Jump to ratings and reviews
Rate this book

A vida que vale a pena ser vivida

Rate this book
Este é um livro para todos aqueles que já descobriram que a soberania para deliberar sobre a própria vida, com todos os riscos, é nosso único verdadeiro patrimônio. A intenção desta obra é de fortalece os leitores para que possam resistir, cada vez melhor, contra todo tirano que pretenda empurrar-lhes goela abaixo a vida que vale a pena. Pois essa vida é a sua, com seus sonhos, suas ilusões, seus medos e esperanças.

231 pages, Kindle Edition

First published January 1, 2010

55 people are currently reading
360 people want to read

About the author

Clóvis de Barros Filho

49 books133 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
146 (42%)
4 stars
121 (34%)
3 stars
62 (17%)
2 stars
15 (4%)
1 star
2 (<1%)
Displaying 1 - 30 of 33 reviews
Profile Image for João Victor.
135 reviews6 followers
December 8, 2016
Sempre que vou para algum compromisso onde existe a possibilidade de pegar uma fila, gosto de levar um livro. Chegando com esse livro em uma consulta médica para tratar um refluxo (que eu ainda não sabia se tratar de refluxo) o médico que me atende pergunta:
- O que você está lendo?
Mostro a capa do livro. Ele levanta as sobrancelhas com um ar de lamentação e comenta:
- A vida não tá nada fácil, não é, meu amigo? Alguém que vem para uma consulta com esses sintomas, lendo algo com esse título anda meio sobrecarregado...
Após soltar uma gargalhada, explico para ele em linhas gerais do que se trata o livro. Filosofia. Ele faz uma cara de espanto por achar que se tratava de autoajuda, insinuando em seguida que filosofia era coisa de maluco. Em pouco tempo deixei a impressão que era doido ou estressado. Ou quem sabe os dois.

A motivação para ler esse livro (e depois do evento anterior, só lê-lo em público escondendo a capa) veio após assistir as palestras do Professor Clóvis de Barros. O livro trás o jeito descontraído e intenso do autor, cumprindo o seu papel ao te fazer refletir dentro das várias visões filosóficas sobre o que seria uma vida boa. Sem fórmulas prontas, o importante é entender que não existem fórmulas prontas quando se trata de uma vida de qualidade.

PS: ao final da consulta, o fato de não sair com a receita de um rivotril ou diazepam me deixou mais tranquilo.
Profile Image for Mateus Medina.
9 reviews1 follower
January 30, 2016
Fantástico em todos os aspetos! Embora o autor renegue o "rótulo" de introdução a qualquer coisa - com a justa explicação de que as coisas já andavam todas por aí -, não posso deixar de lembrar de mim mesmo, do meu primeiro contato com a filosofia há qualquer coisa como 18 anos... e de pensar na altura que aquilo era tudo tão distante de mim, tão "chato". Houvesse uma "introdução" como essa me caído na mãos e possivelmente a minha ideia teria sido outra (ou não).
A verdade é que o livro é um "passeio" pelas várias correntes de pensamentos e o que essas consideravam fulcral para uma "vida boa". E tudo isso de forma dinâmica e bem humorada. Nada distante das nossas realidades. Tudo próximo, ilustrado com diversos exemplos simples e práticos, temperados pela deliciosa escrita do professor Clóvis.
Se te passa ou já passou pela cabeça (como passou pela minha há 18 anos) que filosofia é uma coisa chata e distante, te recomendo vivamente este livro Se você, assim como eu, já descobriu que não é, te recomendo também. Será gratificante enxergar a filosofia pelos olhos desta "figura".
Profile Image for Rogério Angelo.
5 reviews
June 4, 2014
O autor discute temas complexos, condensando o pensamento de grandes pensadores de uma maneira leve, mas não simplista. Recomendo a leitura para iniciados e iniciandos da filosofia e do pensar sobre a vida.
Profile Image for Gustavo Amaral.
35 reviews1 follower
January 23, 2023
"Devemos, portando, concluir que a origem de todas as grandes e duradouras sociedades não provém da boa vontade recíproca que os homens tivessem uns para com os outros, mas do medo recíproco que uns tinham dos outros"

