Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Redemoinho em dia quente” as Want to Read:
Redemoinho em dia quente
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Redemoinho em dia quente

by
4.35  ·  Rating details ·  222 ratings  ·  42 reviews
Uma das principais vozes da literatura contemporânea, Jarid Arraes traz um livro de contos sobre mulheres brasileiras que não se encaixam em padrões e desafiam expectativas.

Escritora conhecida por seus cordéis, Jarid Arraes estreia no gênero dos contos em Redemoinho em Dia Quente. Focando nas mulheres da região do Cariri, no Ceará, os contos de Jarid desafiam classifica
...more
Paperback, 128 pages
Published June 2019 by Alfaguara
More Details... Edit Details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Redemoinho em dia quente, please sign up.

Be the first to ask a question about Redemoinho em dia quente

Community Reviews

Showing 1-30
Average rating 4.35  · 
Rating details
 ·  222 ratings  ·  42 reviews


More filters
 | 
Sort order
Start your review of Redemoinho em dia quente
Tiago Germano
Sep 15, 2019 rated it liked it
Vozes que se erguem da terra

"Redemoinho em dia quente" é o título do primeiro livro de contos da escritora Jarid Arraes. É também uma imagem tomada de empréstimo da narrativa que encerra a coletânea, "Olhos de Cacimba" ("Apareceu como um redemoinho em dia quente, levantando a terra toda"), e uma ótima forma de apresentar a já profusa obra da jovem autora, que conta com mais 70 títulos publicados em literatura de cordel, além de um romance e um livro de poemas.

Fazer erguerem-se do chão as vozes q
...more
Eric Novello
Deixar esse trecho, que achei bastante especial:"Senti muita paz e escutei a beleza que o fogo me contava. Senti arrependimento porque não ouvi antes o seu chamado. Pedi perdão à fogueira porque não tinha vindo nos outros anos. É que eu estava confusa, é que eu precisava estar só, é que as pessoas são difíceis, é que nem sempre quero estar. Eu senti que o fogo me compreendia. Se alguém na vida me compreendia, esse alguém era o fogo".
Luara França
ESSE LIVRO É MUITO MARAVILHOSO
Alfredo (Fred)
Jul 20, 2020 rated it really liked it
Esse livro reúne contos sobre mulheres da região do Cariri, Ceará. São histórias de mulheres comuns, que andam de moto, vão à igreja, têm problemas, doenças... Todos os contos são marcados pela beleza dessa região que se expressa nos cenários, falas e personagens.

Minhas histórias favoritas foram "Sacola", "Voz", "Gesso" e "Santa com a base marcada".

Incrível!
Dani Gussosh
Jun 21, 2019 rated it it was amazing
Primeira coisa que fiz quando recebi o livro foi devorá-lo. Tenho muito respeito pela autora, tenho todos os seus livros, e fiquei muito ávida para conhecer sua escrita em um gênero novo. Foi um encantamento, uma jornada por histórias de dor, de questões mergulháveis, amorosas, profundas. Me senti realmente dentro de cada história e não consegui largar o livro até que o terminasse. É uma leitura muito, muito fluida. Jarid muda de estilo narrativo, muda de ideia, muda de jeito... é muito gostoso. ...more
Pedro Moreira
Jun 19, 2020 rated it it was amazing
É impressionante a capacidade da autora de criar múltiplos universos em 4, 5 páginas. Ou até mesmo uma única página. Com certeza esse livro merece todos os prêmios que venceu e muito mais.
Jarid retrata a vida de várias mulheres do sertão no Cariri, e a escrita com sotaque deixa tudo verossímil e muito mais gostoso de ler. Todas as histórias são tão interessantes, tão únicas e criativas, e ao mesmo tempo parecem tão reais, parece que você conhece todas aquelas mulheres a partir de Arraes, seja no
...more
Gaby Marques
Jun 25, 2019 rated it it was amazing
Shelves: 2019, netgalley
"Hoje percebo que se apegar ao seu eu destruído é mais comum do que os outros pensam. A maioria das pessoas, quando consegue desenvolver alguma empatia pelos loucos, imagina que mentes doentes desejam a cura absoluta, a felicidade, os sorrisos aos domingos e a vida comum de quem constrói uma sociedade produtiva. Pois o verdadeiro desafio em aceitar amar os loucos está em enxergá-los amantes da vontade de ver tudo pegar fogo.
E eu sempre fui incendiária" .

Que livro, meus amigos! "Redemoinho em D
...more
Sofia Meirelles
Nov 01, 2020 rated it really liked it
Me identifiquei em muitos contos do livro, em especial sobre famílias. A autora fala de temas que são bastante comuns nas nossas vidas: animais de estimação, avós, religião, relacionamentos (por vezes, abusivos), amizades, amar quando criança, etc. Tudo isso de forma bastante leve e, ao mesmo tempo, rebuscada. A leitura é bastante fluída, contos curtos e variados, gostei de ler.

