Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Lucíola” as Want to Read:
Lucíola
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Lucíola

3.48  ·  Rating details ·  1,803 ratings  ·  31 reviews
- Colecao Grandes Leituras

Lucíola é um romance urbano publicado em 1862, em que José de Alencar critica o Rio de Janeiro imperial e os costumes da sociedade brasileira. Alencar transforma a cortesã de luxo Lucíola, em heroína, esta purifica sua alma com o amor de Paulo, um rapaz do interior que veio para o Rio para conhecer a corte.
Paperback, 176 pages
Published 1999 by L&PM Pocket (first published 1862)
More Details... Edit Details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Lucíola, please sign up.

Be the first to ask a question about Lucíola

Community Reviews

Showing 1-30
Average rating 3.48  · 
Rating details
 ·  1,803 ratings  ·  31 reviews


More filters
 | 
Sort order
Start your review of Lucíola
Paulo Tiago Muliterno
Confesso que ler José de Alencar hoje é complicado, mesmo tendo em mente que o livro é de 1862 e bebe da fonte do romantismo romântico, todo moralista e burguês. Fato é que esse "ismo" está longe de ser o meu favorito, especialmente quando é um romance urbano e veio logo antes de um Machado de Assis.

Falando pessoalmente, se em "Senhora" ele me cativou com uma Aurélia Camargo que coloca (o idiota do) Seixas na "lama" e depois triunfa sobre ele (naquelas, né?), me irritam o moralismo que
...more
Ana  Lelis
Feb 13, 2013 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Shelves: in-portuguese
Wow. I loved this book.
That's the fifth book of José de Alencar that I read. He is an classic author that I really like even though classic books is not my favorite genre. I was very excited to read Lucíola and I didn't get disappointed. I knew the story already but even that way he impressed me. I liked the characters, the quotes, the story and of course the writing.
description
I wanted a different end, but still, I couldn't give less than 5 stars because the writing was so true, palpable, honest that I
...more
Gabriela
Se você é daqueles que não se importa com a prosa do autor, se não se interessa por descrições detalhadas e gosta de história sem sutilezas e com personagens óbvias e transparentes esse livro não é pra você.
Lucíola é um livro que, diferente de muitos escritos mais atuais, conta uma história sem buscar agradar o leitor. Os personagens têm defeitos e cometem erros.
Apesar de muitos aspectos positivos que me encantaram, como o forte mistério dos motivos por trás das ações e falas dos personagens
...more
Manuela Andrade
Sep 25, 2019 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Primeiro livro do José de Alencar que me fez ter algum apego com a história, onde não passei a narrativa inteira me irritando com os personagens. Entretanto ainda tem certos momentos que me incomodaram, porém foi uma história que me comoveu.
Paulo Ribeiro
É difícil avaliar um livro escrito há mais de 150 anos atrás, até porque a minha leitura é feita com um olhar crítico a partir da contemporaneidade... Trata-se aqui de uma obra nacional que marcou história por ter polemizado ao retratar o amor de um homem com uma prostituta e, por esse motivo, reconheço sua importância para a nossa literatura. Esse trabalho de Alencar é simples, mas foi interessante o suficiente para conseguir me manter interessado durante a leitura.

O meu maior problema com o
...more
Guilherme
Jan 30, 2017 rated it liked it
Shelves: owned
É de se esperar que um romance da juventude de qualquer escritor seja ainda imaturo: talvez este seja o caso de "Lucíola". Apesar de ter seus grandes momentos em um discurso em prol da emancipação feminina na imagem da protagonista Lúcia, a narrativa é outrora chã por sua narrativa repetitiva. Diria que talvez a obra seja mais interessante na sua primeira metade e deixa a desejar em sua conclusão, na história de purificação de Lúcia, a dama das camélias brasileira (deixado assim muito claro por ...more
Vodkaquiet
Jul 29, 2019 rated it did not like it
Um dos piores que já li. Não sei se o melhor seria não marcar estrela nenhuma, mas para o bem da estatística, deixo uma aqui.

Fazem muitos anos que eu li, e talvez minha experiência hoje, mais velha, fosse outra, mas eu me recuso a gastar qualquer espaço de tempo com esse livro. Tantos outros para ler, outras coisas para fazer...
Sergio
Mar 27, 2020 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Sublime!
Toda a história é de uma profundidade psicológica em que o patológico vai se desdobrando e mostrando novas voltas e dobras. Você vai mergulhando, catando os fragmentos como se visse por um jogo de espelhos.
Uma grande obra que não sei como pode ser oferecida à alunos escolares. Digo isso, porque não é possível achar mais que enfadonho uma obra deste calibre em idade tenra, não há vivência para compreender tanto em tão pouco.
Apesar de não entrar em minúcias, o livro é extremamente erótico
...more
Camila Vilela De Holanda
Em mais um romance epistolar ambientado em cenário urbano, é muito interessante perceber como Alencar brinca com metáforas, sagrados, profanos e alteridade nessa obra. Além do mais, ele estava certo: é impossível não amar sua heroína ao conhecê-la - paradoxalmente - na impossibilidade da palavra escrita.
Deborah Borges
This review has been hidden because it contains spoilers. To view it, click here.
Carine
Nov 10, 2019 rated it it was amazing
Li uma edição de capa vermelha. AMO
Clayton da Silva
Aug 14, 2019 rated it really liked it
Shelves: tenho, livros-lidos
O livro é um clássico muito boa leitura.
Joao Paulo
Oct 21, 2019 rated it it was ok
Shelves: facul
Romance burguês
Marina
Jul 05, 2018 rated it liked it
Shelves: class, women, owned
3.5/5
Flavius
Uh, o livro tem seus momentos

