosos.

A verdade é que Binho é um mentiroso contumaz e agora
...more
Paperback, 176 pages
Published June 28th 2019 by Seguinte
More Details... Edit Details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Enfim, capivaras, please sign up.

Be the first to ask a question about Enfim, capivaras

Community Reviews

Showing 1-30
Average rating 4.01  · 
Rating details
 ·  90 ratings  ·  35 reviews


More filters
 | 
Sort order
Start your review of Enfim, capivaras
Vitor Martins
Aug 12, 2019 rated it it was amazing
No final desta edição existe uma entrevista com a autora e, ao responder sobre dicas pra quem quer escrever, Luisa fala que é importante ler como escritor e escrever como leitor.

No começo de Enfim, Capivaras eu estava 100% lendo como escritor. Eu observava cada diálogo, cada jeitinho específico de descrever os ambientes, a maneira como cada personagem era apresentado. Eu queria, acima de tudo, APRENDER com a escrita da Luisa. Mas, conforme a história anda, foi ficando cada vez mais difícil
...more
Luisa Geisler
Jun 23, 2019 added it  ·  (Review from the author)
desculpa, eu preciso fazer número.
Alfredo (Fred)
Jun 12, 2019 rated it really liked it
Shelves: lgbtqia
Cinco frases que deveriam te convencer de ler "Enfim, capivaras"

5. "Eu nunca moraria num lugar sem McDonald's. Não por não poder ir ao McDonald's, mas pelo que isso significa, sabe? Se não chegou McDonald's, o que mais não chegou?"

4. "Em todo aquele oceano de supostas capivaras psicodélicas, ela era uma constante."

3. "Mas talvez toda história seja um recorte que veio de outra história. Toda história é parte de uma história maior. A gente sempre chega no meio de uma história e sempre sai antes
...more
Laura AP
Aug 18, 2019 rated it it was amazing
Eu adorei ler "Enfim, Capivaras", porque ele tem uma das coisas que eu mais gosto em YA: diálogos bem escritos. Cada frase diz muita coisa, e a parte mais interessante também é o que cada personagem NÃO diz sobre o assunto. Fica evidente nas entrelinhas. Gosto muito como a distinção entre os narradores foi feita, como são todos amigos diferentes de cidade pequena que nem entendem bem porque são amigos, e como uma aventura de uma noite pode mudar a vida de todo mundo (e também não mudar nada). ...more
Jana Bianchi
Nov 02, 2019 rated it it was amazing
Shelves: to-be-acquired
Como um livro sobre um "roubo/resgate" de capivara pode ser tão lindo e cheio de alma e de meandros?
Samir Machado
Jun 22, 2019 rated it it was amazing
Um filme de John Hugues no interior de Minas Gerais. Amei cada capítulo.

"Eu nunca moraria num lugar sem McDonald's. Não por não poder ir ao McDonald's, mas pelo que isso significa, sabe? Se não chegou McDonald's, o que mais não chegou?"
(...)
"— Esses a gente chama de agroboys.
Ela sorri. Filhos de fazendeiros com dinheiro e terra demais. Dinheiro todo da agricultura e da pecuária, no caso. Todos eles ainda têm uma mentalidade medieval: vão casar aos vinte anos com uma garota que seja uma boa
...more
Tiago Germano
Aug 31, 2019 rated it liked it
Uma mentira de pernas curtas

Dênis (Binho) é um mitomaníaco. Seus amigos inventaram o "hiperdroller", uma peça de carro imaginária, feita para pegá-lo na mentira, mas segundo Binho "todo carro a partir do ano de 2000 tem que ter um hiperdroller" - e sua história soa tão convincente que até os amigos ficam tentados a acreditar nela. Binho afirma possuir uma capivara de estimação. E é para tirar essa história a limpo que Léo, Nick, Zé Luís e Vanessa decidem visitá-lo num fim de tarde.

