Jump to ratings and reviews
Rate this book

História do Partido Comunista Português: Das origens ao 25 de Abril

Rate this book
A primeira grande biografia do Partido Comunista Português.

A história integral do PCP: os seus líderes, as suas lutas internas e externas, os seus apoiantes, as suas conquistas e as suas derrotas. Uma história em grande medida coincidente com a da construção da democracia.

No rescaldo da Primeira Guerra Mundial, em profunda crise social, os movimentos reivindicativos de anarquistas e sindicalistas, vincadamente antipolíticos, revelaram‑se ineficazes. Foi com o objectivo de radicalizar a luta de massas e de lhe conferir efectiva expressão política que o PCP surgiu em 1921, sob o fascínio e a influência da Revolução Russa.

O contexto português, cujo regime sobreviveu à derrota internacional dos fascismos na Segunda Guerra Mundial, fez com que o PCP mantivesse uma visão política acima de tudo pragmática, cujo principal objectivo era derrubar a ditadura. O PCP foi sobretudo um partido antifascista, herdeiro da política de Frentes Populares, apoiado numa aliança preferencial com organizações débeis e sectores de filiação republicana e socialista, que procurou sempre hegemonizar.

O PCP seria de facto a única organização a resistir de modo estruturado e permanente ao regime do Estado Novo. Para isso concorreram os modelos de organização clandestina e sobretudo a acção generosa e destemida de gerações de militantes, por vezes à custa de enormes sacrifícios: deportação, exílio, prisão, tortura, quando não a própria morte.

Fiel à União Soviética, ainda que nem sempre consonante com as suas políticas, a história do PCP acompanha a do século XX português. Foi sobre essa vivência intensa e complexa que João Madeira se empenhou, trazendo finalmente a público a primeira grande biografia do Partido Comunista Português.

672 pages, Paperback

First published November 1, 2013

2 people are currently reading
32 people want to read

About the author

João Madeira

24 books3 followers
JOÃO MADEIRA nasceu em Lisboa, em 1955. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1982); mestre em História dos Séculos XIX e XX (1995) e doutorado em História Institucional e Política Contemporânea (2011), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador do Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL e deputado à Assembleia Municipal da Sines. Foi membro da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda (1999-2011). Autor de Os Engenheiros de Almas - O Partido Comunista e os Intelectuais (Estampa, 1996; de Vítimas de Salazar (coordenação) (A Esfera dos Livros, 2007); Tribunais Políticos (em co-autoria), (Círculo de Leitores/Temas & Debates, 2009; 1937 - Atentado a Salazar (A Esfera dos Livros, 2012); História do PCP - Partido Comunista Português (Tinta-da-China, 2013) e Carlos Aboim Inglez : um intelectual comunista entre ação e pensamento (Assembleia da República, 2021). Tem apresentado comunicações a colóquios, conferências e encontros no país e no estrangeiro; comissariado exposições e sido consultor em documentários para televisão. O Partido Comunista, as oposições ao Estado Novo e a violência política têm constituído temas de investigação a que se dedica.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
2 (22%)
4 stars
6 (66%)
3 stars
1 (11%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 of 1 review
Displaying 1 of 1 review

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.