Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Quem Disser o Contrário É Porque Tem Razão” as Want to Read:
Quem Disser o Contrário É Porque Tem Razão
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Quem Disser o Contrário É Porque Tem Razão

4.20  ·  Rating details ·  164 ratings  ·  24 reviews
Obra Vencedora do Prémio P.E.N. Clube Português Ensaio 2015

Ser escritor. O texto ficcional. Dilemas, enigmas e perplexidades do ofício. No vale das contrariedades. Nada do que parece é. O «assertivismo» é um charlatanismo. A valsa dança-se aos pares: escrita e leitura, autor e leitor, personagem e acção, causalidade e verosimilhança, contar e mostrar, o dentro e o fora, a
...more
Paperback, 276 pages
Published October 2014 by Porto Editora
More Details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Quem Disser o Contrário É Porque Tem Razão, please sign up.

Be the first to ask a question about Quem Disser o Contrário É Porque Tem Razão

Community Reviews

Showing 1-30
4.20  · 
Rating details
 ·  164 ratings  ·  24 reviews


Filter
 | 
Sort order
Teresa
May 04, 2016 rated it really liked it
Este ensaio é um excelente livro de estudo para o potencial escritor. Para o simples leitor é muito interessante para recordar obras já lidas, estimulando a vontade de as reler, ou como incentivo a novas leituras.
Se me enquadrasse na primeira opção, certamente o classificaria com cinco estrelas; assim, e porque saltei alguns parágrafos muito técnicos, retiro-lhe uma.

Quatro conselhos de Mário de Carvalho que aproveitei neste livro:

1. Conselho ao futuro escritor
"Leia muito, leia por gosto, leia p
...more
Paulo Hora
Dec 21, 2014 rated it it was amazing
Exatamente um ano depois, decidi reler este livro para relembrar alguns conceitos e captá-los com os olhos gastos da leitura de muitas linhas (e escrita de algumas) em 2015.

É uma obra nada pretensiosa, que poderá ser imensamente útil para escritores e aspirantes a tal, mas também será com grande deleite que os fãs de literatura poderão ler excertos de obras marcantes da nossa história, pois o livro tem vários trechos para exemplificar a mensagem do autor. Além disso tem imensas referências para
...more
João
Nov 28, 2014 rated it really liked it
Shelves: non-fiction
Excelente! Cheguei ao também excelente Estilística da Língua Portuguesa de Rodrigues Lapa por referência contida neste livro de Mário de Carvalho. Mas enquanto a "Estilística" se debruça sobre a elegância da escrita e o bem escrever, este "Quem Disser o Contrário" é complementar e mais abrangente, aconselhando o candidato a escritor não só sobre o estilo, mas também sobre o começar a escrever, os elementos basilares do romance, o evitar ou superar bloqueios, o procurar inspiração e muito mais.
C
...more
Célia Machado
Uma obra que recordarei sempre que necessite de escrever não importa o quê. Duas coisas percebi com clareza : poucos se comparam a Mário de Carvalho em originalidade e engenho; também que de parcos dotes me fadaram, pois nenhuma das virtudes me coube em sorte!
Não adquiri o livro com o propósito de me aventurar pelos difíceis trilhos da escrita de ficção. Fi-lo por desfastio. Por ser única, sedutora e jovial cada frase sua. Inesperadas as combinações de palavras, labor demorado, respeitinho pelo
...more
Márcia Balsas
Feb 01, 2015 rated it it was amazing
Shelves: 2015
Um livro que li como quem vai à escola, cumpre os horários das aulas, e estuda. Com prazer. Deliciei-me com estes ensinamentos em tom leve e divertido, com uma abordagem, por vezes irónica, de temas pertinentes para quem quer, sonha, ou deseja escrever um livro. Ou para todos aqueles que, simplesmente adoram livros, e queiram fazer uma viagem pelo que possa ser a construção de histórias, personagens, escolha de palavras, e caminhos a evitar para chegar, esgotado mas feliz, ao fim. Ao livro.
Na ve
...more
Carolina Guimarães
Dec 19, 2014 rated it really liked it
Nunca escrevo nos livros. Mas quando comecei a ler a obra mais recente de Mário de Carvalho apercebi-me que ia ser uma espécie de bíblia da escrita, com inúmeras dicas que queria aproveitar, sublinhar e escrevinhar. E por isso este é um dos poucos livros que tenho que está riscado, com notas e muitos sublinhados, porque acho que o vou abrir muitas vezes ao longo dos anos.
Claro que isto só pode ser um bom sinal. Este "Quem disser o contrário é que tem razão" é claramente escrito para quem quer es
...more
Raquel
Apr 03, 2015 rated it really liked it
Há a escrita de ficção e a escrita sobre a escrita de ficção. Mário de Carvalho salta dos romances para a escrita dita 'criativa', como se estivesse em frente a uma máquina de escrever a escrever, em lugar de mais um romance, sobre como escreve estes romances, as suas personagens, as histórias mirabolantes, os truques que usa. Um guia bastante prático e totalmente despretensioso que nos prende de capítulo para capítulo.

