Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Por que fazemos o que fazemos?” as Want to Read:
Por que fazemos o que fazemos?
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Por que fazemos o que fazemos?

3.74  ·  Rating details ·  946 ratings  ·  79 reviews
Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele ...more
Paperback, 176 pages
Published July 12th 2016 by Planeta (first published 2016)
More Details... Edit Details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Por que fazemos o que fazemos?, please sign up.

Be the first to ask a question about Por que fazemos o que fazemos?

This book is not yet featured on Listopia. Add this book to your favorite list »

Community Reviews

Showing 1-30
3.74  · 
Rating details
 ·  946 ratings  ·  79 reviews


More filters
 | 
Sort order
Robson Castilho
Bom livro, bem explicativo, porém não o achei tão empolgante (talvez por não ter trazido nada de novo sobre o tema que eu já não tenha lido).
Para mais profundidade nos temas abordados, recomendo o ótimo "Motivação 3.0" (Drive, no original) de Daniel Pink.
Pamela
May 09, 2017 rated it it was ok
Quando comprei este livro, tinha outras expectativas. Ele começa bem, fazendo relações com a filosofia e conceitos interessantes, mas já nos primeiros capítulos ele se transforma em um amontoado de obviedades que não dizem nada. "É preciso motivação", "é necessário continuar", "precisamos saber". Gosto muito das palestras e das entrevistas do Cortella, por isso acho que esse livro seria melhor se fosse um vídeo no YouTube, principalmente pela forma como está escrito. Além disso, não acrescenta p ...more
Guilherme Ferreira
Sep 10, 2016 rated it really liked it
É um convite para uma reflexão saudável sobre os dilemas da vida profissional. O livro é curto sendo compostos por dezenas de artigos visitando temas como motivação, rotina, reconhecimento, valores e propósito.

Me motivei a ler esse livro por também sofrer de várias das angústias abordadas nele que também é uma situação que angustia grande parte da minha geração, a geração y.

Se você se sente desmotivado com aspectos do seu trabalho este livro pode lhe provocar muitas reflexões boas, levando você
...more
Tiago Teixeira
May 29, 2019 rated it really liked it
Livro bem legal, e como eu esperava, repleto de provocações e questões importantes.

Desde a importância e busca por propósito no que fazemos, a possível falta dele quando espero mais do que nunca a sexta-feira, e também quando sinto a monotonia me capturar com o tempo. Acho interessante o ponto de vista de que mesmo que não estejamos fazendo "o que nascemos para fazer", e muitas vezes até não gostando desse trabalho, a realização dele é gratificante e nos faz menos desmotivados, essa pode ser uma
...more
Marcos
Jul 08, 2019 rated it really liked it
Gostei bastante deste primeiro contato com o Cortella. A abordagem é abrangente e, além de explicações acessíveis para temas às vezes bem complexos, ele apresenta ao seu leitor informações úteis como o significado e/ou origem de palavras e expressões, citações úteis e conceitos básicos.
João Guilherme Brotto
Há passagens interessantes que promovem boas reflexões, como há trechos de "mais do mesmo" sobre carreira e motivação. Uma leitura oportuna para líderes e para quem está interessado em mudar o rumo de sua carreira.
Alfredo (Fred)
Jun 20, 2018 rated it really liked it
Incrível. Vou levar muitas das reflexões daqui para a vida. Uma leitura fácil, dinâmica e que me fez pensar no que quero para minha vida profissional.
Augusto Mallmann
Sep 08, 2018 rated it did not like it
Achei o livro raso. Comprei com muita expectativa para saber o que esse autor tinha de especial para estar entre os best sellers. Não o conhecia antes desta leitura. Ele não se aprofunda muito em nenhum assunto. O livro é composto de pequenos textos, sendo que os primeiros tem frases que evidenciam a posição política do autor. Existem outros livros com mais conteúdo sobre os mesmos assuntos, sugiro que pesquise mais sobre alternativas antes de adquirir este compilado filosófico mainstream.
L7od
Feb 07, 2017 rated it liked it
Shelves: non-fiction
Enquanto lia este livro pensava em tantas pessoas. Queria que todas lessem o livro. Pensei em comprar vários pra presentear, mas eu mesmo li o meu exemplar na livraria mesmo.
Seria bacana que as instituições usassem mais essa filosofia (e as pessoas também).
Bia você tem que ler!
Fran
Feb 09, 2018 rated it really liked it
"O que você deixou de fazer e deveria ter feito? O que você escolheu porque era mais cômodo? As escolhas terão seu custo. É preciso desenvolver uma capacidade de autorrevisão e reflexão a respeito delas".

