Jump to ratings and reviews
Rate this book

Um amante no Porto

Rate this book
Uma história vibrante, escrita à desfilada, que segue a vida de Álvaro, um rapazinho do Porto, nascido de uma família burguesa da classe média, desde a escola primária até ao ensino universitário, passando pelas festas, o encontro com os meninos da Foz, o hóquei em patins e as bandas musicais do seu tempo, a paixão pelos cavalos e pelas mulheres, os grupos de estudantes e a Mocidade Portuguesa, até ao dia em que, já divorciado, encontra Zara, uma lisboeta livre, impetuosa e indiscreta, vinte anos mais nova, que pressente nele, por trás da aparente candura da sua história, uma verdade obscura que dificilmente aceitará.

Unknown Binding

3 people are currently reading
20 people want to read

About the author

Rita Ferro

40 books37 followers
Rita Roquette de Quadros Ferro nasceu em Lisboa, a 26 de fevereiro de 1955. Iniciou a sua carreira literária em 1990 com a publicação do romance O Nó na Garganta. Estudou design e foi professora de Publicidade. É filha do escritor e filósofo António Quadros e de Paulina Roquette Ferro e neta de Fernanda de Castro e António Ferro, ambos escritores. Publicou, entre outras obras, O Vento e a Lua, O Nó na Garganta, Uma Mulher Não Chora, Por Instinto, etc.

Tem colaboração dispersa na imprensa, nomeadamente na revista Ler e nos jornais Diário de Notícias e A Capital.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
5 (13%)
4 stars
11 (29%)
3 stars
13 (35%)
2 stars
5 (13%)
1 star
3 (8%)
Displaying 1 - 3 of 3 reviews
Profile Image for David Pimenta.
378 reviews19 followers
August 19, 2020
"Um Amante no Porto" é um bom livro para o Verão: para mim foi extremamente leve. A história é contada sob a perspectiva de Zara, uma mulher lisboeta e recém-divorciada, que se apaixona por Álvaro, um homem mais velho e portuense. A história de Álvaro é-nos contada pela perspectiva da protagonista. Navegamos por uma infância nas ruas do Porto nos anos 50 e, provavelmente, esta é a melhor parte do livro.

Mas há muitos detalhes que podem não ser como nos são contados. Todas as histórias têm pormenores que nos são ocultados. Quando Zara começa a descobrir os segredos do seu amante, tudo começa a mudar. Foi a partir deste ponto, o mais importante do livro, que perdi o interesse na história. Em determinados momentos comecei a achar a história demasiado irreal ou "exagerada", em determinados momentos.

O que me encantou neste Amante no Porto foi o sarcasmo e humor na escrita da Rita Ferro. Houve momentos em que ia jurar que estava a escrever a sua própria experiência.

3/5
Profile Image for Maria Saraiva de Menezes.
Author 23 books17 followers
November 8, 2020
Rita Ferro, Um Amante no Porto.

Intenso, mental, humano.

“Noutras casas, o luxo era um automóvel ou um motorista; ali era o jardineiro, e havia meses que poupavam na alimentação para poderem pagar ao Ernesto, uma figura analfabeta, mas genuína, que falava em verso e trabalhava também como coveiro, e tão apaixonado pelas flores que as regava mesmo quando chovia.”

“Cheguei a queixar-me desta especificidade do seu carácter à minha mãe, mas a reacção que esta teve caracteriza um outro comportamento tradicional, velho como as pedras, embora ainda sem nome nem quadro clínico qualificado: a tendência que as sogras têm para desculpar os genros, ou os namorados das filhas, como se o facto de se colocarem do seu lado lhes concedesse uma oportunidade de aliança ou um crédito de contrapartidas no futuro, ainda que à custa de desacreditar o próprio sangue - outro inconsciente machista, neste caso feminino, que assenta numa rivalidade instintiva e territorial contra o próprio género, denunciando também, por muito degenerado que pareça, o comportamento gaiteiro das sogras perante o macho fresco que lhes entra em casa.” @kumquat.livros
Displaying 1 - 3 of 3 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.