1,153 books
—
70 voters
Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Raparigas Como Nós” as Want to Read:
Raparigas Como Nós
by
Uma história de amor irresistível, que é também o retrato de uma geração que cresceu sem redes sociais. Pode uma paixão da adolescência marcar o resto da vida?
Festivais de Verão, tardes na praia, experiências-limite com drogas, traições e festas misturam-se com amores improváveis e velhas amizades. Um romance intemporal nos cenários de Lisboa, Cascais e Madrid, que mostra ...more
Festivais de Verão, tardes na praia, experiências-limite com drogas, traições e festas misturam-se com amores improváveis e velhas amizades. Um romance intemporal nos cenários de Lisboa, Cascais e Madrid, que mostra ...more
Get A Copy
Paperback, 424 pages
Published
June 4th 2019
by Editorial Planeta
Friend Reviews
To see what your friends thought of this book,
please sign up.
Reader Q&A
To ask other readers questions about
Raparigas Como Nós,
please sign up.
Be the first to ask a question about Raparigas Como Nós
Community Reviews
Showing 1-30
Start your review of Raparigas Como Nós
A leitura deste livro tem fases, para mim:
1ª fase - até perto da página 100 não estava a gostar, nem da escrita demasiado formal, pouco natural, que me fazia revirar os olhos porque as pessoas não falam assim, muito menos aos 17 anos (além de um ou dois termos que abomino, mas nem entremos por aí, que já são picuinhices minhas). Não estava a conseguir gostar das personagens, das situações, de uma parte da linguagem. Tinha as 100 páginas como marco para decidir se desistia do livro ou não. Ainda ...more
1ª fase - até perto da página 100 não estava a gostar, nem da escrita demasiado formal, pouco natural, que me fazia revirar os olhos porque as pessoas não falam assim, muito menos aos 17 anos (além de um ou dois termos que abomino, mas nem entremos por aí, que já são picuinhices minhas). Não estava a conseguir gostar das personagens, das situações, de uma parte da linguagem. Tinha as 100 páginas como marco para decidir se desistia do livro ou não. Ainda ...more
6,5 de 10*
Sinto-me um pouco contra a corrente no que toca a esta leitura... Depois de tanto ter ouvido falar sobre este “Raparigas Como Nós”, esperava gostar muito dele. Infelizmente tal não aconteceu, talvez porque o que aproxima os leitores deste livro seja o facto de se reverem em inúmeras situações, o que não aconteceu comigo. Não tive este tipo de adolescência, muito regada a álcool, drogas e descobertas sexuais (o tão famoso sexo, drogas e rock n’roll).
Comentário completo em:
https://abibl ...more
Sinto-me um pouco contra a corrente no que toca a esta leitura... Depois de tanto ter ouvido falar sobre este “Raparigas Como Nós”, esperava gostar muito dele. Infelizmente tal não aconteceu, talvez porque o que aproxima os leitores deste livro seja o facto de se reverem em inúmeras situações, o que não aconteceu comigo. Não tive este tipo de adolescência, muito regada a álcool, drogas e descobertas sexuais (o tão famoso sexo, drogas e rock n’roll).
Comentário completo em:
https://abibl ...more
Li-o em 2 dias porque não queria parar de o ler. O fim ia-se aproximando e eu queria tanto chegar ao final. E que final 😭
Tantos momentos que me vieram à memória, apesar de a minha adolescência ter sido mais "calminha". Mas é inevitável recordar os amigos, a escola, os professores, as saídas à noite, os namoricos, as paixões platónicas...
Até Madrid me trouxe à lembrança um curso de verão que fiz em julho de 2000 na Universidad Complutense.
Foi uma ótima viagem ao passado!
Tantos momentos que me vieram à memória, apesar de a minha adolescência ter sido mais "calminha". Mas é inevitável recordar os amigos, a escola, os professores, as saídas à noite, os namoricos, as paixões platónicas...
Até Madrid me trouxe à lembrança um curso de verão que fiz em julho de 2000 na Universidad Complutense.
Foi uma ótima viagem ao passado!
Há muito tempo que não lia um livro assim, um livro que me falasse tão perto do coração.