O livro me prendeu do início ao fim, talvez por me identificar com o tema neste momento da vida, mas, confesso que ainda esperava um pouco mais. O autor traz boas reflexões e opiniões sinceras, colocando pontos para que o leitor reflita. De fato, um olhar muito sensato sobre as nossas obrigaçõe
...more
Rebecca Gomez
Feb 04, 2019 rated it really liked it  ·  review of another edition
Livro rápido, os capítulos são curtos e dinâmicos.
Trás uma reflexão interessante sobre propósito no trabalho.
Achei algumas discussões rasas, porém, o fato de colocar como referência outros filósofos e contos nos permite continuar a ler sobre o tema com certa facilidade e sem perder o fio da meada.
#ClubedoLivro #Creditas
Paula Naves
Aug 04, 2018 rated it liked it
O livro tem capítulos curtos e é bem facinho de ler. No entanto não achei o livro empolgante e tem várias passagens bem clichês. Além disso, não consegui me identificar muito com o livro e nem com o discurso do autor.
Fernando Frota
Feb 15, 2018 rated it liked it
Livro de pílulas filosóficas mto boas q fazem refletir bastante sobre a carreira e sobre como se deve encarar seu futuro. Cortella é um excelente orador e isso é notório nos seus textos, mas achei o livro curto.
Rita
Sep 23, 2018 rated it liked it
Um livro com algumas ideias que devemos todos reter acerca do que estamos a fazer profissionalmente.
Se trabalhar toma uma parte tão grande da nossa vida não devia ser depressiva. Por mais procura do que nos faz bem.
Stael Campos
Apr 29, 2018 rated it really liked it
A forma de escrever e muito suave, bom para pensar em como nos comportamos hoje.
Emidia Felipe
Mar 06, 2018 rated it really liked it
Boas reflexões para quem quer pensar um pouco mais sobre o sentido do trabalho, seja como colaborador, empregador ou como facilitador de treinamento corporativo.
Carlos Eduardo
May 06, 2017 rated it it was amazing
Shelves: world
O livro mais parece um desabafo de um amigo, um conselho de um mentor, do que um livro especificamente.

A partir do pressuposto da importância do propósito, Cortella passa por todo o mal e toda a angústia do "funcionário/colaborador médio brasileiro da década de 2010".

É um ótimo livro de cabeceira para qualquer pessoa que trabalhe ou esteja para começar a trabalhar, principalmente se lida com pessoas, desenvolvimento, recrutamento, sucessão.

É um livro, no mínimo divertido, no máximo inspirador.
Ricardo Homsi
Auto-ajuda best-seller é isso: 30% lugares-comuns, 20% desfile de erudição, 20% repetições, 30% convites à reflexão. Os 30% tornam a leitura útil, mas não justificam a compra. (E não entendo como editam um livro caro com quase 50 páginas em branco ou apenas com o nome do capítulo).
Larissa Pierry
Nov 08, 2018 rated it really liked it
Um livro que traz inúmeras discussões em pequenas doses, acredito que os capítulos englobam diversas angústias cotidianas, tanto de pessoas que tem um trabalho formal quanto daquelas que estão em busca de um (e, principalmente, insatisfeitas com um). O conceito de "alienação" no trabalho é um dos mais centrais nessa discussão, quando o sujeito não consegue, por vários motivos, se reconhecer naquilo que faz, acontece um distanciamento entre sujeito e objeto e, como consequência, a automatização ( ...more
Juliana Petito
Jul 01, 2018 rated it it was amazing
This review has been hidden because it contains spoilers. To view it, click here.
Renan Luis
Gosto muito do Cortella, principalmente das entrevistas que ele presta e comentários em seu canal no Youtube. Sobre o livro, tenho que adminitir que me gerava grandes expectativas, e essas foram por parte superadas, nos primeiros capítulos, principalmente pelo autor relacionar conceitos a filósofos, como o caso do da "recusa a alienação" atrelado aos pensamentos de Karl Marx, e a alienação em si ao alemão Hegel.
Apesar de um ínicio promissor, o livro acaba perdendo o encanto nos capítulos de mei
...more
Juliana Leal Conte
Sep 18, 2018 rated it it was ok
Tédio pós extração de siso. Livro perdido no meio da sala da casa da minha mãe. Só sei que li em uma sentada.
Resultado: fuenzinho.

O autor não entra a fundo na questão que propõe no título. Na verdade, ele só fala de alguns comportamentos que são replicados automaticamente em diversos ambientes de trabalho e que gera insatisfação na grande maioria das pessoas. Aquele combo do tipo: odeio segunda-feira", "odeio meu chefe", "por que não tenho reconhecimento em minha função" e blá blá blá.

