Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Um milhão de finais felizes” as Want to Read:
Um milhão de finais felizes
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Um milhão de finais felizes

by
4.56  ·  Rating details ·  2,941 ratings  ·  452 reviews
Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais. Sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas.

Mas é quando ele conhece
...more
Paperback, 352 pages
Published July 5th 2018 by Globo Alt
More Details... Edit Details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Community Reviews

Showing 1-30
Average rating 4.56  · 
Rating details
 ·  2,941 ratings  ·  452 reviews


More filters
 | 
Sort order
Start your review of Um milhão de finais felizes
Victor
Jul 23, 2018 rated it it was amazing
Eu não me alistei pra esse abuso emocional!

Antes de começar essa ~mini resenha~, quero deixar claro que nada disso está sendo dito só porque o Vitor é meu amigo e blá blá blá. Eu, de fato, nunca senti coisas tão genuínas igual senti com essa leitura. Esse livro, além de estar nos melhores do ano, me destruiu por completo.

Assim como Quinze Dias, é evidente a voz do Vitor na história. Seu senso de humor, sua personalidade, e até as suas opiniões sobre cultura pop. Foi um livro que me fez ir de um
...more
Alfredo (Fred)
Jun 18, 2018 rated it it was amazing
Um Milhão de Finais Felizes é um dos livros mais importantes que já li.

Falando um pouco dos aspectos gerais da história, curti a decisão do Vitor de não trazer um Personagem Padrão YA (16-18 anos, no final do ensino médio ou começando a faculdade, com grandes sonhos, amigos incríveis e um problema que será resolvido em algumas páginas).(Não darei detalhes sobre o personagem, mas quem ler o livro entenderá.) Outro ponto que se destaca é que esse é o tipo de livro que você não vê o tempo passar. A
...more
Melina Souza
Reli esse livro (quase dois anos depois) junto com o grupinho do catarse ♡ amei!

Amei tanto ♡ já estou com saudade dos personagens *-*
Samir Machado
Jan 13, 2019 rated it really liked it
Há um momento em que Jonas, o protagonista que trabalha numa cafeteria, atende dois meninos adolescentes que entram de mãos dadas e, animados pela primeira viagem juntos como namorados, "ainda carregam aquele brilho nos olhos de quem acabou de sair da escola e acredita que o mundo inteiro é um lugar incrível". Quando os dois saem, Jonas fica com um sorriso bobo no rosto, que é mais ou menos minha reação lendo os livros de Vitor Martins, feliz em saber que os garotos hoje tem acesso à uma literat ...more
Iris
Jun 18, 2018 rated it it was amazing
Não tenho palavras para definir esse livro! Que Vitor Martins escreve bem, todo mundo que leu "Quinze dias" já sabe, mas "Um milhão de finais felizes" vem para consolidá-lo como escritor.

A história dosa humor e drama na medida certa e é o tipo de livro que milhares de adolescentes pelo Brasil podem precisar. Debatendo sexualidade, família e religião de uma forma leve, mas certeira, Vitor traz a história com uma delicadeza única.

Chorei em diversas partes da história, quis fazer parte desse grupo
...more
Iara Picolo
Jul 09, 2018 rated it it was amazing
Achei que não ia chorar até aparecer a mãe do Jonas. aí eu chorei.
Essa história precisa conhecer o mundo e o mundo precisa conhecer o Jonas!
Lucas Rocha
Jun 18, 2018 rated it it was amazing
Shelves: 2018-readings
Eu não sei muito bem como fazer uma resenha sobre um livro com o qual me identifiquei tanto. Estou literalmente olhando para a tela em branco e tentando digitar alguma coisa coerente, porque esse livro tem TANTA coisa importante para ser citada/analisada/discutida que nem sei muito bem por onde começar. Mas vamos lá.