"Raparigas Como Nós" é muito mais do que uma história, é uma carta de amor a uma juventude que tive e a cada página poderia encontrar um pedaço de algo que já fez ou faz parte mim.
O nosso passado é como matéria viva quando colocada na situação perfeita, nem sempre lhe podemos fugir e por vezes até procuramos conforto nas memórias que nos deram personalidade.
A meio da leitura já não lia as palavras da Helena, ...more
"Raparigas Como Nós" é muito mais do que uma história, é uma carta de amor a uma juventude que tive e a cada página poderia encontrar um pedaço de algo que já fez ou faz parte mim.
O nosso passado é como matéria viva quando colocada na situação perfeita, nem sempre lhe podemos fugir e por vezes até procuramos conforto nas memórias que nos deram personalidade.
A meio da leitura já não lia as palavras da Helena, ...more
A minha opinião em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5-nbH...
...more
Este livro não me disse absolutamente nada.
Já estava à espera que a minha adolescência não tivesse nada a ver com a da personagem principal. Assim foi. Mas isso não me incomodou.
Achei a Isabel uma miúda pouco coerente, púdica e sem interesse. Clamava ser impopular quando na verdade não o era.
Houve demasiados acontecimentos na escola sem interesse e que duravam páginas e páginas, bem como diálogos e pensamentos intermináveis sem o mínimo interesse.
A escrita da autora talvez ainda seja muito elab ...more
Já estava à espera que a minha adolescência não tivesse nada a ver com a da personagem principal. Assim foi. Mas isso não me incomodou.
Achei a Isabel uma miúda pouco coerente, púdica e sem interesse. Clamava ser impopular quando na verdade não o era.
Houve demasiados acontecimentos na escola sem interesse e que duravam páginas e páginas, bem como diálogos e pensamentos intermináveis sem o mínimo interesse.
A escrita da autora talvez ainda seja muito elab ...more
"Há dois tipos de amor: aquele que serve de comparação e ao qual comparamos todas as pessoas que vamos conhecendo ao longo da vida (era o que eu fazia, comparava todas as paixonetas ao Simão) e um outro tipo de amor que tive - e tenho - com o Afonso: aquele que acaba com todas as comparações porque tudo o que vivemos até então deixa de ter relevância."
Devo começar por referir que não costumo ler YA, e que, como alguns de vocês já devem ter reparado, ando a dedicar os últimos anos à l ...more
Acabei e não sei o que dizer, está difícil meter a cabeça e as emoções em ordem depois de um livro assim.
Foi uma viagem, uma viagem pela vida da Isabel, mas acima de tudo uma viagem a minha adolescência, uma viagem às primeiras paixões... foi um turbilhão de emoções!
Impossível não ficar com um carinho especial por algumas personagens, a Isabel, o Simão, o Afonso, a Alice e o Zeca, e até a Marisa e a Lolla.
Adorei todas as referências de livros e músicas e lugares, ver o crescimento das personage ...more
Foi uma viagem, uma viagem pela vida da Isabel, mas acima de tudo uma viagem a minha adolescência, uma viagem às primeiras paixões... foi um turbilhão de emoções!
Impossível não ficar com um carinho especial por algumas personagens, a Isabel, o Simão, o Afonso, a Alice e o Zeca, e até a Marisa e a Lolla.
Adorei todas as referências de livros e músicas e lugares, ver o crescimento das personage ...more
São 02:30 do dia 19 de Junho. Não consegui largar este livro. Terminei-o com o coração apertadinho e com as lágrimas nos olhos. ❤️ Opinião completa: https://youtu.be/FfLTDqtnSLU!
...more
Imagino que muitas das pessoas que lerem este livro se vão sentir como eu assim que o acabarem de ler: como vou descrever sobre algo que me impactou tanto e me fez desencadear tamanho turbilhão de emoções? Como explicar por palavras a obrigatoriedade de lê-lo às diferentes camadas sociais e às diferentes faixas etárias?
A Helena surpreendeu-me! Bastante! É o primeiro livro que leio dela, e queria fazê-lo sem ter referências, sem expectativas. E para meu jubilo pessoal consegui ler de forma crua ...more
A Helena surpreendeu-me! Bastante! É o primeiro livro que leio dela, e queria fazê-lo sem ter referências, sem expectativas. E para meu jubilo pessoal consegui ler de forma crua ...more
Um livro incrível e que toda a gente devia ler!!!
