Jump to ratings and reviews
Rate this book

O Dia Escuro: Contos Inquietantes de Autoras Brasileiras

Rate this book
"Será que é possível escrever um conto de terror quando a realidade parece um conto de terror?", é o que pergunta a narradora de Carola Saavedra em um dos vinte textos reunidos nesta coletânea de histórias sombrias.

Uma mulher acha um dedo na praia. Um homem em situação de rua agoniza na calçada. Uma menina tem certeza de que sua mãe foi trocada por outra. Um herdeiro escravocrata enlouquece com espíritos do passado. Uma criança brinca com a amiga sem saber que já morreu.
Essas são algumas das inquietantes histórias contidas nesta coletânea organizada por Fabiane Secches e Socorro Acioli para levar o debate sobre terror latino-americano a um novo patamar. São textos que causam medo, angústia, repulsa ou assombro, e têm como único ponto comum o fato de terem sido escritos por mulheres.
Ao reunir contos de vinte autoras brasileiras de diferentes regiões do país, familiarizadas ou não com a literatura do gênero, O dia escuro tenta responder à "O que nos aterroriza hoje?".

Contos Amara Moira, Ana Rüsche, Andréa del Fuego, Carola Saavedra, Cidinha da Silva, Dia Nobre, Eliana Alves Cruz, Fabiane Guimarães, Flavia Stefani, Jarid Arraes, Laís Romero, Lygia Fagundes Telles, Marcela Dantés, Maria Valéria Rezende, Mariana Salomão Carrara, Micheliny Verunschk, Natalia Borges Polesso, Natércia Pontes, Socorro Acioli, Trudruá Dorrico.

215 pages, Kindle Edition

First published October 8, 2024

27 people are currently reading
242 people want to read

About the author

Socorro Acioli

33 books520 followers
A Brazilian journalist, novelist and children's author, Socorro Acioli (1975- ) holds a masters in Brazilian literature, and began her literary career in 2001, going on to publish in a number of genres, for both adult and child readers. She has participated in a workshop run by Gabriel Garcia Marquez; has done research at the International Youth Library in Munich, Germany; and is currently pursuing a PhD in Literary Studies at the Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

Socorro Acioli (Fortaleza, 24 de fevereiro de 1975) é uma escritora brasileira, formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói.
Sua obra de estréia, O Pipoqueiro João, foi escrita quando a autora tinha ainda oito anos de idade. Publicado pela Nação Cariry Editora.

Em 2001, durante o curso de jornalismo, retornou às letras com a biografia de Frei Tito de Alencar Lima. O livro, intitulado Frei Tito, foi publicado pelas Edições Demócrito Rocha na coleção Terra Bárbara. Em 2003 lançou, pela mesma editora e mesma coleção, a biografia de Rachel de Queiroz, escrita a partir de pesquisas e entrevistas com a autora.
A partir de 2004, Socorro Acioli começou a escrever e publicar livros infanto-juvenis. Estreou com Bia que tanto lia - uma história do livros para crianças, pelas Edições Demócrito Rocha.
Em 2006 foi a única brasileira selecionada para a oficina de roteiros Como contar um conto, ministrada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez (Prêmio Nobel de Literatura de 1982), na Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba.

Em 2007 ganhou a bolsa de pesquisa da Biblioteca de Munique, na Alemanha, onde morou por dois meses.
Em 2009, foi convidada pelos Centro Culturais das Embaixadas do Brasil em La Paz, Bolívia e em Praia, Cabo Verde, para proferir palestras sobre sua obra e seminários sobre Literatura Brasileira. (Wikipedia)

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
22 (20%)
4 stars
53 (48%)
3 stars
30 (27%)
2 stars
4 (3%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 29 of 29 reviews
Profile Image for Helena.
263 reviews665 followers
November 6, 2024
amo brasil amo mulheres amo terror
Profile Image for Alfredo.
470 reviews603 followers
October 2, 2024
Eu estava SUPER animado para essa coletânea porque ela reúne pelo menos doze autoras que eu já havia lido, e ainda em histórias inquietantes!

Adorei a diversidade de autoras e narrativas, e me surpreendi com aquelas que não conhecia. Cada conto deu conta de um aspecto diferente do "inquietante": a devastação ambiental, a violência contra a mulher, os dogmas religiosos, a xenofobia, o grotesco, as dores da maternidade... Achei muito completo.

Enquanto lia, fiz um top 10 de contos. Foi difícil escolher. Mas aí estão eles:

10. Coma antes que esfrie, Flavia Stefani
9. Neon, Carola Saavedra
8. Pintinho verde, Jarid Arraes
7. Os pássaros, Natália Borges Polesso
6. Paixão de santidade, Dia Nobre
5. O dedo, Lygia Fagundes Telles
4. Cão dos infernos, Laís Romeno
3. O reino lá fora, Micheliny Verunschk
2. São Paulo é como o mundo todo, Socorro Acioli
1. Ginecomastos, Amara Moira
Profile Image for Adriana Scarpin.
1,745 reviews
October 26, 2025
O Dia Escuro foi lançado no Mês das Bruxas do ano passado, mas perdi de lê-lo então, mas sanei isso agora na Semana do Halloween de 2025.
Como toda coletânea de autoras díspares, tem seus altos e baixos, mas amei particularmente dois contos que sagazmente começam e encerram o livro: os da Micheliny Verunschk e o da Socorro Acioli, para variar duas das maiores escritoras em atividade hoje, o da Micheliny me lembrou muito um ótimo filme dos anos 2000 que não nomearei por conta de spoiler, já o da Socorro me deu uma vibe O Estudante de Praga, ambos em seus ápices como estranho familiar que nos lembra Freud.
Profile Image for Débora Lira.
32 reviews
February 8, 2025
Alguns contos são muuito bons, chocantes, reflexivos, até morbidamente engraçados, mesmo que curtos. Mas esses correspondem a 50% dos contos no livro. Sou fã de terror, e adoro ler mulheres, então tinha grandes expectativas para esse livro, o que não rolou no final.

O tamanho dos contos certamente me incomodou: são curtos demais, e em muitos casos, acho que atrapalhou desenvolver até a história. Poucos também são os contos que trabalham o terror com o sobrenatural, muitos não passam de "uma crítica social foda rs", que não é muito foda.
Profile Image for thay kaizer.
216 reviews21 followers
June 26, 2025
essa coletânea ultrapassou muito as minhas expectativas! apesar de ter um número grande de autoras envolvidas, eu não tive um problema comum desse tipo de publicação que é uma discrepância muito grande na qualidade dos contos.

de modo geral eu gostei de todos, com lógico alguns se tornando favoritos. foi uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho de algumas autoras que eu já estava interessada (e tinham me recomendado) e de quebra ainda tive novas descobertas para adicionar na minha tbr infinita kkk

vai ser clichê dizer isso porém: contos tão plurais como só o brasil pode ser (perdão, eu não podia perder a chance).
Profile Image for Vinicius De Silva Souza.
171 reviews5 followers
January 23, 2025
Alguns excelentes, outros, nem tanto e uma boa parcela de contos bons. Mesmo que a narração tão parecidinha dentre tantas escritoras diferentes tenha me incomodado, é sim uma boa coletânea com surpresas muito boas.
Profile Image for Rannyson.
Author 2 books10 followers
November 7, 2024
tô acostumado a ler livros de contos com menos histórias, mas tava bem empolgado pra esse aqui. como já imaginava, tem uns altos e baixos, mas os altos são incríveis e valeu muito a pena a leitura.

meu top 5 ficou assim:

os pássaros, de natalia borges polesso
cão dos infernos, de laís romero
a troca, de fabiane guimarães
paixão de santidade, de dia nobre
são paulo é como um mundo todo, de socorro acioli

menção honrosa para pintinho verde, de jarid arraes ✨
Profile Image for Julia Espindola.
24 reviews
May 8, 2025
Que livro lindo! Como todo livro de contos tem seus altos e baixos, mas no geral eu gosto de textos ambiciosos, criativos, que brincam com forma, gênero, referências e mais e esse livro tem isso de sobra. Como várias reviews dizem, alguns contos tem muito espaço para serem mais desenvolvidos, mas os que batem, batem muito forte. Eu amei “Profundeza” (por mim poderia ser até um curta metragem), “Os Pássaros”, “Ginecomastos” (ABSURDO DE BOM!!!) e obviamente “São Paulo é como o mundo todo” (mesmo eu sendo paulistana demais com nome de sílaba rs) da mestra Socorro Acioli que co organizou esse livro.
Tematicamente o tipo de conto mais comum é sobre ser mãe, ser filha, ser mulher. Muitos contos sobre mães que somem, mães que são trocadas, filhos mortos, crianças,etc. Tem muitos interessantes sobre desigualdades sociais brasileiras, questões de classe e raça e um horror as vezes focado no real como tenebroso (como Época de Milagres ou Roma) e as vezes incluindo elementos sobrenaturais para exacerbar a crítica (Profundeza e Coma antes que esfrie, por exemplo). E por mais que questões sociais permeiem todos os contos do livro, também existem contos como Pintinho Verde ou Paixão de Santidade em que (pelo menos pra mim), a crítica não era o ponto central, e sim muito mais a criação de uma atmosfera de terror, usando clássicos do terror como vampiros ou a igreja. Desse modo o livro consegue criar um horror contemporâneo, claramente político, mas que varia tanto de tom, temática e estilo que não cansa. Em nenhum texto eu senti um gore extremo ou uma necessidade de impor violência a corpos já muito violentados. Até os casos mais extremos de violência no livro são tratados com uma sensibilidade que não retira do terror, só acrescenta.
Fica aqui também uma menção do conto “Neon” que me fez rir, não sei se gosto tanto, mas a viagem meta foi legal e ousada.
Ler coisas empolgantes assim dá muito mais vontade de ler sempre ❤️
Profile Image for Neylane Naually.
304 reviews11 followers
October 16, 2024
O dia escuro traz pra nós leitores 20 contos inquietantes de autoras brasileiras e pra mim foi uma leitura que cumpriu 2 papéis principais: me apresentou autoras que me encataram profundamente em poucas páginas (e que agora eu quero conhecer mais) e para ver várias faces do terror na literatura, então já começo afirmando que eu adorei.

Começamos o livro já com a narrativa hipnotizante de Lygia Fagundes Telles, e partindo dela vamos mergulhando nessa grande aventura que é o terror latino-americano na perspectiva das mulheres. Cada conto tem uma personalidade própria, são intrinsecamente diferentes entre e si e ainda assim aquela estranheza miúda está presente em cada um deles. E a curiosidade de querer saber o que a próxima história vai trazer deixa a leitura dinâmica e divertida, tornando tudo uma experiência muito interessante. Eu adoraria ver mais antologias com essas autoras!

Os assuntos tratados nos contos são muito diversos, alguns me lembraram filmes que eu amo, como Nós do Jordan Peele no conto "A troca" de Fabiane Guimarães e O Menu de Mark Mylod no conto "Coma antes que esfrie" de Flavia Stefani; outros vão pra um lado mais caótico, como "Pintinho Verde" de Jarid Arraes e "Paixão de santidade" de Dia Nobre; até alguns dos textos mais criativos que já li, como "Neon" de Carola Saavreda e "Coração da aurora" de Ana Rüsche. E esses são só alguns exemplos.

Indico demais a leitura, me vejo relendo de tempos em tempos e fico muito feliz de ver tantas autoras tão talentosas reunidas assim.
Profile Image for Maria Imperatriz.
118 reviews
December 11, 2024
O livro organizado pela Fabiane Secches e Socorro Acioli é uma coletânea de contos que traz “historias de medo, angústia, repulsa ou assombro” como mencionado pela própria Fabiane na apresentação do livro. Mas não são quaisquer contos. São contos de Amora Moira, Ana Rüsche, Andréa del Fuego, Lygia Fagundes Telles, Mariana Salomão Carrara, Truduá Dorrico, Cidinha da Silva, Laís Romero, Jarid Arraes e tantas outras mulheres imensas que contribuem amplamente para as nossas leituras!
Não gosto de filmes e histórias de terror, mas depois que li “Os perigos de fumar na cama”, de Mariana Enriquez, entendi que contos assim são instigantes e me deixam reflexiva sem aquela “euforia” e medo do terror, que particularmente detesto.
Gostei muito de todos os contos!! Alguns reverberaram mais, outros menos, mas todos, sem exceção, são grandiosos.
Profile Image for juliana meurer .
117 reviews2 followers
October 27, 2025
debatido no Clube do Livro 📚☕️

num geral, eu gostei. Tinham alguns contos ali que pouco fizeram sentido pra mim – sensação de que era a primeira vez de algumas autoras se experimentando no gênero. Mas acho que tinham contos para todos os gostos. Gosto da ideia do terror ser o “não-familiar”, o gênero que descreve a sensação de que algo está fora do lugar. Muitos e muitos simbolismos que só mulheres conseguem enxergar e descrever, grande parte dos contos traziam temas muito caros à vivência feminina.

Meus favoritos foram (não lembro o nome de cabeça agora, sinto muito) o da janta e o da menina que tinha uma supermemória. o das amigas de infância era legal também. queria que esses contos virassem curtas hehe
Profile Image for Lais.
124 reviews4 followers
December 25, 2024
Esse livro compila contos de autoras brasileiras com aspectos do horror (nem sempre medo em si, nojo e coisas além da imaginação também). Alguns contos começavam devagar e iam se revelando os horrores nem sempre sobrenaturais, mas muito reais. De todos o meu acho que o estilo narrativo do conto da Carola Saavedra foi o que mais me chamou atenção, mas todos os outros não ficam muito atrás. Recomendo como forma de conhecer novas autoras brasileiras contemporâneas e ver um pedaço da escrita nacional atual.

Obrigada Netgalley e Companhia das Letras pelo ARC deste livro.
Profile Image for isa.
65 reviews1 follower
October 26, 2025
É sempre complexo avaliar coletâneas, ainda mais de autores diversos, mas de forma geral achei uma excelente seleção e organização de contos. Meus favoritos foram:
o reino lá de fora, de micheliny verunsch
coma antes que esfrie, de flávia stefani
ginecomastos, de amara moira
cão dos infernos, de laís romero
coração de aurora, de ana rüsche
paixão de santidade, dia nobre
Profile Image for Vitória Rios.
102 reviews
November 25, 2025
There are some very good ideas, with truly creative stories. But more than half of the book is made up of tired clichés and stories that tease the reader to keep everything under wraps, but it doesn't work.
Profile Image for Elton Furlanetto.
143 reviews2 followers
October 20, 2024
Gostei muito de todos os contos da coletânea, alguns mais do que outros. Eles são variados e trabalham bem aspectos do estranho e do inquietante.
Profile Image for Laura Macedo.
65 reviews1 follower
February 18, 2025
O livro tem três contos muuuito bons, alguns ok, outros muuuito ruins
Um balde de água fria
Profile Image for Giovanna Bonach.
31 reviews
March 28, 2025
primeira metade do livro tem contos 2,5/5, enquanto a segunda metade tem contos 5/5

acabei o livro me sentindo abençoada por compartilhar nacionalidade e idioma com essa mulheres
Profile Image for Sarah.
9 reviews
July 24, 2025
É, nem todos os contos são inquietantes de uma maneira boa.
Profile Image for Leonardo.
1 review2 followers
October 13, 2025
Para entender esse livro, antes de começar leia a contracapa: "será que é possível escrever um conto de terror quando a realidade parece um conto de terror?".
Profile Image for Larissa.
203 reviews11 followers
January 3, 2026
Gostei bastante de ler mulheres brasileiras em temáticas surreais ou assustadoras. Os estilos unidos no volume são bem diferentes e, por isso, cada texto é bem único.
5 reviews
January 9, 2026
Sequências são obrigatórias quando se fala de terror. Por favor companhia, ASAP, eu quero O Dia Escuro 2: O Retorno!
Profile Image for Marina.
48 reviews
February 27, 2025
AMEI a experiência! impossível não amar terror brasileiro, principalmente se ele for feito por mulheres. com certeza eu não daria 5 ⭐️ pra todos os contos aqui mas gostei muito da curadoria e tiveram histórias realmente incríveis que eu adoraria ler mais e mais e mais!!!!!!!!!
Displaying 1 - 29 of 29 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.