O Bitcoin é uma forma de dinheiro, assim como o real, dólar ou euro, com a diferença de ser puramente digital e não ser emitido por nenhum governo. O seu valor é determinado livremente pelos indivíduos no mercado. Você lembra como a internet e o e-mail revolucionaram a comunicação? Antes, para enviar uma mensagem a uma pessoa do outro lado da Terra, era necessário fazer isso pelos correios. Nada mais antiquado. Você dependia de um intermediário para, fisicamente, entregar uma mensagem. Pois é, retornar a essa realidade é inimaginável. O que o e-mail fez com a informação, o Bitcoin fará com o dinheiro. Com o Bitcoin você pode transferir fundos de A para B em qualquer parte do mundo sem jamais precisar confiar em um terceiro para essa simples tarefa. O Bitcoin é a maior inovação tecnológica desde a internet, é revolucionário, sem precedentes e tem o potencial de mudar o mundo de uma forma jamais vista. À moeda, ele é o futuro. Ao avanço da liberdade individual, é uma esperança e uma grata novidade.
Excelente livro que conta como foi criado o bitcoin e trás o conhecimento da escola austríaca como base para a descentralização do controle das moedas. Muito bem escrito.
Whatever the audience considered, the book does not please.
Too technical for the average public, interested in understanding the phenomenon of digital currencies and too shallow for the qualified public interested in economic issues and their consequences.
No matter how hard the author tried, as suggested by the extensive bibliography researched, the book remains in limbo and does not meet the needs and expectations of one or another audience.
---------------------------------- PORTUGUÊS
Técnico e cansativo
Qualquer que seja o publico considerado, o livro não agrada.
Técnico demais para o público em geral, interessados em compreender o fenômeno das moedas digitais e de conteúdo raso para o público qualificado com interesse nas questões econômicas e suas consequências.
Por mais que o autor tenha se esforçado, como sugere a extensa bibliografia pesquisada, o livro fica no limbo e não atende às necessidades e expectativas de um ou outro público.
"Por uma moeda livre" O Grande ponto deste livro é a análise feita pelo Fernando do Bitcoin quanto a teoria econômica. A ideia proposta da regressão até o início dos tempos do Bitcoin para explicar a transformação de uma tecnologia em moeda - que já começa a ser aceita nos mercados - faz um paralelo de como isso aconteceu com outras moedas, como o Ouro.
Para os amantes da liberdade, o grande argumento do livro está na ideia que essa moeda não pode ser inflacionada como as moedas atuais e isso desperta a esperança de que um dia possamos viver em um mundo onde não tenhamos meia dúzia de "iluminados" (os detentores das impressoras de dinheiro - Bancos Centrais) escolhendo quem vai receber dinheiro recém impresso ao custo de aumento de preços e ciclos econômicos (como a crise de 2008 e o crash de 29).
De maneira relativamente breve, o autor explica o Bitcoin desde os avanços tecnológicos que tornaram-no possível de ser concebido até as teorias econômicas da Escola Austríaca que falavam da necessidade do surgimento de uma moeda privada sem a interferência de um órgão central. Também pondera diversos posicionamentos em relação ao mesmo de vários pesquisadores e jornalistas até o ano de 2014. Para quem está interessado nessas questões, é um bom livro introdutório a conceitos básicos do Bitcoin com diversas fontes respeitadas.
Em algumas partes, o livro pode acabar sendo um pouco maçante ao se aprofundar em teorias econômicas para quem não possui o costume e falta-lhe abordar aspectos práticos como autocustódia e outros.
Considerando que o assunto pode parecer complexo para leigos, a leitura é fácil e clara.
De toda forma, talvez parte desta clareza seja quanto ao aspecto sobre Bitcoins que o livro aborda na maior parte do tempo.
Grande parte do livro tem um enfoque econômico, buscando tratar de conceitos como moeda, moeda de troca, dinheiro e outros conceitos econômicos e de que maneira o Bitcoin se insere nisto tudo.
Por isto, talvez não seja melhor livro para quem desejar se aprofundar em aspectos práticos, sobretudo da tecnologia. Conceitos como blockchain, por exemplo, são abordados de maneira superficial.
Esse livro foi publicado em 2013, o que para o mundo da tecnologia foi há décadas. Desde então, o Bitcoin ganhou ampla adoção e enorme popularidade, tendo alcançado a atenção das mídias em todo o mundo. Mas a verdade é que, ainda hoje, muito poucas pessoas entendem o que são as criptomoedas e, principalmente, o que elas realmente trazem de mudanças em nossa história. Se você é, assim como eu, alguém que busca um entendimento mais profundo sobre o assunto, não deixe de ler esse livro. Você vai se surpreender ao descobrir que estamos vivendo o começo de uma revolução.
Já tendo conhecimento prévio da tecnologia e um pouco da economia por trás do Bitcoin, o livro tornou-se um tanto repetitivo para mim. Contudo, ele é excelente para um primeiro passo, especialmente para pessoas que não são da computação (o que não é o meu caso). Gostei especialmente dos comparativos que o autor faz com as moedas nacionais, as similaridades e diferenças, as projeções para o futuro e porque as criptomoedas vieram para ficar.