Um livro que me fez rir, chorar e relembrar tão tão bem a minha adolescência. É impossível não nos identificarmos com alguma personagem e identificar os que estão à nossa volta com as outras!
Um livro que está maravilhosamente bem escrito e que nos deixa agarrados a ele desde o primeiro momento! Juro que estava a ler e sentia que estava a ler sobre a minha vida e dos meus amigos, a reviver momentos de que já nem me lembrava!
Este livro tornou-se fac ...more
Um livro que me fez rir, chorar e relembrar tão tão bem a minha adolescência. É impossível não nos identificarmos com alguma personagem e identificar os que estão à nossa volta com as outras!
Um livro que está maravilhosamente bem escrito e que nos deixa agarrados a ele desde o primeiro momento! Juro que estava a ler e sentia que estava a ler sobre a minha vida e dos meus amigos, a reviver momentos de que já nem me lembrava!
Este livro tornou-se fac ...more
Foi o meu primeiro livro da autora e realmente estou super surpreendida. Um livro que me fez ir atrás no tempo e me fez lembrar tantas coisas da minha juventude. Adorei as referências as músicas, bandas, locais que tão bem conheço, enfim gostei de tudo e identifiquei-me tanto com a personagem principal, é tão eu. Recomendo mesmo.
Uma leitura tão boa, fez-me relembrar a minha adolescência, os amores e os desamores. Para além de que adorei as referências musicais e a referência a minha cantora preferida, Alanis Morissette. E quero que a minha filha adolescente leia o livro para comentarmos as duas em vídeo. Será interessante ver as diferenças de uma adolescência com redes sociais e outra não.
Quero dar os parabéns à Helena por ter escrito um livro tão bom para adultos e para adolescentes. Fazia falta no panorama literário ...more
Quero dar os parabéns à Helena por ter escrito um livro tão bom para adultos e para adolescentes. Fazia falta no panorama literário ...more
É um 4,5 muito grande e arredondado para as 5.
Provavelmente o melhor livro YA escrito em Português. A autora escreve mesmo muito bem, está no mesmo patamar de tantas autoras YA lá de fora. A capa é maravilhosa.
Mesmo sendo um livro grande (normalmente os livros deste género andam pelas 300 páginas) não achei que houvesse palha, a escrita é muito fluída. Li o livro em 2 dias. Revi-me totalmente na protagonista, eu também era bastante inocente e ingénua aos 14 anos. Hoje em dia é que já são todas ...more
Provavelmente o melhor livro YA escrito em Português. A autora escreve mesmo muito bem, está no mesmo patamar de tantas autoras YA lá de fora. A capa é maravilhosa.
Mesmo sendo um livro grande (normalmente os livros deste género andam pelas 300 páginas) não achei que houvesse palha, a escrita é muito fluída. Li o livro em 2 dias. Revi-me totalmente na protagonista, eu também era bastante inocente e ingénua aos 14 anos. Hoje em dia é que já são todas ...more
Confesso que estive indecisa na pontuação que deveria dar a este livro. Ficaria nas 3,5 estrelas talvez. Se por um lado gostei de ler algo que até poderia ter tido com a minha adolescência (mas por acaso até nem teve...) achei que o patinho feio, na vida real, nunca fica com a sua paixão. E que tipo de pai deixam os filhos adolescentes de 16/17 anos, dormirem em casa dos namorados, assim com tanta facilidade? Ok, é um livro mas achei que tinha uma visão cor de rosa demais e que o livro é um pouc
...more
Opinião em vídeo: https://youtu.be/RuQEIQyNiok
...more
Fico sempre um bocadinho "chateada" quando percebo que a minha opinião não se enquadra com a da maioria - não na vida em geral (aí, estou-me a borrifar) mas nos livros o caso é diferente. Quando uma massa grande de pessoas diz uma coisa e uma ou outra ovelhas ronhosas entendem dizer o contrário, a probabilidade é que sejam as ovelhinhas que estão erradas.
