Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “O Vilarejo” as Want to Read:
O Vilarejo
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

O Vilarejo

by
4.15  ·  Rating details ·  1,062 ratings  ·  138 reviews
Ilustrações coloridas dão vida a romance com elementos de horror gótico e suspense

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos morad
...more
Paperback, 109 pages
Published August 25th 2015 by Suma de Letras
More Details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about O Vilarejo, please sign up.

Be the first to ask a question about O Vilarejo

Community Reviews

Showing 1-30
4.15  · 
Rating details
 ·  1,062 ratings  ·  138 reviews


Filter
 | 
Sort order
Victor Almeida
Feb 12, 2016 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Shelves: read-in-2016, tenho
Nunca fui fã de livros de contos, mas esse aqui, sem dúvidas, se tornou uma exceção. Ele me conquistou de uma forma surpreendente, e a leitura me imergiu desde o início. Raphael Montes é um autor muito FODA, vamos todos admitir isso, ok?

A forma como todos os contos vão e voltam no tempo e também se conectam, formando uma história linear na sua cabeça, é genial. Ah, se todos os livros de contos fossem bons assim...

No fim não houve nenhum que deixou de me surpreender - gostei de todos. Claro que u
...more
Paulo Ratz
Jan 08, 2017 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Shelves: favorites
Minha segunda leitura do Raphael e essa foi CERTEIRA. Eu fiquei impressionado na riqueza da escrita, além dessa edição fantástica, super ilustrada.

São 7 histórias girando em torno de pecados capitais, cada uma mais violenta que a outra, mas que se interliga e você vai ganhando essas peças do quebra cabeça aos poucos pra que dentro da sua cabeça você entenda melhor o vilarejo que é retratado.

Maravilhoso de verdade, com certeza um dos melhores livros nacionais que eu já li.

PS: é um conto, tem 90
...more
Vitor Martins
Adorei essa leitura! Os sete contos de horror (cada um sobre um pecado capital) foram do tamanho certo e se interligam de uma maneira muito interessante.
Gostei bastante de toda a história criada pelo autor pra explicar a existência do Vilarejo e o desfecho do livro atentendeu 100% às minhas expectativas!

Gostei de como os contos exploram a crueldade humana e de como a escrita do Raphael Montes é curta, direta e sórdida. Com certeza quero ler mais livros do autor!
João Barradas
Oct 07, 2017 rated it it was amazing
Quando uma pacata aldeia de um recatado país, perdido na Europa de Leste, se vê submersa numa névoa ofuscante de fome, frio e guerra, não será difícil de imaginar que, numa irracional luta bestial pela sobrevivência, os seus habitantes tropecem nos pecados que, quais pedras, calceteiam os caminho da perdição.
São assim relatadas sete histórias sobre determinados habitantes desse lugarejo que poderão ser lidos em qualquer ordem, segundo o autor, embora eu sugira uma: 3.ª, 2.ª, 4.ª, 6.ª, 1.ª, 5.ª e
...more
Carla
Jul 28, 2016 rated it really liked it  ·  review of another edition
Apanhada desprevenida pela qualidade deste livro, resta-me apenas prevenir os leitores mais impressionáveis para os horrores nele contidos. Nada fáceis de "digerir".

(Chegar à última página deste livro já depois das 3 da manhã, deixou-me acordada quase até amanhecer...)
Shirlei
Dec 29, 2015 rated it really liked it
So, I've read "O vilarejo" by Raphael Montes...

I have never lost my sleep because of a book before this one. I've read horror, thriller, romance and a lot of different kinds of books and I always could sleep peacefully after that. Sometimes I would go to bed, thinking and making comparisons with other books or other things that I saw but, eventually, the sleep would come... But NOT this! No, sire! I couldn't sleep a wink after reading it!

It's a short book with seven short horror tales about a vi
...more
Ana Carolina Maciel
Jan 11, 2016 rated it really liked it  ·  review of another edition
Shelves: ebook
Um livro bastante coeso com um ambiente muito arrepiante. A forma como os eventos foram contados levaram-me mesmo a imaginar o tal vilarejo e os seus moradores como reais e é assim que, perturbadores, permanecem na minha mente.

Gostei muito das histórias e da forma como acabavam por se interligar, acho apenas que a justificação final poderia ter sido um pouco menos previsível e mais elaborada!
FLAMES (Mariana Oliveira & Roberta Frontini)
"Neste livro percebemos a degradação a que o Ser Humano pode chegar quando confrontado com a adversidade e como aquilo que temos por valores morais pode desaparecer num ápice assim que as dificuldades surjam. A essência do Homem naquilo que ele pode ter de pior está perfeitamente retratada nesta obra."

