Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “A Mulher que Correu Atrás do Vento” as Want to Read:
A Mulher que Correu Atrás do Vento
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

A Mulher que Correu Atrás do Vento

by
4.31  ·  Rating details ·  162 ratings  ·  31 reviews
1892, Baviera. Lisbeth Lorentz, uma professora de piano, apaixona-se por um aluno de 13 anos que sofre de autismo. Ao descobrir que ele é um prodígio, instiga-o a compor um concerto durante as aulas e, um dia, sem explicação, fá-lo desaparecer.

1991, Lisboa. Beatriz, uma estudante universitária —que sonha com o toque das mãos da mãe falecida —envolve-se com o autor d’A
...more
Paperback, 504 pages
Published March 2019 by Companhia das Letras
More Details... Edit Details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about A Mulher que Correu Atrás do Vento, please sign up.

Be the first to ask a question about A Mulher que Correu Atrás do Vento

Community Reviews

Showing 1-30
Average rating 4.31  · 
Rating details
 ·  162 ratings  ·  31 reviews


More filters
 | 
Sort order
Start your review of A Mulher que Correu Atrás do Vento
André Nuno
Mar 31, 2019 rated it it was amazing
Shelves: 2019
Mais uma obra extraordinária.
Os livros de João Tordo são magistralmente escritos. Este não é excepção. Várias mulheres, várias histórias, uma melancolia, um transversal sofrimento. Todo ele diferente. Todo ele, afinal, tão igual.
A páginas tantas escreve-se que "a dor aproxima-nos de uma maneira que a alegria não é capaz de fazer".
É na reflexão, na luta pela incorporação e aceitação da dor que exsuda das palavras de Tordo que me encontro e me purgo de mim mesmo. Que me choro, que me rasgo mas me
...more
João Barradas
May 13, 2019 rated it it was amazing
A vida é concebida por muitos aprendizes do lirismo bucólico como uma estrada unidirecional – todo o caminho percorrido governando ao passado imutável, todo aquele por vir nas mãos de um futuro incerto; interessando apenas aquele pedaço de terra que assenta sobre uns pés trémulos. No entanto, o espaço cósmico concedido a cada um não permitiu ao Arquitecto Universal garantir a construção de uma ídilica recta. De facto, esta estrada constrói-se a partir de um emaranhado de curvas e contracurvas, ...more
Ana
Nov 22, 2019 rated it really liked it
Shelves: 2019, lusiteratura
João Tordo é um dos autores portugueses contemporâneos que mais gosto de ler, embora, às vezes, me traga uma ou outra desilusão.
Esta obra, lida aos tropeções, trouxe-me, de novo, aquilo que procuro nas suas obras - melancolia, dores, sofrimento e uma escrita simples, acessível e ao mesmo tempo profunda.
Gostei imenso de acompanhar estas mulheres e achei o último capítulo muito interessante, embora tivesse torcido o nariz a uma referência que lá se faz e que, na minha opinião, é desnecessária.

...more
Lúcia Fonseca
Apr 20, 2019 rated it it was amazing
Ganhei o hábito de escrever a minha opinião poucos minutos depois de terminar a leitura. Desta vez tive que respirar fundo e até pensei dar uns dias. Mas finalmente decidi que estava na altura. Começam logo aqui os meus sentimentos ambíguos com esta obra.
Antes de mais dizer que a escrita de João Tordo, na minha opinião, não é para toda a gente e nem é apta a quem esteja a passar por uma fase depressiva (o meu caso). Levei quase um mês para conseguir ler e digerir.
São 456 páginas onde o
...more
Paula Fialho Silva
Apr 03, 2019 rated it it was amazing
"As coisas começam num lugar distante no tempo e na geografia e, depois, parecem repetir-se infindavelmente, tal qual um relógio cujos ponteiros atravessam a mesma hora todos os dias. Assim é a vida humana: a repetição dos mesmos erros, dos mesmos atalhos, das mesmas esperanças."
Dora Santos Marques
Mar 29, 2019 rated it it was amazing
A minha opinião em vídeo: https://youtu.be/E9WP5T203Jg
Daniela S.
Jun 12, 2019 rated it it was amazing
4.5 ...more
Rafaela
Apr 21, 2019 rated it it was amazing
Primeiro de todos os livros do Tordo... Adorei a escrita, só me apeteceu riscar e apontar todas as frases. E que história, que desfecho!
Livrólicos
May 08, 2019 rated it it was amazing
Terminei ontem e deixo por aqui o que escrevi no meu Instagram.

