Jump to ratings and reviews
Rate this book

Como Se Encontrar na Escrita

Rate this book
As pautas inspiradoras aliadas à possibilidade de se colocar de forma intensa nos textos para falar mais profundamente ao leitor, características da publicação, forjaram o conceito de escrita afetuosa que a jornalista passou a desenvolver, e que compartilha, em palestras e oficinas, com um grande número de pessoas interessadas em potencializar sua relação com a palavra. “Escrita afetuosa não tem nada a ver com cartas de amor, e sim com o amor que existe dentro de cada palavra”, explica. Autora do bem-sucedido Minha mãe fazia, que reúne receitas e crônicas sobre comida e relações afetivas, Ana apresenta agora não um manual com técnicas de redação, mas um guia em tom de conversa, extremamente sincero e repleto de dicas sobre como buscar e expressar a própria voz através da escrita.

224 pages, Paperback

Published January 1, 2018

14 people are currently reading
175 people want to read

About the author

Ana Holanda

5 books3 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
53 (39%)
4 stars
53 (39%)
3 stars
22 (16%)
2 stars
3 (2%)
1 star
2 (1%)
Displaying 1 - 16 of 16 reviews
Profile Image for Lethycia Dias.
Author 6 books42 followers
September 22, 2020
Recebi em um grupo de escritores a indicação do livro "Como se encontrar na escrita", e aproveitando a minha assinatura do Kindle Unlimited e que recentemente li outro livro sobre escrita, decidi ler. Eu não conhecia o trabalho de Ana Holanda e nem seu curso, e portanto, o livro foi uma surpresa para mim.
Ana Holanda é uma jornalista brasileira e trabalha como editora na revista Vida Simples. Ela tem há alguns anos um curso de escrita onde ensina pessoas a se conectarem de forma emocional com o ato de escrever. E é daí que vem esse livro.
"Como se encontrar na escrita" é voltado para qualquer pessoa que goste de escrever ou que trabalhe com isso. Não só de escrever literatura, mas qualquer tipo de texto. É voltado para jornalistas, blogueiros, executivos que querem melhorar a forma de se comunicar com os funcionários de sua empresa, pessoas que escrevem por hobbie e até quem sonha em ser escritor. Ana procura ensinar um público muito variado de pessoas a desenvolver um olhar sensível na vida cotidiana para que consigam transferir autenticidade e afeto por meio das palavras que escrevem. Isso é o que ela chama de "escrita afetiva" ou "escrita afetuosa".
Eu sinto que precisava desse livro anos atrás, quando estava no meio da graduação em jornalismo e imersa na rotina de escrever textos jornalísticos a partir de técnicas muito rígidas. Nessa época, eu cheguei a pensar que não conseguiria mais escrever literatura. Eu sentia falta de escrever só pelo prazer de fazer isso, sem obrigações ou regras. Até que um dia, senti uma coisa que me despertou essa vontade novamente. Penso que esse processo poderia ter sido menos doloroso se eu tivesse lido esse livro naquela época.
O livro de Ana Holanda fala de pessoas que também se sentem assim. Ela conta histórias de vários de seus alunos que também se sentiam insatisfeitos com o que escreviam, e que se reencontraram com a ajuda dela. O que Ana faz em seu livro é nos chamar atenção sobre como todas as histórias valem a pena ser contadas e o que menos esperamos pode nos surpreender ou emocionar. Para demonstrar isso, ela reproduz várias reportagens em estilo de jornalismo literário publicadas na revista Vida Simples, além de textos publicados em outras fontes. Alguns desses textos me emocionaram muito. No fim de cada capítulo, ela propõe um exercício de observação e/ou escrita.
Só duas coisas me incomodaram nesse livro: a quantidade de informações que Ana dá sobre sua vida; e as inúmeras citações ao curso da autora e à revista onde ela trabalha: tudo parece uma propaganda do curso e da revista, de como o curso transforma vidas e a revista publica o tipo de texto que Ana ensina a escrever. Não duvido que isso seja verdadeiro. Mas achei a repetição um pouco cansativa.
Profile Image for Sheila Saad.
20 reviews2 followers
August 1, 2020
Que livro maravilhoso, poderoso, amoroso!
Fala da escrita sem fórmulas, sem preocupações gramaticais, sem caixinhas prontas. Fala da escrita real, da escrita feita no dia a dia, da escrita como ponte, da escrita que encontra morada no seu leitor, que aquece o coração e transforma tanto quem escreve como quem lê.
Profile Image for anny.
167 reviews1 follower
January 14, 2023
não tenho palavras para expressar o quanto essa leitura foi importante para mim. mais do que apenas mostrar o caminho para a prática da leitura afetuosa, a autora conseguiu incluir também uma aula de humanidade em tempos modernos.
Profile Image for Johan Kwok.
154 reviews6 followers
November 9, 2020
(primeira vez lido foi após a compra na bienal talvez 3 anos atrás, este review é da segunda leitura, que por algum motivo decido revisitar os conceitos da escrita afetuosa)