em http://leiturasmarginais.blogspot.pt/...
Pequete
May 07, 2016 rated it really liked it
Shelves: emprestados
Nunca pensei que um livro sobre escrita pudesse ser tão interessante, divertido e difícil de interromper, mesmo para alguém como eu, que não escreve nem tem qualquer intenção de se vir a dedicar a essa atividade. Para além de tudo isto, ainda cheguei ao fim com uma enorme lista de livros e autores para acrescentar à minha wishlist, o que sabe sempre tão bem!
Ricardo
Apr 17, 2019 rated it really liked it  ·  review of another edition
Não só um guia prático de escrita mas também um guia de leitura crítica.
Rui
Nov 10, 2014 rated it really liked it
Poucos livros me deram tanto prazer ler nos últimos tempos. Trata-se de um livro de conselhos destinado ao aspirante a escritor,com muita graça, muito espírito e grande pedagogia. Mário de Carvalho usa os bons exemplos de escrita dos seus pares, bem como, aponta os perigos que devem ser evitados por quem se propõe dedicar-se à ficção. Divertiram-me as alfinetadas aos cursos de escrita criativa e aos livros a metro.
Beatriz Canas Mendes
Oct 14, 2018 rated it it was amazing
Este livro não é, sequer, apenas mais um "guia de escrita de ficção". É isso tudo e ainda um ensaio que varia entre o domínio das preferências e opiniões do próprio autor, a referência académica, catálogo de obras e autores, e o entretenimento ligeiro. Já o tinha na minha "to read list" há dois anos e finalmente me convenci (e fui convencida) a arranjá-lo. Valeu a pena!

Opinião completa aqui: https://fuiprocrastinar.blogs.sapo.pt...
Vítor
Sep 24, 2016 rated it it was amazing
Shelves: ensaio, favorites
Tendo a ser generoso com os livros de que gosto muito, abundam as 5 estrelas nos meus registos de leitura. O problema é que depois leio livros como este e faz-me falta uma 6.ª estrela. Não se deixem enganar pelo subtítulo, o livro interessará não apenas a quem pense escrever ficção mas a qualquer um que a goste de ler. Mas atenção ao aviso, a vossa lista de intenções de leitura aumentará bastante. Desde logo o que vos faltar do Mário de Carvalho, sem dúvida o melhor escritor português deste temp ...more
Ritinha
É na parte em que se finge de guia prático que falha: tem pouco de guia e ainda menos de prático, com o prejuízo de se mais perderem preciosos insights do autor durante os trechos de suposto guia.
A melhor parte é tudo o resto. Das selecções, curiosidades às indicações, sempre acompanhadas de uma espirituosidade tão particular que faz da leitura um deleite.
Guilherme Trindade
Dec 24, 2014 rated it liked it
Bom para pensarmos na nossa escrita, como geralmente é quando nos expomos a qualquer pensamento sobre um assunto. Adicionou pouco ao tópico, mas parece-me um bom ponto de partida.
Helia Jorge
Jul 20, 2017 rated it it was amazing
Comecei este livro há uns meses com entusiasmo e depois um amigo disse-me "ah isso não é para se ler é para se ir lendo" e eu parei. Recomecei há dois dias e li de uma assentada. Este é um livro para quem queira iniciar-se nas artes da escrita, seja a título profissional ou não. É um verdadeiro tratado sobre a arte de escrever, escalpelizando todos os aspectos envolvidos e dando-nos sempre bons e maus exemplos. É por isso também uma grande viagem à literatura mundial desde os filósofos gregos at ...more
Gonçalo
Jan 11, 2019 rated it really liked it
Quem Disser o Contrário É Porque Tem Razão
Letras sem tretas
Guia prático de escrita de ficção


Para além de encontrarmos conselhos para melhorar a nossa escrita, desperta a vontade de ler uma variedade significativa de livros e autores.
Escrito num tom leve que entusiasma até o leitor menos interessado em escrever ficção.