"Por isso, talvez, tenhamos que admitir, de uma vez por toda, que, se quisermos continuar defendendo a existência de algum eu, que seja em trânsito. Fugaz. Um deixar de ser"

"Por isso, quem ajuda os outros sem ter nenhum prazer nisso tem valor moral superiro àquele que salva o filho amado"

"Não há, para Kant, no mundo, nada que seja bom em si mesmo. Tudo é o que é. E será bom ou mau em função das circunstâncias particulares e das relações que mantiver com o mundo"

"Que nada além do seu próprio andar definirá esse seu caminho. Porque a vida se define vivendo. Porque primeiro vivemos -- existimos no mundo -- instante a instante e só depois podemos tentar identificar quem somos. Afinal, se somos alguma coisa é justamente porque vivemos como vivemos. E vivemos como vivemos porque somos senhores de nossas deliberações. Livres, portanto. Fundamentalmente livres. Liberdade de que, paradoxalmente, não podemos abrir mão."
Profile Image for Bruno Cecchetti.
22 reviews3 followers
May 27, 2021
O livro me chamou a atenção pelo título, pois é uma reflexão sempre interessante de se encarar e quando bem feita sempre traz satisfação e oportunidades de melhoria para nossa vida.

O livro me fez reencontrar com o Epicurismo que eu já não lembrava, mas se mostrou muito atual e interessante para um ex-católico, hoje ateu buscando o que vale a pena nesta vida.

Mas onde eu não gostei do livro. A linguagem é um misto de nivelar por baixo, para quem veio atrás de fórmulas mágicas de auto-ajuda superficial (citado pelo autor) e também uma abordagem para adolescentes tendo um primeiro contado com a filosofia, vindo de uma experiência fútil da vida.

A sensação é que ele escreve para seus alunos, com a experiência de anos, com um feito um pouco arrogante, pedante e agressivo. Então me causou incômodo essa abordagem.

Me fez lembrar que tive mais prazer lendo Iniciação à história da filosofia
Livro de Danilo Marcondes ou Convite à filosofia da Marilena Chaui.

Iniciação à História da Filosofia
Convite à Filosofia
Profile Image for Mariana Bratti.
69 reviews7 followers
November 29, 2016
Existir é insistir. Nada fazemos sem afirmar-nos no mundo. Tudo o que é, todo o ser, esforça-se, na medida em que pode, para continuar a ser. (...)
E, assim vamos: em luta pelos encontros alegres de nosso corpo com o mundo; por evitar os tristes; por imaginar coisas que aumentam a potência de agir de corpo e a potência de pensar da alma; bem como por evitar às imaginações que enfraquecem, que refreiam a ambos. Quando ganhamos potência. Quando nos aperfeiçoamos. E você continuará lutando por ela. Luta que você sempre travou. Desde o nascimento. E continuará travando. Até a morte. (...) De qualquer forma, você continuará assim. Vivendo como dá. E enquanto der. Procurando esticar o encontro que alegra e abreviar o que entristece. E a vida que vale a pena? Só pode ser uma. A sua. Esta mesma que você está vivendo desde que nasceu. Mas com tudo. Seus encontros, certamente. Mas também seus sonhos, suas ilusões, seus medos e esperanças e, por que não, suas filosofias também.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Lucas Lima.
4 reviews2 followers
January 5, 2013
Excelente livro para quem gostaria de iniciar no processo filosófico do pensar sobre a vida. O Prof. Clóvis de Barros Filho é ótimo de ler e escutar, possui uma didática excelente e de fácil compreensão, um misto de ótimo embasamento e bom humor.