Opinião:
5
Que livro fantástico!!
Estou-me a perguntar: Como é que alguém escreve um livro assim? Como é que este homem me escreve isto?
É um livro complicado de ler porque é duma densidade. Pelos livros que li do João - li os quatro anteriores mais outros dois mais antigos -, parece que ele andou a preparar os leitores para uma obra destas.
É sobre quatro mulheres que “andam a pairar”, mas está escrito duma forma soberba.
É que eu
...more
Geraldina Nunes
Jul 03, 2019 rated it it was amazing
Esplêndido!
Cat
Apr 08, 2019 rated it really liked it
Dentro do grande oceano do universo dos livros existe um tipo especial de livros: aqueles que, uma vez terminada a leitura, levanta mais questões do que oferece respostas. Dentro deste grupo de livros, existem ainda aqueles que nos deixam de tal forma entusiasmados que, após a leitura, é divertido fazer perguntas e especular sobre o que foi escrito e, sobretudo, o que não foi escrito; depois existem outros que nos provocam alguma confusão, e é daí que surgem as perguntas.

Para mim, este último
...more
Jorge
Jun 02, 2019 rated it it was amazing
Mais uma vez, João Tordo consegue criar uma narrativa complexa, interessante. Com um laivo de alerta social - talvez mais concreto neste seu livro que nos restantes - e uma história, que é uma pintura, leva-nos à exploração das vidas de 4 mulheres. Livro após livro, o João continua a desassossegar-me, a surpreender-me. Uma obra prima.
Manuela
Apr 16, 2019 rated it it was amazing
Um livro dentro de outro livro, num mundo da escrita, do teatro, da música, com histórias de personagens que se cruzam com esse denominador comum do amor, da perda, da dor, de sermos passado e presente, da cura, da culpa, do abandono e do conhecimento do fracasso.
Um livro físico, sensorial, onde não se repelem desejos ou instintos, um livro que é purga e de sermos humanos ou humanidade, de como seguimos tantas vezes o vento, aquilo que nos dizem, o que filtramos como querendo que seja a nossa
...more
Fátima Linhares
Nov 19, 2019 rated it it was amazing
"Então pensa que ainda estás viva, sugeriu ele, e que os vivos, ao menos, sabem que irão morrer, enquanto os mortos não sabem mais nada, caíram no esquecimento, já não participam deste mundo nem de tudo o que acontece debaixo do sol. E hoje está sol, rematou Frederico; aproveita-o, porque estás viva." página 373

"As coisas começam num lugar distante no tempo e na geografia e, depois, parecem repetir-se infindavelmente, tal qual um relógio cujos ponteiros atravessam a mesma hora todos os dias.
...more
Helena
Jun 20, 2019 rated it it was amazing
Oh meu deus. Que livro.

Tive o coração à beira da boca durante toda a leitura, é uma narrativa penosa. Todas as diferentes vozes tocam-nos, fazem-nos pensar.

Este livro conta a história de 4 mulheres: Lisbeth, Graça, Lia e Beatriz. Todas as histórias são avassaladoras e falam de temas desde o amor, morte, amizade, solidão, entre outros.

"(...) aquilo que imaginamos é tão verdadeiro como a realidade, porque tem o poder de nos salvar, de redimir uma vida tantas vezes brutal, sempre efémera,
...more
Rita Domingos
Jun 21, 2019 rated it it was amazing
Shelves: favoritos
Fantástico! Maravilhosa leitura!
Vanessa Mendes Marchante
May 17, 2019 rated it it was amazing
A cada livro escrito, a evolução e crescimento de Tordo enquanto escritor, são extraordinários.

A mulher que corre atrás do vento é simplesmente sublime. Imperdível.
Ana Isabel Lage Ferreira
Jul 09, 2019 rated it really liked it
Shelves: 2019
João Tordo is only a year younger than me. There, it's said!
Reading his book was like listening to my teenage daughters's music. It's pop, just I used to listen when I was their age, but only from the 21st century. And they explain it marvelously - nowadays the pop songs not only have rhythm, they have different rhythms within.
30 years ago when João Tordo and myself were teenagers, we would listen to a pop song and expect a structure, a repetition, a high, a low, a closure. A satisfying
...more
Vera Sopa
Aug 11, 2019 rated it really liked it
Não é um livro que nos conquiste de imediato. A escrita requintada não é fluída, dada a complexidade das personagens femininas que se procura compreender. A Lia encantou-me com a sua força dissimulada de fraqueza e fiquei agarrada. Lisbeth, uma mulher desfasada do seu tempo, depois do desconforto inicial também me seduziu. Beatriz foi a que menos me convenceu. A estranheza e a curiosidade levaram a melhor na ligação entre as partes distintas de uma narrativa longa e algo confusa, se não for lida ...more
Maria Teresa
May 19, 2019 rated it liked it
AS mulheres deste livro são fortes personagens apesar de trágicas. São interessantes, mesmo que uma abandone um aluno autista no meio do nada, outra mate a mãe, mãe essa que abandonou a filha para se tornar diva do teatro, outra ainda que se teria suicidado mas que afinal não.
São mulheres à beira de qualquer coisa que poderá mudar as suas vidas e muda, mas de uma forma trágica. Apenas o escritor, é o único personagem masculino com alguma densidade, mas mesmo assim, toma medicação que a mãe achou
...more
Sandra
Jun 02, 2019 rated it really liked it
Shelves: romance
João Tordo lança títulos com muita regularidade. E se este é complexo, a várias vozes, a vários tempos e com questões sobre a realidade e a ficção ou o ofício do escritor, também é verdade que esses "artifícios" já os conhecíamos da Trilogia dos Lugares Sem Nome. É verdade, gosto de narrativas que se tocam, que são intertextuais, de personagens que flanam por vários romances (como Jaime Toledo), de mistérios sobre o que é real ou ficcional, e de mudanças súbitas que alteram o devir da história. ...more
Sara Figueiredo
Jun 11, 2019 rated it it was amazing
Shelves: non-manga, favorites
O livro irritou-me em imensas ocasiões, só me apetecia gritar com o autor e pedir-lhe esclarecimentos, mas está tão bem escrito que nem sequer consigo sentir-me realmente revoltada. Este livro brinca contigo, deixando-te num estado de confusão e com os sentimentos à flor da pele. As personagens estão bem desenvolvidas e o autor tem a capacidade de nos colocar dentro do livro e nos fazer ver as personagens e a sua linguagem corporal.