Neste caso, a esmagadora maioria das reviews que li era positivas - muito positivas. Já me haviam falado do livro, vi-o à venda, gostei muito ...more
Neste caso, a esmagadora maioria das reviews que li era positivas - muito positivas. Já me haviam falado do livro, vi-o à venda, gostei muito ...more
Raparigas como Nós é uma viagem ao final dos anos 90, à adolescência de Isabel e Simão, jovens a frequentar o 9.º ano, mas que muito bem podíamos ser nós, miúdos nascidos nos finais dos anos 70, inícios de 80.
O tempo não mudou assim tanto, porque me identifiquei com quase tudo o que li. Fui adolescente em meados de 90, pelo que em 99, altura em que se passa parte da história, já estava na faculdade, mas revi-me tanto com a história destas personagens!
Confesso que a minha vida e a das minhas am ...more
O tempo não mudou assim tanto, porque me identifiquei com quase tudo o que li. Fui adolescente em meados de 90, pelo que em 99, altura em que se passa parte da história, já estava na faculdade, mas revi-me tanto com a história destas personagens!
Confesso que a minha vida e a das minhas am ...more
Uma viagem pelo mundo das nossas memorias de adolescência.
Todos conhecemos a Isabel, a Alice, O Simão, o Afonso, o Zeca e até a infame Marisa das argolas. Só que conhecemos na nossa cidade - no meu caso pequena- com outros nomes e outras histórias de vida. Mas as mesmas personalidades e acontecimentos.
Um livro leve com mensagens muito positivas e empoderadoras, em que o facto de estarmos a ler um Young Adult não é sinónimo de um livro vazio e fofinho. Sim, tem momentos fofinhos e momentos em qu ...more
Todos conhecemos a Isabel, a Alice, O Simão, o Afonso, o Zeca e até a infame Marisa das argolas. Só que conhecemos na nossa cidade - no meu caso pequena- com outros nomes e outras histórias de vida. Mas as mesmas personalidades e acontecimentos.
Um livro leve com mensagens muito positivas e empoderadoras, em que o facto de estarmos a ler um Young Adult não é sinónimo de um livro vazio e fofinho. Sim, tem momentos fofinhos e momentos em qu ...more
Mergulhei nesta leitura com grande expectativa e fiquei desapontada.
Não é bem o meu género de livros, esperava mais algo nas linhas de "A lua de Joana", mas este livro assemelha-se mais a Margarida Rebelo Pinto.
A determinada altura das nossas vidas os triângulos amorosos deixam de ter piada, assim como os clichés - da menina feia e que gosta de ler, sem popularidade na escola mas que mesmo assim consegue que dois tipos jeitosos a amem completamente "tal como ela é e que tenham esperado toda a v ...more
Não é bem o meu género de livros, esperava mais algo nas linhas de "A lua de Joana", mas este livro assemelha-se mais a Margarida Rebelo Pinto.
A determinada altura das nossas vidas os triângulos amorosos deixam de ter piada, assim como os clichés - da menina feia e que gosta de ler, sem popularidade na escola mas que mesmo assim consegue que dois tipos jeitosos a amem completamente "tal como ela é e que tenham esperado toda a v ...more
Mais uma leitura terminada desta vez um YA , um livro que fez-me relembrar alguns aspectos da minha adolescência e me fez muitas vezes sorrir ao relembrar um tempo de ingenuidade, de acreditar que podemos tudo e somos os maiores.
Não esquecendo claro os namoricos e as paixonetas platonicas que encontramos nos rapazes mais absurdos .😂😂😂.
A personagem principal deste livro é a Isabel, e vai relatar-nos a sua adolescência entre 14-17 anos vamos conhecer o Simão, o Afonso ,a Alice(a sua melhor amiga) ...more
Não esquecendo claro os namoricos e as paixonetas platonicas que encontramos nos rapazes mais absurdos .😂😂😂.
A personagem principal deste livro é a Isabel, e vai relatar-nos a sua adolescência entre 14-17 anos vamos conhecer o Simão, o Afonso ,a Alice(a sua melhor amiga) ...more
Tive que deixar passar algumas horas depois de ter terminado este livro para conseguir pôr as emoções de lado e escrever com pés e cabeça. Já tive a oportunidade de dizer à autora a minha opinião e confesso que isto de ter nascido nos inícios dos anos 80 é muito diferente dos que nasceram nos fins dos 90! Como é possível num espaço de tão poucos anos as gerações serem tão díspares!
