Estrutura do livro Este livro é dividido em quatro partes que exploram os Fundamentos da Liderança em Design, baseados em conhecimentos que adquiri ao longo da minha carreira em gestão de times de Design, mentorias e diálogos com profissionais em transição de carreira. Reconheço que essa é uma fase complexa e repleta de incertezas, e acredito que os fundamentos apresentados aqui o auxiliarão a exercer a liderança de forma intencional.
Parte 1 – Sobre a Liderança em Design Na primeira parte, abordamos o fundamento inicial da Liderança em o Autoconhecimento. Essencial para a elaboração de um plano de carreira sólido, o autoconhecimento permite que você entenda suas próprias limitações, forças e áreas para desenvolvimento. Esta seção inclui uma entrevista em formato de conversa com Mayra Laska.
Parte 2 – Cultura de Design A segunda parte foca na Criação da Cultura de Design, um tema que considero fascinante. Baseada em três pilares fundamentais, a cultura é influenciada por contextos específicos e individualidades. Nesta seção, discuto preocupações comuns na área e apresento os três pilares da Cultura de Design. Inclui também uma entrevista com Lara Mendonça.
Parte 3 – Liderando Times de Design A terceira parte abrange os complexos desafios de montar e liderar um time de Design, tais como gestão de tarefas, desenvolvimento de competências e gerenciamento de expectativas. Destaco dois fundamentos cruciais para qualquer líder de a Formação de Times e a Gestão de Expectativas. A entrevistada desta seção é Adriane Quintas.
Parte 4 – Dos fundamentos à prática Para concluir, a última parte serve como um resumo dos aprendizados e apresenta um plano de ação para implementar o que foi abordado. Além disso, faço um apanhado geral dos Fundamentos da Liderança em Design. Esta seção fecha com uma entrevista com Diana Fournier.
Zanini é Head de Design no iFood 🍕 Autor do livro "Liderança em Design" - publicado pela editora Casa do Código. Formado em Psicologia, pós graduado em Design e Gestão de Negócios e Gestão Estratégica de Negócios. Dedicou os últimos 10 anos à gestão de pessoas.
Sua última posição antes do iFood, foi na Conta Azul, tendo atuado por 5 anos como Head de Design, fazendo a gestão do time na empresa. Antes disso, passou por escritórios de Design, atendendo grandes clientes como Unilever, Paganini e Hering.
Se você já opera como líder de design em um lugar relativamente estruturado, não recomendo o livro. Os assuntos são bem superficiais, o que talvez funcione para quem não tem conhecimento nenhum. Se tivessem reduzindo o tamanho dessa tipografia grande, e removido os parágrafos redundantes dava pra ter transcrito as entrevistas ao invés de colar um qr code com link pra um podcast
Um livro de leitura fácil e agradável, com várias referências externas e do próprio autor para seguir os estudos. Referencia ao longo dos capítulos importantes profissionais da área o que contribui para divulgação desses profissionais incríveis que temos no país e muitas vezes nem sabemos.