Meu conto favorito foi Got a flamin’ heart, can’t get my fill, e algumas frases preferidas:
- "Mas a realidade é um test
...more
Raul Frota
Oct 25, 2020 rated it it was amazing
Eu tinha esquecido de como é bom ler um livro que se passa na sua região. Quão dentro da história você consegue entrar. Eu me vi presente na atmosfera de muitas passagens desse livro espetacular. Obrigado por isso Jarid Arraes! Obrigado por todas as histórias, e por toda a sensibilidade. Foi certeiro!
Dandara Fonseca
Jul 03, 2019 rated it it was amazing
Lindíssimo livro sobre a intimidade e a vida pública das mulheres que se revoltam, nas grandes e pequenas coisas, sobre as mulheres que encontram suas próprias formas de narrar vidas. Sobre encontros improváveis. Personagens idosas lésbicas, personagens bissexuais (uma das minhas favoritas, aliás, num conto lindo). Também me senti muito tocada por um dos contos que tem uma personagen transexual e que é de uma delicadeza, ao mesmo tempo de uma desilusão.
Acho que a autora fez um trabalho tremendo
...more
Uva Costriuba
Jun 24, 2020 rated it it was amazing
gostei muito desse livro.
as crianças e as idosas me pareceram particularmente próximas da minha realidade. elas fisgaram memórias muito queridas, me fizeram rir, marejaram meus olhos.

da região do Cariri no estado do Ceará para o bairro do Jaguaré na cidade São Paulo tem muita coisa que bate. o brasil da periferia urbana bate mesmo.

acho que é um livro de contos que tem algumas histórias tão polidas que brilham na leitura. tem algumas histórias que mostram os exercícios da autora testando a mão em
...more
Giuliana Gramani
Aug 27, 2020 rated it it was amazing
Apenas sensacional! Essa coletânea de contos me prendeu desde o primeiro instante e me envolveu em histórias fascinantes (mesmo que por vezes tristes ou chocantes) de mulheres cearenses. Os ecos da experiência da autora com literatura de cordel estão bastante presentes, tornando a prosa cadenciada e cheia de uma melodia apaixonante. Em alguns momentos é possível escutar o sotaque enquanto lemos, uma delícia. É realmente um redemoinho no qual entramos de cabeça. Sem dúvida um dos melhores livros ...more
Carolina
Oct 20, 2019 rated it it was amazing
Escrita encantadora, cheia de significados. Contos curtos e intensos. Jarid Arraes é uma jovem escritora que merece cada vez mais atenção. Recomendo muito a leitura!
Aline Correia
Feb 17, 2020 rated it really liked it
Gostei muito da maioria dos contos.
Karin de Oliveira
Oct 09, 2019 rated it really liked it
Redemoinho em dia quente é o meu tipo de livro. Eu já cansei de falar aqui e também no canal o quanto amo livros que falam sobre histórias de pessoas. E se tem um tipo de livro que mais me agrada e mais se encaixa nesse quesito para mim são os livros de contos. E exatamente esse o livro que a Jarid Arraes lançou esse ano.
Eu estou numa pegada de ler mulheres esse ano. Não só ler mulheres, mas ler mulheres brasileiras. Mulheres que escrevem sobre nossa história, mas não no sentido histórico. Eu fa
...more
Poliana Heidemann
Jul 06, 2019 rated it it was amazing
Lindo, muito diferente do que você espera de contos "regionalistas". Entrei na leitura com a expectativa de não encontrar, como a própria autora disse em entrevistas, nada de "chão rachado e crânio de vaca", mas o que encontrei foi uma riqueza de imagens, cenários, de personagens que não são definidas pelo lugar onde nasceram e mora, ou por suas religiões, ou por suas sexualidades, ou até mesmo por seus problemas e pelas violências que sofrem. Foi também a primeira vez que li uma personagem biss ...more
Vanessa Leite
Apr 01, 2020 rated it really liked it  ·  review of another edition
Eu amei ler literatura de cordel e em contos! A autora leva muito jeito para isso.
Nem todos os contos foram excelentes mas tem alguns maravilhosos!
Victória Vieira
Jul 18, 2020 rated it it was amazing
Essa obra extremamente poética me tocou de um jeito que há muito nenhum livro me tocava. Foram me arrancados risos e lágrimas e me senti de volta à terra sagrada de Juazeiro do Norte. Isso tudo ganha um toque ainda mais especial por ser um livro contemporâneo escrito por uma mulher negra do sertão caririense. A escrita de Jarid Arraes me inspira e emociona, o meu desejo é que todos tenham a oportunidade de ler essa coletânea de contos tão extraordinária.
Emily
Aug 01, 2020 added it
Shelves: afb
Meus contos favoritos foram os da segunda parte, "Santa com a base marcada", "Fatos dos gatos" e o último, "Olhos de cacimba".
Daniela
Sep 06, 2020 rated it really liked it
Gostei de muitos, mas " Cachorro de quintal" deu nome, linguagem, para uma coisa tão familiar e ainda não nomeada/percebida por mim. Adoro quando a literatura faz isso. Jarrid é ótima em colocar em palavras esse popular familiar que é difícil de dar forma.
m. rosa
Oct 03, 2020 rated it really liked it
a prova de uma boa autora é que ela te faz se importar muito com personagens que tu conhece em pouquíssimas páginas (alguns contos aqui são apenas uma ou duas páginas)
Iara
Nov 05, 2019 rated it it was amazing
Uma joia este livro. Como todo livro de contos, tem sempre aquele que te prende mais, mas todas as histórias me cativaram de alguma forma. Certeza que voltarei a elas outras vezes.
Renata Castro
Jun 18, 2020 rated it it was amazing
O jeito que Jarid Arraes escreve é diferente!rs Diretamente do Cariri, ela apresenta neste livro contos muito bem contados, envolventes, com palavras muito bem escolhidas.
Mario Soares
Sep 13, 2019 rated it really liked it
"Mas amo o que é próprio, sujeito adjetivado, escrito com todas as vírgulas possíveis que, para ser lido, te pede fôlego puxado."
Anita Tessalon
Sep 11, 2019 rated it it was amazing
Redemoinho em dia quente tem uma beleza sem par, é certamente algo novo na literatura brasileira, algo que ninguém escreveu antes, com uma voz que nunca antes foi utilizada. O fato do livre ter, como a autora diz, "sotaque", é deslumbrante.
Sarah
May 02, 2020 rated it really liked it
Por meio dos contos, Jarid nos apresenta diversas personagens (protagonistas mulheres) de várias cores, idades, crenças e sexualidades. Uma literatura brasileira contemporânea sobre o cotidiano cearense, o que achei incrível, mostrando práticas e custumes muito parecidos com o nosso - paraense, talvez provinciano.