Enfim. P
...more
Riley Kvothe Sainz
Jun 17, 2018 rated it liked it
Un libro corto, pero, al igual que otros, sirve como manual de referencia. ¿Por qué hacemos lo que hacemos? Es un libro en el que podemos observar aspectos cotidianos de la vida, el trabajo, la escuela, entre otros, así como consejos para librar la batalla del día a día. Cuestiones que se basan en nuestro comportamiento y nuestra percepción de la realidad.

Algunos de los temas que se manejan en el presente libro que también forman parte de su índice son: La importancia del propósito, los lunes,
...more
Fátima Filipa (Mimodoslivros)
Este livro fala-nos da relação que deve existir entre o patrão e o empregado (e até mesmo entre colegas). Deve haver uma relação de cumplicidade porque só assim há produtividade. O livro mostra-nos quando a relação é de insatisfação a má conduta a que leva o trabalho. Porque o patrão precisa do empregado e o empregado precisa do patrão e tem de haver essa humildade e temos de refletir no nosso propósito tanto pessoal como profissional porque cada vez mais recebemos factores externos muito fortes ...more
Daniel
Jul 24, 2017 rated it it was ok
Cortella revela aqui mais seu lado professor didático do que o de filósofo. Mais explica que instiga.

O livro veio com aquela pompa de sucesso das prateleiras, ainda assim com uma expectativa de um conteúdo que possa provocar mudanças e reflexões transformadoras. Não foi o que aconteceu. Tem mais a veia de um expositivo das virtudes e desafios do trabalho moderno do que exerce um papel de desconstruir um olhar esmorecido e promover nova visão do cotidiano.
Mácio Meneses
Sep 25, 2018 rated it it was amazing
Os livros do Cortella são sempre uma delícia de ler. Esse, em especial, é ótimo para quem busca esclarecimentos sobre propósitos e motivação.

Demorei muito para ler esse livro, por minha culpa. Eu estava vivendo uma fase diferente da minha vida e acabei deixando a leitura de lado. Grande erro, a leitura deve ser nossa companheira sempre e constantemente. Só assim temos a esperança de um dia não morrer na completa e absoluta ignorância.
Sergio Felix
Feb 15, 2018 rated it it was amazing
O livro traz uma abordagem bastante reflexiva sobre questões como motivo e propósito, como li com o intuito de enxergar valores relacionados ao mercado de trabalho, caiu como um luva, pois, nas diversas análises, por mais que o autor transcenda o tempo com citações milenares, sempre encara com um ponto de vista prático, exemplos de atitudes vindas para o trabalho, leitura leve, excelente!
Caroline Bastos
Dec 21, 2017 rated it it was ok
Quem sabe eu esperava algo muito diferente desse livro, mas a verdade é que achei muito fraco. Cheio de clichês e no estilo auto-ajuda, certamente não está à altura das palestras que o Cortella profere pessoalmente. Não recomendo, exceto por curiosidades sobre origens de algumas palavras que usamos no dia-a-dia.
Renato de Carvalho
Jul 02, 2019 rated it really liked it
Shelves: lindos-2019
Leitura fácil e rápida, como de costume em todas as obtaso do Cortella. Porém ele não se aprofunda no tema. Os capítulos são curtos e superficiais. Gostaria que houvesse um pouquinho mais elaboração nos pensamentos. Mesmo assim é um ótimo livro!
William Oliveira
Dec 23, 2018 rated it it was amazing
Achei o livro excelente!

O livro fala bastante sobre o propósito, ética e sobre nosso eu interior que nunca paramos para analisar.

Me ajudou a fazer uma ótima reflexão pessoal que mudou o ritmo do meu ano de 2018.
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »

Readers also enjoyed

  • A Vida Que Ninguém Vê
  • Bear
  • A Mesa Voadora
  • Luna Clara & Apolo Onze
  • Turma da Mônica: Lições
  • A Mulher que Escreveu a Bíblia
  • Antes do Baile Verde
  • Ainda estou aqui
  • Rota 66
  • Feminismo em Comum: para Todas, Todes e Todos
  • O Ócio Criativo
  • Getúlio 1930-1945: Do Governo Provisório à Ditadura do Estado Novo (Getúlio #2)
  • Espumas Flutuantes
  • O Escaravelho do Diabo
  • Ostra feliz não faz pérola
  • Até o dia em que o cão morreu
  • The Three Marias
  • Quarenta dias
See similar books…
Mario Sergio Cortella (Londrina, 05 de março de 1954) é um filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciência da Religião e da pós-graduação em Educação (Currículo), além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral e do GVpec da FGV-SP.