Desenvolver software não é fácil. Há sempre demandas de novas funcionalidades a serem desenvolvidas e de alterações nas funcionalidades já existentes. Por isso, uma das preocupações nos projetos é manter um histórico de evolução do código fonte, facilitando o trabalho de desfazer algumas dessas alterações caso seja necessário. Além disso, como geralmente trabalhamos em equipe, outra preocupação é sobre como integrar o trabalho entre os membros da equipe. Diversos problemas relacionados com essas preocupações podem acontecer durante o desenvolvimento de um software, e para evitá-los é essencial a utilização de uma ferramenta de controle de versão. O Git é uma dessas ferramentas de controle de versão. Foi criado em 2005 por Linus Torvalds, o criador do Linux, e hoje é uma das ferramentas de controle de versão mais utilizadas nos projetos de desenvolvimento de software, por ser mais rápido e eficiente do que as outras ferramentas tradicionais, como CVS e SVN. Já o GitHub é um serviço web que nos permite hospedar repositórios de projetos que utilizam o Git, facilitando assim o trabalho em equipe e a colaboração com projetos open source. Neste livro, Alexandre Aquiles e Rodrigo Ferreira mostrarāo como utilizar o Git para controlar as versões do seu projeto. Serão ensinados comandos para criação de repositórios, trabalho local e remoto, branches, tags, conflitos, dentre outros assuntos. Além disso, será ensinado como criar uma conta no GitHub e utilizá-la para hospedar seus repositórios.
Se você quer aprender a utilizar o Git para realizar seu trabalho, não perca seu tempo com artigos na internet ou tutoriais no YouTube. Apenas leia este livro e você saberá tudo o que necessita para trabalhar com esta maravilhosa ferramenta de controle de versões.
Uma boa introdução para iniciantes. Vai aprender todo o básico que precisa para realizar contribuições em projetos pequenos e grandes. Se você já utiliza git no trabalho não vai aprender muita coisa nova.
Um bom livro para quem está iniciando em Git/Github. Gostaria que tivessem mais exemplos de boas práticas, porém foi o suficiente para minha necessidade neste momento.