Opinião completa no blogue: http://flamesmr.blogspot.pt/2017/10/l...
Victor Piacenti
Aug 26, 2015 rated it really liked it
As histórias são curtinhas e interessantes, os fãs de horror vão adorar. Tem muito sangue, violência, escatologia e um final que liga todas as histórias de uma maneira inesperada e bem
criativa. Vale a leitura ;)
Raquel Silva
Dec 02, 2017 rated it really liked it
A forma como todos os contos estão interligados está muito bem conseguida. A escrita do autor é fantástica!!
khordofon
Dec 31, 2016 rated it did not like it  ·  review of another edition
Antigamente eu não sabia o que diziam com "esse livro é ótimo! Ele é tão ruim que eu ri muito durante a leitura!" porque pra mim algo ruim assim só daria desgosto, mas esse é ruim a nível de que me fez rir bastante mesmo

Pontos especiais:

- O Diabo faz Crítica Social Foda
- Segundo o autor, dá pra confundir polonês (alfabeto latino) e russo (cirílico)
- Aparentemente é OK esconder informações do leitor se for pra ~entregar o final~
- Não é uma arma de Tchekhov, é uma Estrela da Morte que o autor quer
...more
Ema
Apr 09, 2017 rated it it was amazing
Shelves: e-book
Na minha opinião, o melhor é ler o livro sem saber muito sobre ele, por isso, não me vou alongar. Já queria ler alguma coisa do autor há bastante tempo e peguei neste livro porque não me apetecia ler nada do que tinha em mãos. E foi uma leitura fantástica! O livro é composto por sete contos de violência e terror que se interligam entre si e que, no fim, funcionam muito bem como uma história só. Gostei bastante desse aspecto. Mas a minha parte preferida é a explicação que o autor dá para a histór ...more
Ricardo Borgo
Feb 18, 2018 rated it it was amazing
SENSACIONAL!

Só havia lido 'Dias Perfeitos' do Raphael e fiquei com curiosidade pra ler os outros livros do moço. Esse livro é super curtinho, são 7 contos e eles são 'creepies' d+, mas a escrita tá tão maravilhosa que Meu Deus. Que coisa boa ver um material brasileiro de qualidade assim!
Ângela
May 01, 2017 rated it really liked it
Identifiquei em muitas pessoas deste vilarejo uma propensão ao pecado. Como um reflexo do mundo, este lugar reunia toda a sorte de pessoas mesquinhas e lamentáveis de que sempre me orgulhei.
— Quem é você?
— Perceba, Anatole, que nunca inseri o pecado ou o mal nas pessoas. O mal já estava lá. Eu apenas o potencializei.


Que livro macabro e assustador! Muito bem conseguido, muito bem escrito, cheio de acção e personagens incrivelmente bizarras. E o final... de cortar a respiração!
Maria
Dec 26, 2017 rated it really liked it
Jose
Jan 19, 2016 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Este livro foi-me recomendado pessoalmente pela Joca... e adorei! Foi uma leitura fenomenal!
São sete pequenas histórias, sete pequenas histórias obscuras e macabras e aparentemente independentes entre si, que pouco a pouco dão vida a este Vilarejo e aos seus habitantes.
Evalunasylva
Aug 29, 2018 rated it it was amazing
Shelves: plne, 2018, contos, terror
Que mente retorcida tem este autor. Adoro!
Quero ler os restantes já!
Gabriela Otremba
[3,5]
Bárbara Miranda
Acho que medo é uma palavra pequena para o que eu estou sentindo agora. Que livro sensacional!
Wesley Pasheco
Mar 20, 2018 rated it it was amazing
O Vilarejo pode ser um curto livro sobre histórias de terror e tendo como base os pecados capitais, mas ele mais do que isso, é sobre as inclinações das pessoas e em como elas estão mais suscetíveis a desgraça humana.
Nesse incrível cenário de inverno e ruelas Raphael Montes me deixou arrepiado (literalmente) até a última página. Ler em e-book foi uma experiência até boa, porque com toda certeza eu ia dar aquela espiada na última página e estragar a surpresa.
Mariana
Oct 20, 2017 rated it really liked it
É muito interessante como cada conto é uma história por si só mas todos eles acabam por estar interligados. Gostei muito da imaginação do autor que criou personagens tão diferentes entre si mas todas elas com um lado negro. O toque final que surge no posfácio foi muito bem conseguido e interessante!
Gabriel Romio
Jan 05, 2019 rated it it was amazing
This review has been hidden because it contains spoilers. To view it, click here.
Fellipe Moscardini
Oct 09, 2015 rated it did not like it
Apesar de ter gostado bastante de "Dias Perfeitos " sinto que o mais novo livro de Raphael Montes não passa de uma terrível decepção.
"O Vilarejo" possui uma estrutura narrativa interessante que poderia ter tido potencial mas que é desperdiçada em uma narrativa cheia de clichês. Não há desenvolvimento de personagens e em nenhum momento me importei com o que iria acontecer com eles. Me parece que Montes só se importou em matá-los das formas mais grotescas e violentas (típicas de uma versão trash
...more
Henri Neto
Nov 08, 2015 rated it really liked it
Li o novo livro de Raphael Montes, "O Vilarejo'', em apenas um dia e... Realmente ainda não sei o que pensar sobre esta antologia. Nem o que sentir. Bem, talvez uma coisa é certa: eu tive nojo de algumas cenas, com toda a certeza. Em dois momentos eu tive ânsias de vômito reais, e até o momento me considerava um estômago forte - ao menos com livros. Mas não tem como não ser afetado pelas histórias do volume.