Não me revi em nenhuma das personagens, como muitas pessoas, nunca fui uma Isabel ou uma Marisa, mas tive um Simão ...more
Não me revi em nenhuma das personagens, como muitas pessoas, nunca fui uma Isabel ou uma Marisa, mas tive um Simão ...more
Opinião no canal
https://www.youtube.com/watch?v=EDSlj... ...more
https://www.youtube.com/watch?v=EDSlj... ...more
Já tinha este livro desde o verão passado, quando saiu, mas não tinha tido oportunidade de o ler na altura, e sentia mesmo que precisava de ler este livro num período mais veranil. Calhou no meu primeiro dia de praia, e que leitura tão prazerosa!! Identifiquei-me imenso com várias situações e pensamentos da personagem. Um verdadeiro Blast from the Past em várias ocasiões!
Ainda assim enervou-me um bocadinho a constante comparação entre a Isabel de 18 anos e o tempo em que "éramos mais novas" quan ...more
Ainda assim enervou-me um bocadinho a constante comparação entre a Isabel de 18 anos e o tempo em que "éramos mais novas" quan ...more
Nota prévia: eu sigo a Helena no Instagram, gosto imenso do conteúdo que ela produz e fui ficando mais e mais curiosa com o livro que ela ia lançar. Assim que soube que era um YA quis muito não gostar do livro. Não me entendam mal: YA não é de todo o meu género literário preferido. E achei que ia ser mais uma xaropada teen, sem profundidade nenhuma, só para perder tempo e encher chouriços. Achei que podia ser mais um daqueles livros manhosos, que tanto se editam por cá, que são básicos e ocos e
...more
Acabei "Rapariga como Nós" lavada em lágrimas. Ainda nem consigo muito bem processar o final, a escrita cativante e urgente da Helena. Absolutamente urgente, sim. Ela fala sobre os assuntos certos, toca nas feridas que merecem ser identificadas, abordadas, saradas, tudo isto sem nunca perder o romance, a leveza e a magia dos livros young adult. É a reunião de todas as coisas boas que aprecio no género, com uma individualidade única, típica da forma bonita como ela nos tem vindo a conquistar ao l
...more
Desde que o livro foi publicado que tinha muito curiosidade em ler o livro mas, também, algum receio já que não sou das maiores apreciadoras de romance romântico. No entanto, foram inúmeras as opiniões positivas, e algumas bem próximas de mim.
Conhecemos Isabel, que no Verão de 2004 de 17 anos e conhece Afonso, pelo qual se apaixona. Vamos depois conhecer também a Isabel de 14 anos e a sua história com Simão.
Sempre vi vários comentários que diziam que se tinham identificado imenso com Isabel e qu ...more
Conhecemos Isabel, que no Verão de 2004 de 17 anos e conhece Afonso, pelo qual se apaixona. Vamos depois conhecer também a Isabel de 14 anos e a sua história com Simão.
Sempre vi vários comentários que diziam que se tinham identificado imenso com Isabel e qu ...more
| topics | posts | views | last activity | |
|---|---|---|---|---|
| Imperdível | 1 | 12 | Jun 20, 2019 01:35PM |
Helena Magalhães nasceu em 1985 em Lisboa e tem-se dedicado ao jornalismo e à escrita. Começou pela imprensa feminina, passou para o digital e encontrou o seu lugar na literatura. Em 2017 lançou o seu primeiro livro, Diz-lhe Que Não, uma sátira às relações modernas que se tornou um fenómeno nas redes sociais. O seu objetivo de vida? Colocar a geração digital a ler mais. Criou um Book Gang no Insta
...more
Related Articles
Some people love books. Some people fall in love. And some people fall in love with books about falling in love. Every month our team sort...
8 likes · 1 comments
No trivia or quizzes yet. Add some now »
“Porque Lisboa está cheia de bares a abarrotar de miúdas bonitas que, num piscar de olhos, se colocariam de gatas a ronronar nas suas pernas. Mas ele viu-me a mim.”
—
0 likes
More quotes…
