Essa história, por si só, é um triunfo, principalmente no contexto atual em que vivemos. Jonas é um pouquinho de todo garoto gay que cresceu sob a influência religiosa, e o que eu go
...more
Carlos Silva
Um Milhão de Finais Felizes é puro e emocionante, e os personagens são as melhores pessoas do mundo (porém depende né, não todos). Me lembrou muito o que Simon Vs. é pra mim porque quanto mais eu lia mais eu desenvolvia um carinho IMENSO pela história e antes mesmo de acabar eu já tava sentindo saudade dos personagens e querendo voltar pra dentro da cabeça do protagonista. O Jonas é simplesmente precioso. O Arthur é um anjo e eu queria muito ser amigo da Karina e do Dan. Passei a maior parte da ...more
Lucas Fogaça
Jun 18, 2018 rated it it was amazing
Está começando mais um episódio de "Livros que o Fogs ama tanto que não consegue fazer um texto conciso e fica 2 horas adicionando palavras"! No episódio de hoje, UMDFF.

Sabe aquele sentimento de identificação quando você lê o seu primeiro livro YA e entende os problemas que os personagens estão passando? E nem tô falando de representatividade ainda, mas só por serem da sua idade e estarem na mesma fase da vida. Esse livro foi como esse sentimento, mas ampliado, porque ele se passa em uma cidade
...more
Paula Cruz
Oct 10, 2018 rated it it was amazing
Um livro absolutamente necessário, ainda mais nos tempos atuais. Faz um tempo que me incomoda que justamente as histórias de amor gay são as mais trágicas, dramáticas, etc. É um subtexto muito perigoso e desgastante, né? É crucial a gente ter histórias sobre isso tudo, mas mais importante ainda é ter história água com açúcar também. Livros leves, filmes bobos. A gente tem que mostrar que gays podem ser felizes sim.

E esse livro do Vítor é muito sobre isso, por mais que tenha um contexto super com
...more
matt.books
Aug 23, 2020 rated it it was amazing
Vitor eu nunca vou te perdoar por me fazer chorar tantas vezes em um livro só.
Laura AP
Jul 28, 2018 rated it it was amazing
Não poderia deixar de dar 5 estrelas pra esse livro. Vitor conta uma história sensível sobre um garoto que está aprendendo a viver, que quer sair de casa e tentar coisas novas, mas que a vida ainda não permitiu de tudo. E apesar de ter temas pesados e cenas de partir o coração, a narrativa nunca traz você pra baixo. Sempre acha um jeito leve de te fazer rir ou mostrar que a vida vale a pena e que tudo é possível e que existe sim, um milhão de possibilidades de ter um final feliz.

Chorei muito qua
...more
Bernardo de Mattos
Jul 20, 2018 rated it it was amazing
A maioria de nós cresce aprendendo que a sua casa é o seu "safe space", o lugar no mundo onde você pode se sentir seguro não importa o que aconteça e onde você pode ser o quão vulnerável você quiser. Um Milhão de Finais Felizes mostra que, principalmente no caso de jovens LGBT, isso muitas vezes não é a realidade.
Sendo muito sincero, eu me identifico muito com isso. Seu "lar" é o local para onde você volta todos os dias e se ele não é harmônico, isso influencia muito negativamente a sua forma de
...more
Irena Freitas
Aug 28, 2018 rated it liked it
Eu gostei muito das partes sobre a vida familiar do Jonas, as dificuldade que ele tem em lidar com o pai, os impactos que a criação religiosa tiveram na formação dele, etc. Porém não me senti particularmente envolvida pelo romance, achei que a construção dele foi corrida demais o que é realista, porém numa leitura acho que a antecipação para que um relacionamento aconteça me ajuda a criar um laço maior com os personagens.
Norberto Alves
Jul 14, 2018 rated it it was amazing
Shelves: 2018-lidos, favoritos
Não escreverei nada no momento pois estou chorando.
Pedro Fernandes
Jul 05, 2018 rated it it was amazing
Amo Quinze Dias de paixão porque foi um livro maravilhoso que surgiu num momento complicado da minha vida e me ajudou bastante, mas ouso dizer que amei ainda mais Um Milhão de Finais Felizes.

Honestamente, acho que o Vitor conseguiu se superar aqui. É um pouco impossível descrever todos os milhões de motivos para amar esse livro sem dar nenhum spoiler.

