Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “A lição de anatomia do temível Dr. Louison” as Want to Read:
A lição de anatomia do temível Dr. Louison
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

A lição de anatomia do temível Dr. Louison

(Brasiliana Steampunk #1)

4.15  ·  Rating details ·  104 ratings  ·  19 reviews
Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu. Abaixo, o vapor cinzento dos bondes, das fábricas e dos estaleiros ao redor soma-se à fumaça dos charutos, dos cachimbos e das cigarrilhas. Vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo. De um Zepelin, desembarca Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à cidade para escrever uma ma ...more
Paperback, 304 pages
Published August 25th 2014 by Casa da Palavra
More Details... Edit Details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

Community Reviews

Showing 1-30
4.15  · 
Rating details
 ·  104 ratings  ·  19 reviews


More filters
 | 
Sort order
Guilherme Smee
Feb 15, 2017 rated it really liked it
Este livro respira Alan Moore. Desde o título, "Lição de Anatomia" é a mais famosa história de Moore no Monstro do Pântano, passando pelo protagonista que é calcado no WIlliam Ghul de Do Inferno e a formação e estrutura do livro semelhante a Liga Extraordinária que, ao invés de reunir personagens dos romances góticos do século XIX, reúne personagens da literatura brasileira do mesmo período em um cenário steampunk. Uma coisa que me incomodou foi a linguagem rebuscada demais parecendo mesmo um li ...more
Artur Coelho
Nov 29, 2015 rated it really liked it
Uma deliciosa surpresa de Steampunk Tropicalista. Enéias Tavares transmuta Porto Alegre para uma viragem de século com automótatos a vapor e dirigíveis. Fá-lo sabendo manter o foco narrativa não nos adereços estéticos steampunk mas num intrigante enredo onde serial killers, alienistas enlouquecidos, donas de bordéis de luxo, aristocratas decadentes, policias e jornalistas colidem de forma sangrenta.

O temível doutor que dá o nome ao livro aparenta ser um sádico assassino em série, responsável pel
...more
Jana Bianchi
Jul 02, 2015 rated it it was amazing
Fico até meio acanhada de tentar resumir minha experiência com A Lição de Anatomia...

Me apaixonei antes mesmo de começar a história... Amei o mapa de "Porto Alegre dos Amantes", as descrições dos capítulos no índice, a nota sobre a "graphia" das palavras... Enéias não só escreveu um livro, mas criou todo um clima steampunk em torno da história que é encantador, especialmente por se passar em uma versão retrofuturista do nosso próprio país.

Mas a história em si é espetacular. Instigante, provocado
...more
Zé Wellington
Mar 25, 2019 rated it it was amazing
Quem vê a capa do livro pode imaginar somente uma aventura despretenciosa, mas não se engane: Eneias Tavares conseguiu criar um dos mais inventivos romances policiais já escritos no Brasil, com uma forte veia realista/naturalista e um delicioso cenário steampunk.
Paulo Vinicius Figueiredo dos Santos
Como alguém que vem buscado divulgar literatura fantástica nacional admito que alguns autores me intimidam. Me intimidam pela importância que eles tem para o mercado de produção de literatura fantástica, pela qualidade de escrita, pelo status que eles adquiriram com os fãs. Digo isso em relação ao Afonso Solano, ao Eduardo Spohr e ao Eneias Tavares. São pessoas fantásticas, de uma simplicidade imensa e, ao mesmo tempo, de uma qualidade inegável na arte da pena. Por isso eu esperei tanto tempo an ...more
André Caniato
May 26, 2017 rated it it was amazing
O que dizer deste livro que acabei de ler e já considero pakas? Que livro bom! Que. Livro. Bom. O Enéias Tavares demonstra aqui uma capacidade inacreditável tanto de narrar uma história quanto de emular a prosa dos escritores clássicos — contando inclusive com uma "graphia" diferenciada —, e os personagens dos nossos já conhecidos autores ficaram bem mais à vontade do que o esperado num mundo steampunk. Adorei como a trama foi revelada aos poucos, indo e voltando no tempo, e como a história de c ...more
Jaciara
Feb 11, 2016 rated it it was amazing
Surpreendente.
E não apenas por ser um livro do gênero steampunk 100% nacional.
O livro surpreende ao apresentar personagens da literatura clássica brasileira em ações que sempre gostaríamos de ver. Personagens que antes estavam encerrados em suas próprias obras, agora retornam, libertos pela criatividade de Enéias Tavares.
Para quem estava distante destes livros há tempos ou para quem nunca esteve, é um jogo interessante descobri-los aos poucos.
Outro ponto surpreendente foi o uso criativo da vari
...more
L.A. Nuñes
Nov 24, 2018 rated it it was amazing
Há livros que são como locomotivas. Você passa horas dentro do vagão, observando paisagens e passagens que o surpreenderão em algum momento. Vez ou outra há um ápice, um vislumbre mágico que o faz abrir os olhos.

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison é uma viagem de tiro curto em um potente trem-bala asiático, uma aventura que, de tão magnífica, parece ser inteiramente contada em clímax. Mais: sentados à mesa com o leitor, estão alguns dos personagens mais enigmáticos da literatura brasilei
...more
Ana Helena
Jan 20, 2019 rated it really liked it
O livro inscreve-se em duas tradições: a de recuperar personagens já escritos, uma homenagem a diversos autores brasileiros, e o romance policial.
Narrado pelo jornalista Isaías Caminha, o autor mergulha o leitor em textos de diversos formatos que compõem a miscelânea, peça a peça de um quebra-cabeças.
Justamente por ter textos de diferentes narradores o livro é interessante (e o autor teve o cuidado de procurar dar traços claros na escrita de cada um deles.

