Jump to ratings and reviews
Rate this book

Explosão feminista: Arte, cultura, política e universidade

Rate this book
Este livro é um livro-ocupação. A professora Heloisa Buarque de Hollanda, uma das vozes mais respeitadas e ativas do país quando o assunto é feminismo, convida mulheres de diferentes origens e campos de atuação para tratar deste tema que, de 2013 para cá, vem ganhando um alcance sem precedentes.

Como, nesta quarta e surpreendente onda, o movimento tem se organizado nas ruas, nas redes e na política? De que maneira as mulheres estão se posicionando nas artes, na poesia, no cinema, no teatro, na música e na academia? Quando dizemos “feminismos”, no plural, de quem exatamente estamos falando, e qual é a importância de marcar as diferenças? E, por fim, quem são, no Brasil, as veteranas que vêm fazendo história, tanto na área cultural quanto na política?

Em Explosão feminista, Heloisa busca mapear como a militância das mulheres, em diversas frentes, se estabeleceu como tema imprescindível e urgente no debate atual.

544 pages, Paperback

Published November 28, 2018

13 people are currently reading
143 people want to read

About the author

Heloísa Buarque de Hollanda

32 books18 followers
Heloísa Teixeira, formerly known as Heloísa Buarque de Hollanda was a Brazilian writer, essayist, editor, and literary critic, whose research activity focused on the relationship between culture and development, particularly with regard to poetry, feminism, gender and ethnic relations, marginalized cultures, and digital culture.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
14 (36%)
4 stars
16 (42%)
3 stars
6 (15%)
2 stars
2 (5%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 4 of 4 reviews
Profile Image for sue rr.
960 reviews88 followers
March 11, 2019
O livro é o que o título atesta: uma explosão feminista e de feminismos. Partindo do fenômeno dos movimentos contra o aumento da tarifa do transporte público em 2013 - o qual desencadeou diversas manifestações e demonstrou o descontentamento do povo em relação aos rumos do país - os artigos aqui explícitos trazem essa nova movimentação, o reaquecimento da pauta feminista, além da importância das redes sociais e da organização de coletivos.

Esse livro é um inventário de feminismos, grupos, páginas, youtubers, sites, nos quais podemos encontrar mulheres e suas particularidades dividindo suas histórias.

Para mim, foi muito interessante poder ter acesso (ainda que resumido) aos diversos tipos de feminismo. Por exemplo, eu não sabia que "feminismo protestante" era algo que existisse de verdade.

Para fechar, as precursoras do feminismo no Brasil deixam seu registro, mostrando o quanto fizeram para que hoje pudéssemos ter a liberdade de tomar as ruas e exigir direitos, igualdade e, principalmente, proteção.
Profile Image for Clara Browne.
Author 18 books64 followers
April 8, 2021
Captura bem essa energia que tinha de deslumbramento com o poder da internet pra militância e a criação de projetos artísticos entre 2012-2016, mas ler hoje em dia é um pouco esquisito, os escritos parecem de uma inocência enorme. De qualquer maneira, como alguém que viveu com mt intensidade esses anos, acho que o livro reflete bem o momento que registra e me emocionei várias vezes lembrando de situações e movimentos descritos. Não que o livro seja super emocionante, eu que sou emocionada. Também fico especialmente emocionada e honrada de poder estar dentro dele.
A forma do livro (um compilado de muitas, muitas pessoas falando e pensando, em tons diferentes) é perfeita para o registro dessa época da vida digital. Dá uma sensação do nicho feminista em 2014 que foi muito gostoso de se viver. A Heloísa soube re-encenar bem essa energia.

Dá pra ler o livro aos poucos, quando quiser saber mais de algum dos assuntos. Vai na tua
Profile Image for Thiago Da silva.
101 reviews4 followers
August 5, 2023
O livro cumpre muito bem a proposta de apresentar um panorama da expansão atual do movimento feminista. Textos bem escritos mostram ações, ideias e históricos recentes do(s) feminismo(s) recente nas artes e na academia, bem como diferentes (e contraditórios...) segmentos do movimento (negro, lésbico, trans...). Enfim, ótimo panorama da situação atual e vale a pena ler as muitas (mas boas e rápidas) páginas desse calhamaço.
Displaying 1 - 4 of 4 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.