Em sete contos, um para cada pecado capital, o autor nos apresenta ao PIOR do ser humano
...more
Cristiana de Sousa
Jan 16, 2017 rated it really liked it
4.5⭐
Que leitura mais wow! Fantástico! Queria mais! As histórias são tão macabras e nojentas mas ao mesmo tempo tão prazerosas de serem lidas. Gostei muito da escrita do autor e fiquei sem dúvida com ainda mais curiosidade em ler as outras obras dele. O que mais me impressionou foi a ligação que cada conto tinha com os restantes. A ideia de cada conto corresponder a um pecado capital também foi muito bem conseguida. E o final foi soberbo. O único senão foi mesmo ter me sabido a pouco. Adorei e re
...more
Rovena
Sep 21, 2015 rated it really liked it
resenha em breve na Revista Pólen
Tânia Tanocas
Oct 06, 2015 rated it really liked it
Shelves: 2015
Opinião em breve... ;)
zoni
Feb 07, 2018 rated it liked it
Shelves: 2018
Esse foi o meu primeiro contato com o Raphael, e me sinto satisfeito, senti nojo, repulsa, desconforto, choque e uma sensação de horror desesperadora. Os contos narrados são sombrios, gelados e viscerais. Logo no prefácio o autor nos diz de uma forma convincente que ele apenas traduziu os textos que chegaram até ele de forma inusitada, basta a você acreditar ou não.
⠀⠀
A trama se passa em um pequeno vilarejo em algum lugar do leste da Europa, é um lugar frio, pobre e esquecido pelo mundo. A cada c
...more
Celia Rabelo
Nov 23, 2017 rated it it was amazing
Mais um livro sensacional do grande autor nacional Raphael Montes. Pela primeira vez o autor participa do início e do final da história, dando ao livro um caráter de "realidade", muito embora, seja ficcional. Tudo começa quando Raphael recebe um telefonema de um sebo pedindo que ele fosse até lá dar uma olhada em alguns livros interessantes e antigos que acabaram de chegar. Na pilha, Raphael se depara com um caderno de couro em um idioma desconhecido, ele se interessa pelas ilustrações e procura ...more
Maria Marcela
May 24, 2017 rated it really liked it
Meu primeiro Raphael Montes. Sempre tive vontade de ler as obras dele, mas sempre me faltou tempo (e vergonha na cara) de colocá-lo na pilha dos livros para ler. Comecei com esse por ser um livro de contos, curtinho, e com o adicional de serem contos interligados entre si (o que sinto falta em livros de contos).
Eu simplesmente não conseguia largar o Kindle depois que comecei. Andei na rua lendo, li no ônibus, li no trabalho. Li em todos os lugares até esgotá-lo. Muito bom mesmo
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »
  • Faça amor, não faça jogo
  • Feliz Ano Novo
  • O sorriso da hiena
  • Lobo de Rua (A Galeria Creta, #0.5)
  • A Mulher que Escreveu a Bíblia
  • Nu, de Botas
  • Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século
  • Antes do Baile Verde
  • Fim
  • De:Tales : Stories from Urban Brazil
  • Noites Tropicais: Solos, Improvisos e Memórias Musicais
  • Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios
  • Suor
  • One Two
  • Cemitérios de Dragões
  • Flicts
  • A Arte de Produzir Efeito Sem Causa
  • Comédias para se Ler na Escola
316 followers
Lawyer and writer Raphael Montes was born in 1990, in Rio de Janeiro. His short stories have been published in several mystery anthologies, as well as magazines.

At the age of 20, he impressed critics and public alike with Roulette (Editora Benvirá), an action-packed crime novel that was a finalist in the 2010 Benvirá Literature Prize, the Brazilian National Library’s 2012 Machado de Assis Prize an
...more
No trivia or quizzes yet. Add some now »