Essa questão tem tirado o sono de muitos gestores que já perceberam a realidade imposta pelos novos modelos de negócios e precisam se reinventar para continuar existindo. Por um lado, o principal vetor da transformação no mundo dos negócios é a tecnologia, por outro, na essência das mudanças, estão as pessoas. Considerando que uma empresa é um agrupamento de pessoas reunidas em prol de um objetivo comum – ou, pelo menos deveria ser assim –, é a cultura organizacional que dá o tom unindo todo esse ecossistema. Afinal, em uma tradução sintética, a cultura de uma empresa é o jeito que ela utiliza para "fazer as coisas acontecerem". Com este livro, os autores ajudam o empreendedor a começar a transformação do seu negócio.
Aqui você aprenderá: - Como enfrentar os desafios da transformação da cultura organizacional na prática; - Quais são os elementos de um projeto de transformação cultural; - Quais são os caminhos para iniciar o processo de transformação cultural; - Qual é o papel dos princípios organizacionais na transformação de uma cultura; Como garantir a força da cultura organizacional de aprendizado em uma expansão acelerada.
O livro é um excelente resumo sobre cultura organizacional, com exemplos muito interessantes de organizações que não se adaptaram e desapareceram, que mudaram a cultura e venceram e que mudaram, venceram e regrediram mostrando que não há espaço para baixar a guarda e temos que aprender e mudar/evoluir constantemente. Concordo plenamente que qualquer cultura precisa ter como parte dela esses três elementos: propósito, resultado e aprendizado contínuo. A obra é simples e não traz nada inédito mas precisa? O valor está na simplicidade e nos fazer recordar e principalmente instigar a implementar. Gostei!