Traça um paralelo apaixonado entre o funcionamento teórico da bitcoin e as teorias monetárias de Mises, mas deixa passar pontos importantes, como as limitações técnicas da rede.
Pra ser justo, o livro foi escrito em 2013. Naquela época fazia sentido, mas hoje cairia bem uma segunda edição.
De qualquer forma, ainda é um bom ponto de partida pra quem quer entender a moeda e o potencial de um meio de troca com essas características.
Um ótimo livro introdutório sobre o assunto Bitcoin. O autor, que também tem um excelente canal no Youtube, tenta situar o Bitcoin em relação às moedas convencionais, com um enfoque um pouco histórico e de ótimas definições de economia austríaca.
Não entra muito a fundo em questões práticas, mas vale a leitura, já que também está disponível gratuitamente no Instituto Mises Brasil.
Existe a explanação de ideias trazidas na obra pelo autor de forma excessivamente repetida, principalmente no tocante a "moeda fiduciária emitida por banqueiros centrais", que é apresentada rotineiramente de maneira desnecessária, tornando partes da obra pobre em questão de aproveitamento de conteúdo apresentado.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Vale ler pra saber um pouco mais sobre o novo meio de pagamento. Como trata-se de um conceito muito novo, é normal que a abordagem padrão seja apocalíptica (bolha/pirataria/plataforma de lavagem) ou entusiasmada (chave da fortuna). O livro traz uma abordagem técnica e (um pouco) menos apaixonada.
Trás uma abordagem dos conceitos básicos sobre criptomoedas, não é um livro sobre como investir, apenas conta a história e dinâmica das mesmas. Mesmo assim é uma ótima e fundamental leitura para leigos no assunto.
It's a great book to learn a bit about the origin, the functionality and the purpose of bitcoin. The book also gives us great explanations about economics, also showing a perspective for the future of bitcoin from the author's point of view
Um livreto excelente para iniciar os estudos sobre o BitCoin e as criptomoedas. Traz conceitos básicos de economia monetária, história e alguns insights sobre escola austríaca. Recomendado.
Leitura fácil, o autor explora a teoria econômica e história da moeda, passando pela diferença entre moeda lastreada e fiduciária para explicar o bitcoin.
Bom, recomendo para leigos no assunto (eu por exemplo tinha uma ideia mt abstrata). Dá uma boa introdução às criptomoedas e explica conceitos de forma simples sem muito tecnicismos
Excelente livro, com um conteúdo aprofundado sobre esse tema que está em alta. Todo mundo deveria ler para entender as mudanças que o mundo enfrentará na área financeira nessa década.
Bom livro para iniciantes de criptomoedas e economia básica geral, mostrando os principios de funcionamento da blockchain e algumas ideias iniciais sobre economia.
Excelente livro para compreender esta nova e crescente realidade das "cripto moedas".
O autor com muita dedicação, busca introduzir ao leitor os conceitos econômicos de moeda, dinheiro, bens de troca, etc. Visando mitigar os possíveis entendimentos equivocados sobre o que vulgarmente chamamos de dinheiro, dinheiro virtual.
Compreendido os conceitos, o autor busca nos levar a história das moedas- corrente e Estados, controles e consequências. Para então nos depararmos com a escola Austríaca e sua ampla defesa de uma moeda descentralizada, desregulado sem controle estatal e principalmente o bem de troca em enfim livre que possa representar globalmente e voluntariamente o valor econômico mais próximo do real, após o padrão ouro.
O autor traz a tona as principais críticas e mostra como não se sustentam e/ou igualmente valem para os outros bens de troca.
Pessoalmente senti um pouco de falta de maiores detalhes sobre a arquitetura da rede bitcoin e processo mais detalhado de como a rede permanecerá remunerando mineradores, etc.
O livro está datado em seus conhecimento, porém, suas ideias permanecem sólidas e interessantes em alguns aspectos. Esse livro é uma introdução rudimentar das complexidades do Bitcoin, e sua filosofia. Com os avanços tecnológicos, essas invenções são de grande valia e aplicam um sentido intrínseco por si só.
O livro possue ideais interessantes, no entanto, se queres aprender de maneira aprofundada sobre Bitcoin, esse não é o livro indicado, já que foi publicado há 11 anos atrás. Esse livro vai mostrar alguns ideais que farão você pensar à respeito, e também acionaram uma certa curiosidade sobre tal tecnologia. No entanto, deves procurar novos informações sobre o mesmo.
Esse livro elucida bem sobre o papel do bitcoin na economia atual. Mostra diversas formas de se explicar o que é o bitcoin, e permite que contextualizemos suas características em comparação as opções tradicionamente utilizadas. Muito interessante para mim que sou um leigo no contexto economico, mas também acredito que seja bom pra pessoas com mais conhecimento.