Vou comentar, porém, que ele é um livro que não deve ser lido apenas por jovens, mas também por pais. Talvez, se vocês estejam em dúvida, esse livr
...more
Gabriel Mar
Jul 13, 2018 rated it it was amazing
*estala os dedos* Let’s Go.

Eu lembro dessa história e só quero gritar porque ela é tão boa que eu não acredito que ela não existia antes.

O elenco central é conduzido por jovens adultos frustrados e com contas para pagar - meu tipo favorito porque eu estou no bolo -, e cada um tem uma particularidade dramática que é apresentada logo no início e que se desenvolve até o fim no melhor ritmo possível.
As cenas são reais, concretas e possíveis, o que grita um sentido de realismo e verdade do começo a
...more
Layla Fernanda
Aug 07, 2018 rated it it was amazing
Um livro maravilhoso cheio de representatividade e personagens maravilhosos. Terminei esse livro com um "quentinho no coração" e MUITO feliz de ter lido ele. ...more
Izamara Silva
Aug 14, 2018 rated it it was amazing
5 ⭐ não são o suficiente para descrever o quanto eu AMEI esse livro!!!!

Comecei a ler já com as expectativas lá no alto pq eu amo muito "Quinze Dias" e o fato delas terem sido ultrapassadas é maravilhoso.
Já estava apaixonada no momento que li sobre o Rocket Café (o quão incrível é imaginar um café com tema galático??!!) e então a mãe do Jonas entrou na história e mudou tudo. Fui criada desde de bebê dentro da Igreja Católica, por uma mãe MUITO religiosa e que amava me ver fazendo parte das cois
...more
Iuri
Jul 16, 2018 rated it it was amazing
Uau.
Ler esse livro é uma experiência. Sério.

Se você leu Quinze Dias antes, ou conhece e acompanha o Vitor nas redes sociais, deve saber que ele é doido e que tem esse talento certeiro em jogar seus sentimentos de um lado pro outro e fazer uma maçaroca de tudo, tal qual uma máquina de lavar daquelas antigas que ficam pulando pelo chão da lavanderia.

A premissa é simples: menino gay, cheio de sonhos e incertezas, numa família religiosa que não o aceita, tendo um choque de realidade quando o mundo q
...more
Jana Bianchi
Jul 24, 2018 rated it it was amazing
Shelves: acquired
Acabei não conseguindo deixar meus comentários aqui logo que acabei de terminar de ler, mas acho que foi até bom ter esse tempo de afastamento pra poder falar, já fora da influência da onda de emoção, que esse livro merece cada uma dessas cinco estrelas e foi uma das minhas melhores leituras do ano.

Eu já falei algumas vezes que acho o Vitor Martins um escritor talentosíssimo. Ele tem conhecimento do público, um incrível carisma que se reflete nas narrativas e um ótimo humor, mas eu considero ess
...more
Emily
Jun 18, 2018 rated it it was amazing
Eu chorei muito lendo Um milhão de finais felizes.

Eu já sabia que esse livro ia me fazer chorar - muitas amigas minhas leram antes e me falaram que choraram. Eu só não tava esperando chorar por ler a palavra "assexual" num trechinho pequeno sobre a Parada Gay de São Paulo num contexto tão cheio de amor. E, apesar de o livro não ser sobre pessoas ace (apesar de, parando pra pensar, eu ter um headcanon agora que a Karina é ace sim e é isso aí) especificamente, ele é sobre a outra coisa - amor. E e
...more
Wesley Pasheco
Apr 28, 2019 rated it it was amazing
De novo sem palavras pra agradecer o Vitor por me tirar dessa enxurrada de Young Adult muitos jovens e que tem medo de botar até o pé na rua (eu reclamo, mas é só virar as costas que to lendo um livro assim de novo).
Esse livro é lindo, emocionante e bem sincero.
Passar por uma família assim não é fácil, ainda bem que a minha entende e já tive um pai escroto assim, mas depois a gente foi se entendendo e tudo foi dando certo.
Agora, quanto ao último (último) capítulo de piratas gays, eu não gostei
...more
Vinícios Costa
Oct 06, 2018 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Simplesmente tudo pra mim!!!!!!!
Mariah
What is Vitor Martins doing to me
RTC
Kelly
Jan 16, 2019 rated it it was amazing
Que graça de livro! Fiquei apaixonada pelo casal e pela sensibilidade do autor! 💛
Duds Saldanha
Jul 28, 2018 rated it it was amazing
Quando eu conheci o Vitor eu não fazia ideia de que ele, em pouquíssimo tempo, seria uma das pessoas mais importantes de toda a minha vida e que dividiria comigo momentos que deixariam meu coração tão quentinho. Ele era só uma pessoa cujo trabalho de ilustração eu admirava.