Tem partes em que eu acharia melhor ler uma fanfic(honestamente, parece uma) mas o final não é nada mal
Heli
Mar 13, 2019 rated it it was amazing
Me surpreendeu.
Bela Mielczarski
Jul 05, 2017 rated it it was ok
Meh
Tiago Beserra
Mar 11, 2020 rated it really liked it
3.5 estrelas
Ana Beatriz Rausse
Jul 16, 2014 rated it it was amazing
Shelves: five-stars-books
Sou apaixonada por tudo do José de Alencar. É um estilo de escrita que não busca agradar quem está lendo, tentando encaixar a história de forma que vá te convencer a gostar dele. Lucila é de longe meu livro preferido do autor, devido a complexidade da personagem principal, que é uma cortesã vivendo em um contexto social de muito preconceito e segregação social. Ao longo da leitura, a personagem principal passa de uma mulher fria e fatal para uma mulher insegura e apaixonada, o que a torna mais ...more
Rosivaldo Alves
Nov 05, 2016 rated it really liked it  ·  review of another edition
Como um escritor altamente conservador narra, para um público também conservador, uma história carregada de sensualidade e erotismo, e ainda se permite rechaçar qualquer acusação de libertinagem?

Simples: pegue uma mulher pra heroína, faça-a parecer pura de alma, embora corrompida em seu corpo, e dê a ela o único final capaz de manter respeitável sua história.

Qualquer semelhança com "Uma Linda Mulher" e "La Traviata" não é mera coincidência. Parece que o inconsciente coletivo adora a ideia de
...more
Laura
Alencar apresenta, em 'Lucíola', uma crítica de costumes do Rio de Janeiro, durante o Segundo Império. Essa obra representa, por isso, um marco da ficção urbana de Alencar. Um dos mais polêmicos de seus romances, Lucíola conta a história de um jovem de família tradicional que se apaixona por uma ex-prostituta.
Marconi SF
May 12, 2015 rated it it was amazing
O livro tem um bom começo. Da metade para frente ele fica cada vez mais interessante, de forma espetacular. Li as últimas 60 páginas de uma só vez pois não pude parar. Este é um livro pra guardar na memória, e refletir, e refletir e refletir.
Paula Savioli
Sep 19, 2008 rated it liked it  ·  review of another edition
Recommended to Paula by: Brasilian literature class
It was better than I thought it would. It made me rethink why I disliked José de Alencar since my school time. I wanted to hit Lucia in the final chapters for she irritated me being so stubborn, but I liked the book and its plot caught me a bit.
Kennad Ribeiro
Apr 22, 2015 rated it it was amazing
É de uma prosa tão detalhista, ostentação abusiva e constante dos trajes linguísticos; aqui estou, munido de dicionário, esse impertinente mas, necessário.
Suellen Almeida
Jul 06, 2011 rated it did not like it
Booooring!
Marcela Madruga
Oct 08, 2014 rated it really liked it
Really engaging and as I read the story I felt I was part of the time the characters were living in.
Brener Leopoldino
Jun 10, 2014 rated it it was amazing
Definitivamente uma obra prima da literatura nacional. Me arrancou as mais sinceras lágrimas e a vontade de o fazer conhecido por todos aqueles que estão próximos a mim.
Beatriz
Jul 08, 2012 rated it it was ok
Sabe o tipo de livro que você lê e não faz a menor diferença na sua vida? Então.
Daiza Gonçalves
Mar 26, 2014 rated it it was amazing
Eu simplesmente amo esse livro. Ele é daqueles que prende a atenção do leitor, Alencar como sempre fez um belissímo trabalho!
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »

Readers also enjoyed

  • Dom Casmurro
  • A Moreninha
  • O Cortiço
  • Memórias póstumas de Brás Cubas
  • Vidas Secas
  • Memórias de um Sargento de Milícias
  • Noite na Taverna
  • O Alienista
  • O Triste Fim de Policarpo Quaresma
  • Quincas Borba
  • Macunaíma
  • Capitães da Areia
  • O Primo Basílio
  • Helena
  • Auto da Barca do Inferno
  • Esau and Jacob
  • Auto da Compadecida
  • Inocência
See similar books…
146 followers
José Martiniano de Alencar was a Brazilian lawyer, politician, orator, novelist and dramatist. He is one of the most famous writers of the first generation of Brazilian Romanticism, writing historical, regionalist and Indianist romances being the most famous The Guarani. He wrote some works under pen name Erasmo.
He is patron of the 23rd chair of the Brazilian Academy of Letters.

José de Alencar
...more

Related Articles

Some people love books. Some people fall in love. And some people fall in love with books about falling in love. Every month our team sorts thro...
57 likes · 13 comments
No trivia or quizzes yet. Add some now »
“ Quem conhece o fio misterioso que leva o pensamento através do labirinto do passado à uma lembrança remota? ” 1 likes
“Há nos cabelos da pessoa que se ama não sei que fluido misterioso, que comunica com o nosso espírito.” 1 likes
More quotes…