As Lendas de Dandara é um livro que mistura ficção, história e um toque de fantasia, onde são narrados dez contos sobre a guerreira quilombola Dandara dos Palmares, companheira de Zumbi dos Palmares. Escrito pela autora feminista Jarid Arraes e ilustrado por Aline Valek, o livro conta sobre a vida de Dandara desde o seu nascimento, explicando sua origem, suas conquistas e suas lutas.
Com muita aventura, suspense, acontecimentos sobrenaturais e até um pouco de romance, a autora conta de uma maneira mágica a forma como Dandara, desde sua infância, fez feitos dignos de uma lenda.
Os contos são inspirados em fatos reais da história do Brasil e valorizam a cultura afrobrasileira e a memória de Dandara, tão frequentemente esquecida da historiografia oficial e cuja existência é cercada de controvérsias. Devido a escassez de dados oficiais a seu respeito, a autora sentiu a necessidade de criar narrativas que pudessem inspirar os leitores e espalhar a imagem de uma guerreira negra forte, heroica e protagonista da própria história.
Embora seja voltado para o público adulto e adolescente, As Lendas de Dandara oferece um material inédito para os jovens e pode ser lido para crianças com a mediação de um adulto responsável, por tratar de temas de violência como o tráfico humano e a escravidão.
Nascida em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (CE), em 12 de Fevereiro de 1991, Jarid Arraes é escritora, cordelista, poeta e autora do premiado “Redemoinho em dia quente", vencedor do APCA de Literatura na Categoria Contos, e dos livros “Um buraco com meu nome", “As Lendas de Dandara” e “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis". Atualmente vive em São Paulo (SP), onde criou o Clube da Escrita Para Mulheres e tem mais de 70 títulos publicados em Literatura de Cordel.
QUE ABSURDO DE LIVRO GOSTOSO DE LER!!!! Agora estou na correria da FLIPOP, mas assim que passar vou falar mais sobre esse livro que deveria estar em todas as escolas como paradidático.
Meu primeiro contato com o trabalho da Jarid não poderia ter sido melhor. Bem narrado, leve considerando o tema, com uma voz que te carrega ao longo da história. Um livro que teria um impacto e tanto se trabalhado em escolas.
No começo fiquei meio com o pé atrás porque ele é muito curtinho, achei que ia ser uma pegada mais biográfica. Mas na real ele é um livro bem infantil, que separa a vida de Dandara em pequenos contos, como se fossem ~lendas mesmo. É tipo uma coletânea de contos de fada, em que cada capítulo é um recorte na vida dela. Achei bem legal o conceito mesmo, e a narrativa é super rápida. Eu acho que esse livro tinha que virar leitura obrigatória nas escolas pras crianças de 4º/5º ano, porque além de contar uma perspectiva que a gente infelizmente não vê muito, ele também ensina. Acho importante as crianças começarem a aprender sobre o que realmente foi a escravidão pro nosso país (e não do ponto de vista de uma pessoa branca amenizando a coisa toda). A Jarid conta uma boa história sem deixar de contar as partes horríveis também, e em nenhum momento deixamos de ver que a Dandara está lá para libertar seus irmãos.
Enfim, achei uma leitura super boa e muito importante, e as ilustrações e as edições são lindas. Recomendo muito.
Ameeeeeeeei! Eu já tava animadíssima pra ler esse livro e a narrativa da Jarid me encantou logo de cara! Com uma pegada bem próxima da oralidade, mas sem deixar de lado o tom poético, a escrita da autora vai te prendendo e você não consegue largar o livro antes de terminar. E tanto as lendas que ela escolheu retratar, como a forma que isso foi feito, foi algo que me deixou bastante satisfeita com essa leitura. Sem contar, é claro, do quão importante é ter uma obra como essa, dedicada para uma mulher tão importante como Dandara. Uma leitura mais do que recomendada!
Gostei bastante de As lendas de Dandara! A prosa do livro é quase oral e muito bonita e o ritmo é exatamente o de uma lenda, o que é ótimo - mas, por isso mesmo, em certos momentos eu senti falta de um desenvolvimento maior da relação entre os personagens, apesar do livro estar cumprindo aquilo que promete.
A Jarrid também é muito feliz ao dar uma origem mítica a Dandara e ao mostrar a relação da sua personagem principal não só com as suas duas mães, tanto a orixá quanto a humana, como também com outras mulheres (desde as que são ajudadas por ela até as que são inspiradas por ela) e com os homens de Palmares, incluindo aí Zumbi, e os homens brancos. A força da Dandara é inspiradora e foi muito bonito ver isso em ação o tempo todo, desde que ela era uma criança.
Resumindo, eu amei essa versão em lenda da história da Dandara, tão forte em vários sentidos, e recomendo essa leitura pra todo mundo.
Que livro fantástico. As ilustrações são lindas, mas as histórias são muito mais! São vários pequenos contos da vida de Dandara, mítica guerreira do Quilombo dos Palmares e representada no livro como filha de Oyá. São histórias que falam de vários tipos diferentes de força, desde a força da guerreira até a força da mãe. Eu adorei.
A verdade é que infelizmente temos muito pouco informação a respeito de Dandara, alguns até duvidam de sua existência. Assim, Jarid tomou pra si a missão de criar lendas em torno dessa figura, e fez esse trabalho lindamente.
O livro traz a vida imaginada de Dandara, desde seu nascimento, como mulher livre, seu crescimento como guerreira, seu amor por Zumbi, suas batalhas e sua morte.
L' auteure a imaginé ce qu'aurait pu être la vie de Dandara, résistante/guerrière africaine. Elle a résisté toute sa vie contre l'esclavage mais on n'a pas beaucoup d'infos sur elle. Forcément cela m'a fait pensé à Moi Tituba sorcière mais pour moi ce livre est clairement jeunesse car il me fait penser à un conte/légende
Amé el libro! Prosa sencilla, pero cautivante. Se puede aprender de forma leve y encantadora sobre una mujer que hasta se dice es mito, sin embargo tiene una historia que vale la pena ser contada