Quinto livro
...more
Clara Browne
Dec 12, 2019 rated it really liked it
Shelves: yas
Um livro fofo, e dei algumas gostosas risadas enquanto lia. A Luisa escreve muito bem, as listas são ótimas, mas pra mim o melhor mesmo é como ela consegue descrever esses períodos de vários nadas entre os momentos de mais ação. E a piadinha do autor. Oi.

A única coisa que senti falta é de um capítulo na visão do Dênis. Entendo a escolha de não ter, mas ainda assim senti falta, acho que poderia ser interessante e tenho certeza que a Luisa resolveria bem.
Carol Vidal
Nov 30, 2019 rated it really liked it
Uma história deliciosa de ler! Gosto como, aparentemente, é uma narrativa simples, mas que levanta questões muito interessantes.

Só senti falta de aprofundamento em alguns momentos.
Isabela
Jun 17, 2019 rated it it was ok
Shelves: need-2-review
São 4 da manhã, socorro
De manhã escrevo uma review de verdade
[E eu só fui escrever 3 dias depois, palmas para mim.]

(This review will be in portuguese due to this being a Brazilian book.)

Primeiramente, eu quero pedir desculpas a autora. Minha intenção não é, de maneira alguma, debochar do livro. Porém vou dar a minha opinião sincera e tentar fazer uma crítica que reflita com honestidade o que eu achei dos elementos do livro, e os motivos por trás das minhas opiniões.

O BOM:
Vou começar com os
...more
Diana Passy
"— … E ele roubou minha capivara. Eu vi que ele roubou hoje de tarde.
— Cê tá louco? — digo.
— Ele rouba as capivaras da universidade, por que ele não ia roubar a minha?
— É um cleptomaníaco de capivara?"

"Vamos entrar no mato atrás de uma capivara potencialmente roubada, vamos no sentido contrário da civilização, que na verdade não é civilização, às dez da noite. Nenhuma ideia parece boa e essa é a pior de todas. Abro um sorriso."

"É estranho que um grupo de garotas e garotos ande junto. A maioria
...more
Karin de Oliveira
Jul 31, 2019 rated it really liked it
Eu nunca havia lido nada da Luisa Geisler, mas quando soube que ela estava se aventurando em sue primeiro livro de literatura jovem, o livro Enfim capivaras, decidi que esse seria meu primeiro contato com a autora.

Enfim, capivaras surge da vontade de autora de escrever um livro em que capivaras estivesse na história e porque não no título não é mesmo. Ele irá retratar a história de um grupo de amigos de escola que se vê perdido em algum lugar do norte de Minas Gerais, por causa de uma história
...more
Diego
Nov 27, 2019 rated it it was amazing
Eu adoraria ter lido na minha adolescência, porque daí sentiria ressonância em anseios daquele momento, e me tornaria uma pessoa melhor comigo :)
Luiza
Oct 31, 2019 rated it it was amazing
Aquele livro que desloca algo dentro de ti quando tu menos espera. Deixou um quentinho ótimo e a vontade de sair pra aventurar.
Stephanie
Aug 15, 2019 rated it really liked it
Shelves: owned-ebooks
(4,5)

Me sinto muito grata por estar conhecendo tanta coisa boa na literatura jovem nacional. E esse livro é uma preciosidade!! É muito bom ler uma história que reflete a nossa cultura e os nossos costumes; a gente se sente em casa enquanto lê. Nick é a melhor pessoa e eu passei a gostar ainda mais de capivaras depois da leitura, hehe. APENAS LEIAM!
Nana
Aug 07, 2019 rated it really liked it
Shelves: netgalley, nokindle
Quem nunca teve uma capivara de estimação? Ha! Queria, né?
E também, quem nunca teve um amiguinho com um pé no surrealismo de tanta mentira que conta?

Faz pouco tempo que Vanessa se mudou para uma cidadezinha no interior de Minas Gerais, mas já é o suficiente para "se sentir em casa" no grupo de amigos de Nick. Nas primeiras páginas, da narrativa que se inicia sobre esse dia super louco, os quatro amigos decidem desmascarar todas as mentiras do quinto integrante do grupo, Dênis, também conhecido
...more
Emily de Moura
Enfim, capivaras é diferente do que eu esperava. A história inteira se passa em uma única noite e os narradores alternam entre os cinco amigos-que-nem-são-tão-amigos assim indo atrás de uma capivara -- ou de uma mentira. A narrativa da Luisa é muito particular, ela conta muita coisa em poucas palavras (como os adolescentes falando muito da cidade e de suas vidas só de comentar um hábito de algum conhecido na rua), e tinha hora que eu ficava fascinada. Mas também tinha hora que eu ficava irritada ...more
Mônica
Aug 07, 2019 rated it it was amazing
Poxa, que história incrível!
As descrições dos hábitos do grupo de amigos e da cidadezinha do interior me levaram de volta pra minha própria adolescência, o que potencializou meus sentimentos pela história.
A escrita é maravilhosa e a Luisa tem um humor que eu particularmente adoro, e gargalhei alto diversas vezes enquanto lia. O enredo, por sua vez, é bem construído, as personagens são ótimas e, ao final, eu só gostaria de ter mais tempo pra desenrolar bem todos os conflitos propostos durante o
...more
Melissa Barbosa
Jun 30, 2019 rated it it was amazing
Um grupo de adolescentes se embrenha numa aventura cheia de sentimentos confusos, salgadinhos, álcool e, bom, e capivaras. Parece divertido e é! Recomendo a todos, adolescentes ou não.
Ale
Nov 25, 2019 rated it it was amazing
O Livro Polêmico da Loweeza Proibido na Feira de Nova Hartz Por Causa de Palavrão.

Livro de ler quase num só fôlego. Uma história muito gostosa de acompanhar, pelos pontos de vista de cada um dos amigos, que são por sua vez muito fáceis de se apegar. Amei essa escrita simples, fluida, fiel. Detalhada, discretamente. Tudo depende da personalidade do narrador do capítulo. Sei que vou ficar com saudades deles e de seus dramas pessoais, pincelados, mas que dariam novos livros, um pra cada um. Menos
...more
R.
Sep 04, 2019 rated it really liked it
Um livro leve, fluido e com um cenário que me encanta: o interior do Brasil, onde as coisas ainda não chegaram, onde sempre falta algo, seja sinal, ou um McDonalds. Apesar de ser um livro YA, eu gosto de pensar como formação, seja de leitores, seja de caráter, de tudo. A melhor fase das nossas vidas. ...more
Gaby Marques
Aug 17, 2019 rated it it was ok
Numa cidadezinha bem distante no interior de Minas Gerais, onde todo mundo conhece todo mundo e o comércio anuncia suas promoções em carros de som, onde o cinema só abre quatro dias na semana e tem apenas dois restaurantes funcionando; onde os donos de terras e gado são os donos do pedaço e tudo parece estagnado... É nesse cenário que acompanhamos a aventura de cinco amigos entediados que vão em busca de uma capivara perdida. Mas será que a capivara existe mesmo? Dênis diz que sim, que sua Capi ...more
Bia
Oct 02, 2019 rated it really liked it
Livro comprado pela capa e pelo simples fato de terem capivaras na história, afinal, capivaras né? <3
E foi bacana ao final do livro ler a entrevista com a Luisa e ver que o livro foi escrito também por causa desses animais que são tão nossos, além da vontade de abordar uma narrativa com jovens. Ao fim, deu certo, pois esse grupo bem heterogêneo de adolescentes do interior acabou por me divertir bastante.
É isso, um livro para distrair e que também traz algumas reflexões sobre esse período
...more
Henri Neto
Jul 02, 2019 rated it really liked it
Nota: 3,5 Estrelas

Eu recebi este livro da Seguinte através do site da NetGalley, e deixa eu dizer, eu fiquei MUITO empolgado por estar lendo a ARC dele pois, venhamos e convenhamos, tanto o título quanto a capa são simplesmente sensacionais - e também foram os grandes responsáveis por me fazer querer ler esta história da Luisa Geisler. Apesar deste não ser o seu livro de estreia, eu nunca tinha lido nada da autora, então toda a minha leitura no caso foi uma grande experiência de conhecer a
...more
Gabriel Ramos
Aug 10, 2019 rated it it was amazing
Shelves: tenho
“Enfim, Capivaras” quinto livro da jovem autora Luisa Geisler e seu primeiro nesse recorte do YA, traz a história de 5 amigos, ou quase amigos, porque amigos de infância não deixam de ser amigos né? São eles Leo, Nick, Zé Luís, Dênis (ou Binho) e Vanessa a única que não é de “infância” pois veio morar recentemente na pequena Chapada de Pytuna, no centro das Minas Gerais.

Esse grupo para provar que Binho (ou Dênis) está mentindo, e sempre mente, vai atrás da última mentira dele: Uma capivara de
...more
Maicon Milanezi
Nov 27, 2019 rated it liked it
Shelves: 2019
Nada como um livro proibido que reflete a realidade, não é mesmo? A realidade é sempre uma dureza. É um livro de leitura breve, muito autêntico e gostei dos personagens e como (apesar da ironia de a narrativa de basear nas lorotas de um mentiroso) eles são sinceros. Como bom interiorano que viveu muitas idas para o sul de Minas, me intensifiquei muito com a ambiência e com alguns questionamentos adolescentes dos personagens. Eles são colocados naturalmente sem pretensões conclusivas em meio a ...more
Laysa Fernandes
Jul 11, 2019 rated it really liked it
Essa é uma história meio aleatória, e acho que é justamente essa a graça dela. Foi bem nostálgico pra mim. Pelo local e pela época que se passa (interior de minas, 2008). Não é uma história de grandes acontecimentos, e sim de personagens. Sobre a forma como eles funcionam em grupo e sobre o que guardam dentro de si (menos Dênis, o mentiroso, que teve o direito ao seu ponto de vista negado, provavelmente porque aí já descobriríamos se realmente era mentira ou não).
Brincadeiras à parte, gostei
...more
Antonio Filipe
Nov 23, 2019 rated it it was amazing
O livro da Luísa me fez relembrar muito minha adolescência (visto que a história se passa pelos idos de 2008). Durante a leitura eu acabava por rememorar várias coisas que eu como jovem vivi. As dúvidas que tínhamos sobre nosso futuro, aquele turbilhão de emoções que não entendíamos. E vemos o quanto evoluímos em diálogos (não que isso tenha acabado, devem continuar sempre). E foi um livro que me fez rir (e muito!). Parabéns Luísa!
Gabrielle Malinski Nery
Eu gostei do livro, mas nenhum dos personagens foi cativante o suficiente pra mim. Então pra mim parece que tem alguma coisa *faltando*. E nem é um final, porque eu gosto de determinados finais abertos, só que não achei que nada nessa história faça muito sentido. Pra mim os personagens são mais importantes que o plot, e nesse livro nenhum dos dois chamou minha atenção o suficiente.
Luciana Amanda
Nov 25, 2019 rated it liked it
É um livro leve, daqueles que você lê rapidinho. Penso que a autora poderia se aprofundar mais nos personagens, já que são eles dividem a narrativa da história.
Fiquei com vontade de ler outros livros da autora, que não seja voltado para o público jovem.
« previous 1 3 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »

Readers also enjoyed

  • Escrito em algum lugar
  • A feiticeira de São Judas Tadeu dos Milagres
  • Conectadas
  • Serpentário
  • Controle
  • Querido Ex, (que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade)
  • Qualquer clichê de amor é amor
  • Uma Mulher no Escuro
  • Enterre seus mortos
  • Correio Nada Elegante
  • Amizades, Cacatuas e Outras Coisas Fora de Controle
  • Nova Jaguaruara
  • Redemoinho em dia quente
  • Todo mundo tem uma primeira vez
  • Reticências
  • Dodge
  • Cinco Júlias
  • The Head of the Saint
See similar books…