Recomendo a todos, pois já li, reli e lerei novamente!
Profile Image for Oscar.
21 reviews2 followers
November 29, 2013
A prosa do doutor Clóvis e sua retorica dentro da própria narrativa levam a o leitor mais comum a enxergar os eventos mais fúteis do dia a dia baixo uma óptica cheia inferências além do que é, do que tem sido o de que não é. Eu recomendo muito para qualquer pessoa que quera se replantar ou desafiar as ideias mais achegadas.
Profile Image for Manú.
36 reviews
August 25, 2024
Gostei bastante do livro. Muitas questões existenciais que estavam me perturbando antes da leitura foram comentadas no livro, e de certa forma tranquilizou um pouco essas angústias. Até por muita gente também se questionar sobre esses mesmos assuntos: o que é a vida? O que estamos fazendo aqui? Qual o sentido de tudo isso?
O trabalho do professor Clóvis de Barros foi bom, mostrou um panorama geral de pensadores e suas teorias/formulações. Passei a conhecer um pouco mais sobre filosofia, como o pensamento grego, o estoicismo, o epicurismo, o pensamento mais utilitarista e o mais contemporâneo. As reflexões foram interessantes, possibilitaram entender diferentes correntes por um outro prisma. De certa forma, me conformei com certos assuntos, porque realmente não há uma explicação exata, superior às demais, do que vem a ser uma vida boa, feliz. Estamos aqui e é isso. Sem um plano pré elaborado para nós. Vamos vivendo enquanto ainda for possível e nos afetando e sendo afetados pelo mundo, como ele mesmo coloca em algumas passagens.
O único ponto negativo que encontrei é que, em alguns capítulos, o autor, tentando ser engraçado, fazia piadinhas em relação à mulher. Por que não deu outros exemplos que não fizessem alusão ao corpo ou conduta de uma mulher? Há tantas outras possibilidades para exemplificar os temas discutidos sem ter a necessidade de fazer essas piadinhas de tiozão machista.
Mas de forma geral ele era, sim, engraçado, e trazia temas de uma forma mais fácil de compreender. Até pela escrita, emprestando um pouco da forma como falamos, com mais pausas.
Acho que vale a pena ler.

"Uma centelha de vida imprevisível [...] Uma vida que vale por si mesma".
Profile Image for Adr.Rock.
17 reviews
September 27, 2020
A minha última leitura finalizada em tempos de quarentena foi A vida que vale a pena se vivida, um dentre os tantos livros elaborados, na minha opinião, por uma das mentes brasileiras mais brilhantes em vida, o prof. Clóvis de Barros Filho. Reconhecido pelo seu jeito escrachado em lecionar ética e filosofia, prof. Clóvis cita neste livro diversas nuances dentre vários filósofos ao longo da história, tal como Kant, Nietzsche, Espinosa, Weber, Epicuro,... sobre o que faz nós termos e/ou sabermos se a nossa vida valeu/vale/valerá alguma pamonha rs. Ele #explana# mostra (tal como ele mesmo diz, não há conclusões, apenas exposição de questões onde cada um internaliza à seu modo) de que forma essa tal vida plena é construída, desde o quão ela é pensada, ajustada, prazerosa, tranquila, sagrada, potente, útil, moralizada, socializada, e intensa; cada adjetivo intitulando um capitulo! Eu achei interessante o lado utilitarista desta vida bem vivida, aquele onde o valor não está na ação em si, e nem na nossa intenção por mais benevolente seja, mas sim, nas consequências de nossas ações, ou seja, o valor está externo à nós, e só analisando o efeito da ação ao mundo que nos certa é que poderemos identificar o valor de cada ação, e se faz sentido a vida que vc tem levado.
Profile Image for Jaqueline.
56 reviews2 followers
May 16, 2018
Longe de ser auto ajuda. Clovisa explica o conceito de vida boa e da vida que gostariamos de viver com base a teorias de varios filosofos. Estes, não dão as receitas de bolo que todos os livros de autoajuda dariam. O que ele faz é propor perguntas, indagações sobre nós mesmos, o que queremos, o que esperamos, tudo isso em linha com a sociedade que vivemos... Para que? Para viver uma vida melhor, mais ética e digna. De acordo com o que você gosta, sente e cree... e não com aquilo que os outros acham que você vai gostar, sentir ou creer.

Recomendo muito!!!
3 reviews1 follower
July 30, 2018
Uma reflexão da vida

Uma aula de retórica . Confesso que em alguns momentos se torna um pouco arrastado mas seu conteúdo ofusca os defeitos . É fato que , assim como o próprio professor diz , esse livro era ou ainda é uma aula , então , se você ja assistiu vídeos do professor Clovis , certamente se familiarizará com alguns trechos. Por fim , achei o assunto , as ideias , e o melhor , a didático/retórica muito enriquecedoras.
Profile Image for Rodrigo Vieira.
20 reviews2 followers
April 22, 2020
Com um título desse, parece até livro de autoajuda. Mas está bem longe disso.