Basicamente: se envolva com o texto, enxerga direito, se ponha ali, mergulhe fundo, vulnerabilidade é chave. Mostre pessoas, histórias, que é o que marca. Ideias importantíssimas, não nego. De fato me falta o envolvimento, algo mais sincero que expõe aquela nudez interior. Aquele ingrediente final que me permite tocar o outro.

Mas não consigo remover a sensação de que há um excesso de sentimentalismo. Um incômodo foi crescendo conforme a leituira. Como se fosse belo demais para ser verdade. Tudo indo na direção de um estilo de texto, um estilo de mentalidade. Que como não é o meu, óbvio que vou reclamar. Droga de (reverse?) confirmation bias. Somehow, it became a compilation of sweet nothings, encouraging and pretty words, but without a solid foundation.

Not sure if it's worth your time. But apparently, a lot of people liked it, so it might be the right thing for you. There are indeed some good messages. Maybe I'm just a cynical jaded person, far from salvation.
Profile Image for Rafael Isidoro.
Author 13 books45 followers
September 8, 2022
"Escrever não é mágico, é algo que a gente constrói, dia a dia."

Esse é um livro sobre escrita bem diferente. Aqui você não vai encontrar dezenas de técnicas do tipo: evite advérbio ou não tenha vergonha de usar "disse". O livro da Ana Holanda trabalha com algo anterior a isso.

Como se encontrar na escrita foca na essência do ato de escrever e na forma como você vai entregar a mensagem que quer passar. Foi a primeira vez que me deparei com o conceito de escrita afetuosa e fiquei completamente apaixonado por ele. É uma forma profunda de se comunicar com quem está lendo. Mais do que entregar o conteúdo, você ainda ativa lembranças e memórias na pessoa. É incrível.

Ler esse livro transformou a forma como encaro a escrita. Recomendo para todes que querem escrever textos que transbordem.
Profile Image for Fernanda Dias.
3 reviews
January 8, 2025
Ana Holanda é uma excelente escritora que soube trazer de forma agradável e cativante uma mensagem muito importante: todos nós somos capazes de escrever textos envolventes à medida que nos permitimos estar presentes no texto, mesmo que não sejamos o assunto. Ela traz exemplos maravilhosos dessa forma de escrita que encontra outro, além de exercícios simples e efetivos para libertar-se de crenças e regras limitantes da escrita rígida e distante do leitor.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Nathália.
55 reviews1 follower
March 12, 2023
o inicio é bom.
Pra quem passa a vida escrevendo de forma rígida, metódica e reduz o ato da escrita ao funcional é uma boa porta de entrada para uma escrita mais sensível e viva.

Mas o livro é muito repetitivo e devagar.
Profile Image for Igor Seidl.
13 reviews3 followers
April 4, 2019
Boa leitura. Leve, rápido, sensível e inspirador. Nada de técnicas, fórmulas ou mesmo boas citações, mas belo no que busca fazer. Recomendo para qualquer um que tenha interesse em escrever.
Profile Image for lu.
9 reviews9 followers
July 8, 2020
Entrou pros favoritos facinho! Ana e eu realmente somos da mesma “árvore”, compartilhamos uma rede de afetos :)
Profile Image for Stefani.
21 reviews
August 31, 2021
É um livro que me emocionou e me devolveu o sentido para a escrita que às vezes eu perco de vista. É tudo sobre mostrar a nossa história, nossa verdade e se conectar com o outro
Profile Image for júlia.
31 reviews1 follower
April 10, 2024
Muito bom, porém achei que pra mim não funcionou. Senti que em um momento fica repetitivo. Mas foi uma boa escolha pra primeiro livro sobre escrita.
Displaying 1 - 16 of 16 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.