Empreender é um caminho com altos e baixos, e a contabilidade pode dificultar ainda mais esse percurso ou, até mesmo, impedir que o coloques em prática. Em Portugal, cerca de 65% do tecido empresarial são empresas em nome individual e é sobre estes casos específicos que mais gosto de escrever. Somos um país de empreendedores, mas por vezes a complexidade e o desconhecido geram medos e é por isso que algumas pessoas e negócios ficam aquém do seu potencial. É também para estes que sinto que aquilo que transmito é extremamente útil. Como abrir atividade, IVA, IRS, Segurança Social e emissão de faturas, são alguns dos muitos temas que abordo.
Neste livro, simplifico as coisas de tal forma que o teu foco estará sempre no teu negócio e não na contabilidade e fiscalidade. Vais saber tomar decisões mais seguras e mais adequadas para o teu negócio, e vais poupar muitas dores de cabeça. Bem-vindo a um mundo sem formulários mal preenchidos, esquecimento de prazos e obrigações que nem sabes que existem, ou quando devem ser cumpridas.
A Contabilista - Descomplica o teu negócio, é o livro que te vai fazer poupar muito dinheiro e preocupações. Trato as finanças e a contabilidade por tu desde há uns bons anos. E vou mostrar-te que esta área é como aquele tio-avô resmungão nas festas de família: parece muito difícil de se lidar mas, na verdade, essa é apenas a fama que foi ganhando. Ensinar tornou-se a minha grande paixão, e foi por ela que deixei os escritórios de contabilidade de outros para me dedicar ao meu próprio negócio.
Por isso, vamos lá empreender e ter muito sucesso. Vais ver que é simples!
Bruna Fernandes nasceu a 25 de abril de 1995. Desde cedo que a sua veia empreendedora veio ao de cima, muito influenciada pela família. Em 2009, iniciou o seu percurso digital quando criou um blogue de moda, o FASHIONHOLIC, que lhe permitiu perceber como funcionava a Internet, a publicidade e os negócios online. Seguiu-se o perfil no Instagram, que criou em 2012, para seguir Chiara Ferragni, a precursora dos blogues de moda.
Mas o seu primeiro negócio rentável foi, de facto, aos 17 anos com o TIE A KNOT, com a venda de pulseiras. Em 2019, criou um hobby como personal organizer, também através do Instagram, chamado ORGANIZEWITHBRUNA, e foi ali que arranjou os seus primeiros clientes.
Com o curso de Contabilidade e Administração (ISCAP) feito, nasceu o seu negócio e perfil digital, ACONTABILISTA, a 19 de outubro de 2020, onde tem ajudado a instruir a população portuguesa a simplificar algo que é complicado - a fiscalidade/contabilidade -, partilhando constantemente conteúdos sobre a sua área de formação. Ensinar tornou-se a sua grande paixão.
Adora o que faz e é considerada por quem a segue como uma inspiração: uma pessoa empreendedora, focada, inovadora, honesta, destemida e determinada.
O seu negócio inclui neste momento cursos, consultorias e a prática da contabilidade.
Este livro é uma verdadeira bíblia do recém trabalhador independente. Ajudou-me imenso a perceber todos os conceitos e ainda volto a ele cada vez que tenho uma dúvida.
Aqui encontramos explicação para os diferentes tipos de empresas que existem, abrir atividade nas finanças, o processo de passar faturas... Tudo explicado passo a passo e para cada tipo de situação, em termos simples e compreensíveis por leigos. Atrevo-me a dizer que este livro pode ser útil a toda a gente, porque até explica como calcular o IRS.
O livro que eu queria ter lido muito mais cedo, mas que ajuda imenso a perceber conceitos como IRS, IVA e segurança social, que deviam ser ensinados na escola. É bom tê-lo a mão para poder consultar sempre que necessário.
Um verdadeiro manual de como iniciar a parte da contabilidade de um negócio, capítulos sobre todos os conteúdos necessários (IVA, IRS, abrir atividade). Muito bom para compreender conceitos que não nos são explicados por ninguém ao longo da vida. Apenas não gostei do facto de a autora escrever "Ah! Ah! Ah!" ao longo do livro, no máximo um emoji ficaria ok, ler "Ah! Ah! Ah!" torna-se irritante ao fim de umas páginas. E para quem pretende apenas enriquecer o seu conhecimento sobre o seu próprio negócio, o capítulo inicial sobre a própria autora é um bocado desnecessário. De resto, muito boa leitura.