O livro busca, por meio do que disseram alguns dos mais brilhantes filósofos conhecidos, nos mostrar como ver as dificuldades, as tristezas e as alegrias da vida. Sem psicologia barata ou coisa assim.

Só não gostei dos diálogos presentes em todo o livro, onde o autor "entende" as dúvidas que temos naquele momento e nos responde. Mesmo assim, gostei demais da leitura!
Profile Image for Beatriz Kim.
26 reviews37 followers
February 18, 2021
“A vida que vale a pena neste capítulo, vale por ela mesma. No instante mesmo em que é vivida. E isso acontece quando nós ajustamos ao universo. Ocupando o lugar que é nosso, desempenhando com excelência a atividade para a qual fomos talhados e buscando a finalidade que é a nossa como parte do todo.”
Nunca me decepciona.
Profile Image for George.
53 reviews14 followers
August 2, 2018
Massa! Aprende a gostar mais de filosofia com essa leitura.
Profile Image for Fabio.
54 reviews
February 5, 2020
Um dos melhores livros que já li. Comprei após assistir a palestra do Clóvis na Casa do Saber, em São Paulo.
Profile Image for Arnaldo Neto.
278 reviews7 followers
March 16, 2020
A entrevista do Clóvis no Jô Soares foi o que me despertou para o auto-conhecimento. Esse livro foi uma confirmação ainda maior do caminho que deveria seguir. Indico a todos!
Profile Image for Juliana Yoshida.
3 reviews1 follower
September 24, 2020
Não se engane, não é auto ajuda, como o autor mesmo diz. Recomendo a todos que refletem sobre a vida ou tem interesse em filosofia. Reflexões profundas contadas de forma simples, como só quem estudou muito os grandes pensadores pode fazer!
Profile Image for Marcos Pinto.
28 reviews
February 8, 2016
Não é o que você pensa: é muito melhor!

Excelente coleção de provocações filosóficas, regadas a bom humor e uma didática invejável. Ainda que sempre positivo, pode ser que puxe alguns tapetes de incautos e mesmo dos não tão incautos assim. A intenção é fazer pensar.
Como o autor deixa bem claro na introdução, não se trata de um livro cheio de fórmulas mágicas para ser feliz. Muito ao contrário. A proposta é fazer o leitor pensar por si mesmo, além de ser uma ótima introdução aos temas filosóficos e ao pensamento de alguns filósofos.
Profile Image for Valter Muniz.
15 reviews1 follower
January 5, 2018
Gostei demais desse livro, não só obviamente pelo conteúdo mas também pelo tom provocador do autor e os exemplos que nos conectam à narrativa. Um ótimo passatempo para quem quer pensar na vida e nas coisas que valem a pena ser vividas...
Profile Image for Betina Vogel.
107 reviews1 follower
July 26, 2025
Gente, que livro gostoso de ler!!!
Eu quase podia ouvir a voz do professor Clóvis! A leitura é muito fluida, gostosa, e cheia do jeitinho dele! Ri um bocadinho de vezes, e aprendi um outro bocadinho de coisas. 5 estrelas!
Profile Image for Leandro Silva.
9 reviews
February 9, 2015
Ótimo livro para filosofar sobre a vida.
A forma narrativa fez com que o livro tivesse uma didática muito mais atraente.
Gostei e indico.
Profile Image for Víctor Augusto.
61 reviews1 follower
February 20, 2016
Reflexões bem humoradas sobre diversas fases da filosofia moral tornam esse livro uma boa e leve leitura, sem esquecer a profundidade dos temas discutidos.
Profile Image for Sarah Santos.
9 reviews3 followers
September 25, 2016
Como sempre me surpreendi lendo, e aprendi a olhar melhor para o mundo, sem perder totalmente as minhas esperanças..
Profile Image for Maria Carolina.
14 reviews1 follower
July 27, 2016
Uma introdução à filosofia, de socrática à pós-moderna. Ideal para pessoas que nunca tiveram contato prévio com filosofia.
6 reviews1 follower
October 30, 2016
Claro, conciso, leve e bem humorado!

Uma viagem pela história dos principais pensadores de maneira clara e concisa, mantém a leveza com pitadas de bom humor!
Displaying 1 - 30 of 33 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.