Jump to ratings and reviews
Rate this book

Contra o Cristianismo - A ONU e a União Européia como Nova Ideologia

Rate this book
Um olhar, ainda que seja parcial, sobre tudo o que está acontecendo, faz descobrir um mundo que, inclusive por medo do fundamentalismo islâmico, parece querer substituir toda tradição religiosa por uma ética laica fundada nos direitos humanos, concebidos como negociáveis ou modificáveis. É uma ética que tende a se configurar como religião, que compreende e supera todas as demais, e que deveria garantir o progresso universal e a convivência pacífica de qualquer forma
de diversidade.

No entanto, a própria recusa em mencionar as raízes cristãs do Velho Continente na Constituição Européia é um sintoma inquietante de uma situação muito generalizada sobre a condição dos direitos humanos, esses mesmos direitos aos quais todas as organizações internacionais fazem referência, mas que, ao longo dos anos, foram perdendo sua característica originária de código ético e também o seu vínculo com a Revelação judaico-cristã.

Pouco a pouco os direitos humanos se converteram na base ideológica de um relativismo totalitário que busca eliminar toda e qualquer referência a um direito natural. Ergue-se, assim, uma espécie de religião laica, sem um fundamento superior ao qual se possa recorrer em caso de conflitos. Insinua-se como fundamentada em si mesma para estabelecer as normas de organização de uma nova consciência coletiva que, carente de valores sólidos, é sempre modificada. conforme as oportunidades e conveniências.

252 pages, Paperback

First published June 15, 2005

4 people are currently reading
36 people want to read

About the author

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
3 (25%)
4 stars
3 (25%)
3 stars
2 (16%)
2 stars
3 (25%)
1 star
1 (8%)
Displaying 1 - 5 of 5 reviews
191 reviews8 followers
February 26, 2020
Embora seja perfeitamente legítimo expor a maneira como, hoje em dia, o cristianismo vem sendo substituído gradativamente por uma crença esquerdista nos "direitos humanos", a leitura deste livro desapontou-me muito. Depois de consultar o índice no início do livro, a minha curiosidade foi imediatamente despertada. Iriam ser abordados todos os temas ainda pertinentes hoje, da questão do género ao aborto e ao controle de nascimento.
Na verdade, apesar de que seria bastante fácil argumentar a favor de uma reorientação rumo às convicções cristãs tradicionais, as autoras permanecem estranhamente superficiais em abordar os temas. Basicamente referem várias maneiras de como o enfoque vinha se orientando cada vez mais na direção de uma crença esquerdista (nomeadamente nas organizações internacionais, tal como a UE ou a ONU), sem argumentar porque tal ou tal medida é incompatível com convicções cristãs. Mal se encontram argumentos para invalidar as abordagens predominantes.
É verdade que se referem muitos factos, sobretudo históricos, p. ex. sobre organizações a favor do aborto que vão operando no mundo desde há décadas. Também há um anexo bem informativo sobre o posicionamento da UE e sobre Margaret Sanger, expoente do movimento abortista e declarada eugenista.
Contudo, este livro falta de coesão e não apresenta muitos argumentos que abordem as várias questões em si. Trata-se antes de uma compilação de pontos de vista de múltiplos agentes a favor de uma desmantelação da influência cristã em várias áreas.
A leitura pode ser interessante para alguém que gostava de aproveitar as várias fontes das autoras, que deveriam ser elucidativas.
Profile Image for Kezscribe.
461 reviews24 followers
December 21, 2023
A questão ONU e as novas ideologias é fascinante e tem potencial para ser amplamente discutida, principalmente em relação aos tais “direitos reprodutivos”. No entanto, a abordagem foi extremamente superficial. Além das diversas camadas de interesses que permeiam as pautas dos “direitos reprodutivos”, poderiam ter discutido por que a religião civil é tão opositora aos valores cristãos. As autoras escolheram apenas citar os problemas vagamente.
Profile Image for Luana Cavalcanti.
240 reviews3 followers
September 18, 2025
4.5/5
É um livro um muito bom mas é muito denso. E tem mais de 10 anos que foi publicado aqui no Brasil. Contém muitas informações.
A bibliografia é muito boa.
Vou procurar mais livros dessas autoras para ler. Tenho interesse principalmente pela Lucetta Scaraffia. Infelizmente não leio italiano (ainda).
Profile Image for Marcio Atz.
37 reviews2 followers
February 16, 2016
As autoras trazem uma visão interessantíssima sobre a postura claramente refratária ao cristianismo por parte da ONU e da UE. Suas entidades associadas com seus programas que avançam ao sabor dos grupos de pressão, minorias organizadas que frequentemente instrumentalizam e loteiam organizações e governos para servir interesses de seus gestores profissionais. Obra extremamente bem documentada, leitura essencial àqueles que buscam conhecer a realidade por baixo da superfície aparente destas organizações globalistas que se converteram em arenas de disputas de interesses menores por funcionários públicos globais.
Displaying 1 - 5 of 5 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.