O Vitor é uma pessoa que eu vi crescer como ser humano e como profissional. Acompanhei sua evolução na ilustração, em falar de livros, até ele se tornar essa pessoa que conta as mais maravilhosas histórias.

Dito isso, se você c
...more
Marcela Carreiro
3.5, arrendondando para 4 estrelinhas.

Um milhão de finais felizes é, resumindo de maneira bem simples, um romance de formação sobre aquele momento em que, no papel, a gente se torna "adulto" e não sabe muito bem como lidar com isso. A escrita é gostosa, fluída e cheia de bom humor: deu pra ler rapidinho no meio das leituras obrigatórias pra faculdade.

Foi muito fácil me identificar com o protagonista, Jonas, porque em certos aspectos de personalidade somos bem parecidos (por exemplo, ter 300.000

...more
Henri Neto
Sep 13, 2018 rated it it was amazing
Depois de ter me apaixonado por Quinze Dias, eu estava muito empolgado pelo segundo livro do Vitor Martins... E com muito medo também. Pois, sabe como é, a expectativa sempre vai ser uma droga - e muitas vezes ela mais atrapalha do que ajuda. Por isso, quando Um Milhão De Finais Felizes saiu, eu fiquei tão dividido entre estes dois sentimentos que começar a leitura em si foi quase cômico. Mas, a partir do primeiro capítulo, logo eu percebi que todos os meus temores foram infundados - pois sabe a ...more
andie ☾
Faz um tempo que um livro me fez chorar. Mas faz mais tempo ainda que um livro me fez chorar por coisas e assuntos que são tão próximos da minha vida.

Um milhão de finais felizes é um livro divertido e bem fácil de ler, mas isso não significa que não tem partes que cortam seu coração. E isso não é uma coisa ruim, pelo contrário. É o que torna o livro real. E ele me fez chorar, me fez rir, e me fez refletir sobre um milhão de coisas (há!). A escrita do Vitor é maravilhosa e eu mal posso esperar pr
...more
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »

Readers also enjoyed

  • Conectadas
  • Adivinha quem não voltou pra casa?
  • A garota do banco de trás
  • Brilhante
  • De todos os motivos
  • Céu sem Estrelas
  • Entre estantes
  • As 220 Mortes de Laura Lins
  • O Amor Não é Óbvio
  • Bem-vindos à Rua Maravilha
  • Where We Go From Here
  • Poção do Amor  (As Bruxas do Meu Quintal, #1)
  • Pétala
  • Mas... e se?
  • Porém Bruxa
  • Quando o Sol voltar
  • Mesmo que eu vá embora
  • 13 Segundos
See similar books…
3,410 followers
Vitor Martins lives in São Paulo, Brazil, and works as an illustrator and book marketer. He believes that representation in young adult literature is a powerful weapon, and his main goal as a writer is to tell stories of people who have never seen themselves in a book. Follow him online at vitormartins.blog and on Twitter and Instagram at @vitormrtns.

Related Articles

As dedicated readers already know, some of the best and most innovative stories on the shelves come from the constantly evolving realm of...
63 likes · 14 comments
“Nem sempre a família que nasce com a gente vai nos entender. Nem sempre eles vão ficar do nosso lado para sempre. Mas isso nunca vai te impedir de escolher uma família nova.” 10 likes
“Eu não posso prever o futuro, e ninguém tem felicidade garantida pro resto da vida. Pode ser que amanhã as coisas piorem. Pode ser que você ganhe na loteria e as coisas melhorem mais ainda. A gente não tem controle de nada. Mas você não pode deixar essa falta de controle te impedir de viver o agora” 9 likes
More quotes…