Como romance policial, a meu ver, ele aj
...more
Danielle Gomes
Aug 05, 2017 rated it really liked it
Que livro mais bem escrito!!!! Ele está no passado mas com máquinas, um verdadeiro steampunk. Fiquei impressionada com a escrita, o modo de contar a história que vai intercalando de personagens e estilos de narrativas, tem cartas, diálogos e tudo super coerente. Confesso que só não fiquei apaixonada pq não foi o meu momento da leitura, mas indico muito principalmente o audiobook que é sensacional (pretendo reler), além da narrativa do livro tem a trilha sonora muito boa.
Isabelle Dantas
Jul 29, 2019 rated it it was amazing
Não há nada melhor que ler um livro que você não sabe o que esperar, seja pelo título ou pelo resumo, e se maravilhar no decorrer da leitura a qual se mostrou surpreendente e despertou sentimentos diversos ao apresentar uma história envolvente com personagens marcantes da literatura brasileira. A narrativa é capaz de prender o leitor e fazê-lo ansiar pelo desfecho, além de discutir temas da realidade do país, possibilitando reflexões importantes.
Gabriel
Jan 11, 2018 rated it it was amazing
MARAVILHOSO

Um escrita feita de escolhas acertadíssimas, uma leitura que apesar de "densa" flui com facilidade, uma trama ambientada em uma realidade interessantíssima mas que precisamente não se limita a exploração desta configuração social. Personagens já conhecidos, mas que reavivam aquele velho interesse por tais narrativas, que os dignifica nas mãos deste autor. Gostei muito e ler esse livro foi uma experiência muito interessante. Que venham mais!
Raissa Largman
Mar 08, 2019 rated it it was ok
So verbose, and a long philosophical monologue at the end
Micaela
Feb 21, 2017 rated it really liked it
Fiquei apaixonada pela escrita, que me conquistou desde o sumário. Apesar de num primeiro momento parecer amarrar o texto, o contraponto com todo o mistério e suspense torna a leitura instigante e rápida. Fiquei com vontade de ouvir o audio livro, por causa da sonoridade das frases.
As referências literárias são maravilhosas e a ambientação histórica também. Fiquei apenas sentindo falta de mais conexão com a proposta steampunk. Os poucos elementos que aparecem não fazem muita diferença pra histór
...more
Luciana Darce
Mar 21, 2016 rated it really liked it
A primeira coisa que gostaria de dizer sobre esse livro é que volume gostoso de ler! Foi uma surpresa muito agradável e agradeço a oportunidade que a CCPX 2015 me deu de conhecer o autor e a obra. Eu talvez não tivesse ido atrás do livro se não me visse presa da curiosidade ao ver o grupo vestido de trajes steampunk.

Steampunk, claro, porque a história, que se passa na Porto Alegre do início do século XX, repleta de robôs e dirigíveis, relaciona a abolição da escravatura com a revolução das máqui
...more
Walisson Sousa
Feb 18, 2017 rated it really liked it
Gostei do Livros e da escrita, embora seja meio difícil acostumar nos primeiros capítulos a escrita acaba agradando. A partir do momento que a historia vai sendo montada com os depoimentos a trama acaba te prendendo até o fim.
Renan Santos
Jun 27, 2017 rated it it was amazing
Me surpreendi positivamente com essa obra. Não esperava algo tão maravilhoso, ainda mais por ser minha primeira experiência steampunk. Todos os meus receios com relação ao livro foram se desfazendo a medida que avançava a leitura. A escrita do autor é maravilhosa. A estrutura narrativa é bem peculiar, embora não original; mas é fascinante mesmo assim. O fato de Eneias alternar entre diferentes formas de apresentação de texto (epístolas, trechos de diários, transcrições de gravações, etc) poderia ...more
Matheus
Feb 25, 2016 rated it it was amazing
Livro formidável. Com escrita bastante rebuscada, retratando uma grafia singela à época dos acontecimentos da narrativa. Livro escrito em uma cronologia não linear, e com diferentes narradores. e com personagens marcantes e clássicos da literatura brasileira. O livro foi muito bom de se ler, apesar de deixar a desejar por mais elementos/sociedade steampunk.
Daniel
Dec 29, 2016 rated it did not like it
Shelves: 2016, abandonado
Abandonei em Janeiro de 2016 por conta da escrita datada e nem um pouco dinâmica no começo do livro. Sei que isso é intencional, por isso deixei o livro "na espera". O ano passou e mudei minhas prioridades; o que estava de lado aguardando tempos propícios, eu resolvi largar de vez. Quem sabe num futuro mais distante...
Breno G. de Oliveira
rated it really liked it
Jan 06, 2019
Marco Mezzasalma
rated it it was amazing
Jun 16, 2015
Leila
rated it really liked it
Mar 01, 2019
Michelle  Borges
rated it really liked it
Nov 09, 2016
Santiago Mozart
rated it really liked it
Mar 17, 2018
William
rated it liked it
May 03, 2015
Enéias Tavares
rated it it was amazing
May 03, 2016
David Franco
rated it really liked it
Jan 14, 2015
Camila Villalba
rated it really liked it
Nov 20, 2018
Lucas
rated it it was amazing
Mar 28, 2016
Priscila Machado
rated it it was amazing
Nov 20, 2016
« previous 1 3 4 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »