Mirian Goldenberg procura mostrar que a pesquisa científica não se reduz a meia dúzia de regras preestabelecidas. Em 'A arte de pesquisar' ela busca ensinar a importância do 'olhar científico'. Curiosidade, criatividade, disciplina e especialmente paixão são algumas exigências para o desenvolvimento de um trabalho criterioso, baseado no confronto permanente entre o desejo e a realidade possível. Na obra, a autora pretende discutir a utilização de técnicas e métodos qualitativos de pesquisa, principalmente nas ciências sociais. Parte da obra é dedicada à prática, visando ensinar o leitor a construir um projeto de pesquisa, a fazer entrevistas e questionários, além de trazer um glossário com os principais termos utilizados na pesquisa qualitativa.
Livro excelente sobre metodologia científica. A autora aborda diversas questões da arte fazer pesquisa qualitativa, e o melhor: de forma clara e com linguagem acessível! Eu adorei a leitura e os exemplos trazidos pela autora. Posso dizer que aprendi bastante e acredito que o livro contribuirá para eu e tornar uma melhor pesquisadora. Por ser uma maneira de abordar a metodologia, eu considero que esse livro abre brechas para a construção individual do método de pesquisa de cada um.
Livro muito interessante que aborda de forma bastante simples e objetiva o processo de pesquisa qualitativa no âmbito das ciências sociais. Recomendado para quem está começando a estudar sobre como realizar pesquisas científicas.
A abordagem sobre metodologia é feita de forma simples, prática e objetiva, rejeitando as complexibilizações e a escrita cansativa que alguns outros livros podem assumir. Dessa forma, a internalização da leitura é fácil e a leitura é rápida.
Eu recomendo; Mesmo sendo mais focado em Sociologia/Antropologia, faz uma abordagem sobre a questão do método que pode ser útil para todas as pessoas que vão escrever trabalhos acadêmicos, não só de Humanas, mas também quem das outras áreas se interessar em dar um algo mais para o seu texto científico, nas palavras da autora "sabor e criatividade".
Mas traz uma perspectiva muito enriquecedora em relação à contexto, e mais: tem uma definição bacaninha, acessível e nada "paranoica" da categoria da totalidade --- e isso é um pequenino detalhe relevante.
Livro interessante, a Mirian explica os 'como's' e 'por que's' da pesquisa cientifica na área social. Parte do livro é dedicado a responder como o pesquisador influencia na sua pesquisa, o que ela chama de 'viés do pesquisador'. Leitura rápida e leve, vale a pena.