*Spoiler ahead*

O final deixou-me a querer mais, mas sei que este
...more
Cátia Santos
Dec 08, 2019 rated it it was amazing
“As coisas começam num lugar distante no tempo e na geografia e, depois, parecem repetir-se infindavelmente, tal qual um relógio cujos ponteiros atravessam a mesma hora todos os dias. Assim é a vida humana: a repetição dos mesmos erros, dos mesmos atalhos, das mesmas esperanças.”

Não sei como andei tanto tempo sem conhecer João Tordo. Escreve maravilhosamente e transporta-nos diretamente para outro mundo, onde a nostalgia e a melancolia imperam, envoltas pela beleza das suas palavras.

...more
Mariana
May 28, 2019 rated it it was amazing
Este é o primeiro livro que li de João Tordo e posso dizer, com toda a certeza, que não será o último.
Relativamente ao livro, começo por dizer que a construção das personagens deixa-nos tão dedicados e ligados às mesmas, que a dada altura me esqueci completamente que se tratavam de personagens e que esta história não é real. Nenhum leitor ficará indiferente a estas histórias, às vidas destas mulheres que se relacionam de uma forma tão orgânica e tão significante.
Esta obra é grandiosa e
...more
José Guerreiro
Jun 24, 2019 rated it it was amazing
A mulher que correu atrás do vento de João Tordo:
Este é o primeiro livro que leio do autor e wow . Uma leitura completamente fantástica não consegui por o livro de lado PRECISAVA DE RESPOSTAS, a história é tão magnética, puxa-nos de uma tal maneira que quando damos por nós temos o livro acabado e uma enorme vontade de lermos mais sobre aquela história. A reviravolta no livro deixou-me perplexo, muito bem escrito e sem dúvida irei ler outros livros do autor, adorei a sua forma de escrever.
...more
Joao
Apr 13, 2019 rated it it was amazing
This review has been hidden because it contains spoilers. To view it, click here.
Nelson Rafael
May 06, 2019 rated it really liked it
4/5 Stars

A very special person recomended me this author, although the first book that i read of him, As Três Vidas, wasnt the best, this one blew me away, the plot the characters and the twist at the end, i was so frustated and happy because this book was a wave a fresh air, i highly recomend it
Catarina Jesus
Apr 17, 2019 rated it it was amazing
Um livro que nos tira o fôlego. Apesar da melancolia profunda que envolve as personagens e da sensação de arrastamento da vida de cada uma delas, achei que o livro tinha um ritmo sufocante. Não conseguia parar de ler. Recomendo. Uma obra que merece a nossa admiração.
Jéssica
May 31, 2019 rated it it was amazing
A mesma escrita que tão bem define o autor mas mais complexa e elaborada. Representa o crescimento e a evolução de João Tordo como escritor e filósofo. Que nunca pare de escrever!
Suzel
Apr 09, 2019 rated it it was amazing
Catarse...
Still too soon to talk about it.
« previous 1 3 4 5 6 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »

Readers also enjoyed

  • Princípio de Karenina
  • Eliete
  • Autobiografia
  • Ordesa
  • Raparigas Como Nós
  • Torto Arado
  • A Febre das Almas Sensíveis
  • O Macaco Bêbedo Foi à Ópera: Da Embriaguez à Civilização
  • Perguntem a Sarah Gross
  • Homens Imprudentemente Poéticos
  • Pão de Açúcar
  • Filho da Mãe
  • Para Onde Vão Os Guarda-Chuvas
  • Berta Isla
  • Os Loucos da Rua Mazur
  • A Máquina de Fazer Espanhóis
  • Serotonin
  • Demência
See similar books…
435 followers
João Tordo was born in Lisbon in 1975.
In 2009, he won the prestigious José Saramago Literary Prize with the novel "As Três Vidas", also shortlisted for the Portugal Telecom Prize in Brazil. He was shortlisted four times for the prestigious Fernando Namora Literary Prize (2011, 2012, 2015, 2016) and twice for Best Novel at the Portuguese Author's Society (2011 and 2015). He was also shortlisted for
...more