"A arte não transmite um conhecimento. Faz nascer um conhecimento. A literatura não nos comunica os sítios. Fá-los recriar no espírito do leitor."
(VI Pontos de Luz, Todos os sítios
...more
Miguel Chastre Rodrigues
Nov 04, 2018 rated it really liked it
"Costuma dizer-se que o que se escreve sem esforço se lê sem gosto. É-me grato perceber que um escritor se preparou, trabalhou para mim. Gostamos de avaliar a canseira de um escritor mas não gostamos de vê-lo esforçar-se. Preferimos que, como operário competente, remova as pranchas, arrume a ferramenta e varra o passeio.
(…)
A ilusão da espontaneidade é o que fica depois de sofridos (e enterrados) os ossos do ofício."
Sara Baptista
Jan 26, 2019 rated it really liked it
Não é um guia muito prático, pois o próprio autor avisa que será um livro coloquial. Mas tenho de tirar o meu chapéu no que respeita ao conhecimento dele na área. Tal como disseram um ponto de partida engraçado, um tanto confuso e obscuro, mas engraçado.
Rumagoso
Mar 29, 2019 rated it really liked it
Faz pensar na escrita. Generoso nos exemplos e referências.
djamb (Sofia)
Post completo em www.folhasdepapel.wordpress.com

Quem disser o contrário é porque tem razão. É neste pressuposto que Mário de Carvalho assenta este guia que ajudará os autores amadores a colocar-se neste espaço tão completo que é a literatura. Estas letras sem tretas não assumem que os conselhos dados são uma verdade absoluta, nem tão pouco afirmam o contrário, pelo que qualquer pessoa que tenha o interesse se seguir por este livro ficará com uma certeza: não há certezas na literatura. Isto não é
...more
Dário Moreira
Dec 19, 2016 rated it it was amazing
Um excelente livro para quem pretende perceber de forma mais aprofundada o que é isto da literatura. Deixa uma mensagem fundamental: devemos escrever. Já existe de tudo, é verdade, o próprio Mário de Carvalho refere-o. Mas a nossa forma de olhar, de sentir, será sempre a nossa. Deixo aqui esta citação, do diálogo de Álvaro de Campos com Alberto Caeiro, que acho maravilhosa e que também se pode encontrar neste livro:

"(...) Toda a coisa que vemos, devemos vê-la sempre pela primeira vez, porque rea
...more
João Pedro Gato
Não me inclino muito para guias práticos, mas as referências muito elogiosas, praticamente unânimes, que vi sobre este livro, despertaram-me a atenção. E as expectativas conseguiram ser largamente superadas.
Começa por ser um guia de escrita de ficção mas consegue ser muito mais do que isso. É, na verdade, um guia que ajuda a apreciar literatura, e que fornece inúmeros exemplos, tirados das grandes obras, que ajudam a perceber o que distingue a literatura enquanto sublime forma de arte do mero of
...more
Sofia
5 da manhã e só não continuo porque os olhos não aguentam abertos. peguei este livro por ter sido brevemente referido numa aula de escrita.
Não quero ser escritora, mas gosto de escrever. Até agora está a ser revelador, não o vejo como um guia de "aprender a escrever", para mim está a ser quase o entender do que sinto quando leio.
Sofia Costa Lima
Dec 05, 2014 rated it really liked it
Shelves: owned, 2015
*4,5/5
Miguel Reis
rated it really liked it
Aug 04, 2017
Alexandre Costa
rated it really liked it
Nov 10, 2015
Julia Martins
rated it it was amazing
Jan 27, 2019
Victoria
rated it really liked it
Apr 04, 2017
Hugo
rated it really liked it
Aug 13, 2016
Inês Aparício
rated it it was amazing
Feb 15, 2018
« previous 1 3 4 5 6 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »
  • A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar
  • O Senhor Brecht
  • Now and at the Hour of Our Death
  • As Primeiras Coisas
  • Depois a louca sou eu
  • De Profundis, Valsa Lenta
  • Gente Feliz com Lágrimas
  • Uma Abelha Na Chuva
  • Fanny Owen
  • O Luto de Elias Gro
  • Consciousness and the Novel
  • Sinais de Fogo
  • O Retorno
  • Cão Como Nós
  • O Caminho Imperfeito
  • A Costa dos Murmúrios
  • Mau Tempo no Canal
  • O Teu Rosto Será o Último

Goodreads is hiring!

If you like books and love to build cool products, we may be looking for you.
Learn more »
Mário de Carvalho nasceu em 1944, em Lisboa. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa em 1969. Desde jovem que se envolveu na luta antifascista, tendo estado preso ainda na década de 1960 e durante o serviço militar. A sua luta política leva-o ao exílio, primeiro para a França, depois para a Suécia, em 1973. Após o 25 de Abril regressa a Portugal. A sua estreia literária dá-se em 1981, ...more