Apesar de ser potente, não me arrebatou tanto quanto os contos de Conceição Evaristo e Geovani Martins. Mas estou ansiosa para ler mais da autora ♡
Clarice Scotti
Sep 20, 2019 rated it it was amazing
já conhecia a escrita da jarid dos seus ótimos cordéis das heroínas negras brasileiras, e com esse redemoinho ela se confirma como um dos grandes talentos atuais da nossa literatura. seus contos, ambientados no cariri, no ceará, sempre são centrados em mulheres as mais diversas - jovens, velhas, trabalhadoras, oprimidas, modernas, religiosas, transgressoras, submissas... únicas, ainda que a identidade cearense esteja sempre presente. com poesia, humor e algum toque de fantasia, jarid apresenta u ...more
Tailany Costa
Jan 27, 2020 rated it it was amazing
Maravilhoso o livro, contos magistrais com personagens muito gente como a gente. Vou reler esse livro sempre, pois é uma leitura dessas que deixa saudade.
Ananda Camila
Jun 07, 2020 rated it it was amazing
Livro incrível:)
Monique Malcher
Jun 02, 2020 rated it it was amazing
Esse livro me faz acreditar que histórias realmente importantes e sem esteriótipos estão sendo contadas. Jarid nos faz rir, chorar, refletir... tudo com uma única obra. Sinto como se ela nos pegasse pela mão e nos convidasse para uma viagem por um lugar que as pessoas precisam conhecer. Afinal, o Brasil pouco conhece o Brasil. É com toda certeza uma das mais importantes vozes contemporâneas.
« previous 1 3 4 5 6 7 8 next »
topics  posts  views  last activity   
20 Cupons 20% OFF 1 1 Oct 29, 2019 04:41AM  
Clube Afroliterário: Parte 1: Sacola de Candeias 2 12 Oct 16, 2019 03:59PM  
Clube Afroliterário: Geral: Sobre Redemoinho em dia quente 1 10 Oct 02, 2019 11:25AM  
Clube Afroliterário: Parte 2: Espada no coração 1 10 Oct 02, 2019 11:23AM  
Parte 2: Espada no coração 1 1 Oct 02, 2019 11:20AM  

Readers also enjoyed

  • Se Deus Me Chamar Não Vou
  • Torto Arado
  • O amanhã não está à venda
  • Olhos d'água
  • Ideias para Adiar o Fim do Mundo
  • Amora: Stories
  • Enterre seus mortos
  • Pequeno Manual Antirracista
  • O Peso do Pássaro Morto
  • The Third Life Of Grange Copeland
  • A Vida Invisível de Eurídice Gusmão
  • Second Class Citizen
  • Amoras
  • Quem Tem Medo do Feminismo Negro?
  • La furia
  • Quando Acaba o Século XX (Breve Companhia)
  • Child of the Dark: The Diary of Carolina Maria de Jesus
  • All Our Yesterdays
See similar books…
117 followers
Nascida em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (CE), em 12 de Fevereiro de 1991, Jarid Arraes é escritora, cordelista, poeta e autora do premiado “Redemoinho em dia quente", vencedor do APCA de Literatura na Categoria Contos, e dos livros “Um buraco com meu nome", “As Lendas de Dandara” e “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis". Atualmente vive em São Paulo (SP), onde criou o Clube da Escri ...more

Related Articles

Diverse voices and sparkling debuts dominate today's contemporary short story collections. For this roundup, we took a look at the...
89 likes · 9 comments