Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Opisanie Świata” as Want to Read:
Opisanie Świata
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Opisanie Świata

3.51  ·  Rating details ·  147 Ratings  ·  18 Reviews
Primeiro romance de Veronica Stigger, Opisanie świata significa “descrição do mundo” e é como se traduz Il Milione, o livro de viagens de Marco Polo, para o polonês.

É justamente como uma espécie de relato de viagens que essa novela se constitui. A história central do livro é a de Opalka, um polonês de cerca de sessenta anos que, em sua terra natal, recebe uma carta por me
...more
Paperback, , 160 pages
Published August 2013 by Cosac Naify
More Details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Opisanie Świata, please sign up.

Be the first to ask a question about Opisanie Świata

Community Reviews

(showing 1-30)
Rating details
Sort: Default
|
Filter
Fernando Carneiro
Aug 18, 2015 rated it liked it
Spoiler!!
Mais: Escrita delicada, simples e clara, super descritiva e imagética, diria imagética mágica, quase mítica, personagens cativantes e empáticos. Elementos grotescos em momentos sublimes (como a queda do senhor da cadeira de roda no mar, a orgia na cozinha do navio, entre outros) trazendo uma dissonância que eu adoro. Páginas 146 e 147 – Observação de Opalka sobre Bopp, melhor passagem do livro. Linda.

Menos: Descrições às vezes exageradas, escreve mais do que é necessário para transmitir
...more
Felipe
Não tenho qualquer referência sobre a obra de Veronica Stigger mas olhando a partir de Opisanie Swiata, novela lançada pela saudosa Cosac Naify, seu texto parece estar interessado em uma investigação sentimental muito curiosa, neste caso formatada como a viagem de um pai em busca de seu filho desconhecido e sua interação com uma miríade de personagens e situações curiosas à bordo de um navio que vem da Polônia para o Brasil nos anos 20. De um apuro visual concretista bastante curioso, Stigger fo ...more
Andrea Motta
Feb 23, 2017 rated it really liked it
O livro curto e fluido de ler é o primeiro romance da Veronica Stigger, mas remete à sua escrita de contos, tanto pela presença do absurdo que chega a ser hilário quanto pela presença de questões essencialmente humanas, as quais facilmente reconhecemos.
Sergio
Oct 20, 2016 rated it it was amazing
Shelves: owned
Este livro é um charme do início ao fim. Uma edição muito bem acabada, bem pensada e ilustrada.

O texto é fácil, interessante, divertido, onírico beirando o fantástico. Seus personagens quase inverossímeis dão uma cor especial.

É um livro para desfrutar, ler com calma, imaginar as situações, dar boas gargalhadas, conviver e sofrer com as algúrias de seus personagens.

Recomendo muitíssimo!
Machado Drummond Amado Rosa Coelho
Apesar da ingenuidade indigenista/primitivista me diverte o humor velado pela inocência. Seria interessante ler o que ela poderia escrever sendo um pouco mais cética sem perder a sensibilidade.
Anna Martino
Dec 06, 2017 rated it liked it
Não foi bem o que eu esperava - é uma boa história, e a edição é um primor, mas a trama era tão enrolada que, em dado momento, eu entreguei os pontos e só terminei o texto por desencargo de consciência. Quem sabe com uma releitura (sabendo que não se trata de uma história em linha reta e que tem personagens demais), eu possa apreciar melhor a aventura.
Daniela
Apr 11, 2018 rated it really liked it
No conecté tanto con la historia, por lo que lo puse en pausa por un mes, pero después lo acabé de una sentada. Me encantan las amistades improbables que resultan de viajar juntos. Me encantaron las partes con perritos.

La edición de Antílope es hermosa. Vale la pena comprarla, es un libro muy interesante.
Fernando Hisi
Jul 10, 2018 rated it liked it
Tem um quê de surrealismo e mais um tanto de despropósito que são bem interessantes, mas achei que são muitos ensaios pra pouco trabalho braçal. Leria muito a vida do Bopp. O livro (objeto) é muito lindo, mas fiquei pensando em quão mais fraco ele seria se não tivesse todo essas firulas.
María
Jun 09, 2018 rated it really liked it
Maravilloso.
Gabriela Solis
Mar 23, 2018 rated it did not like it
El peor pecado de una novela es ser inofensiva. El segundo peor, arrogante. Si esta fuera una lectura ligera sin mayores pretensiones, no habría gran cosa que criticar: todos hemos disfrutado de alguna novela intrascendente para entretener horas aburridas o esperas inevitables. Pero me da la impresión de que este texto quiere ser otra cosa: tiene aspectos metaficcionales (una carta que menciona otra carta cuyo contenido desencadena la acción dramática, la novela dentro de la novela que comienza ...more
Agnes
Dec 01, 2017 rated it really liked it
A premissa do livro faz acreditar que ele tratará das guerras do século passado e as questões que elas envolvem, menos evidente ainda é o fato de ser uma narrativa com tanto humor e sensibilidade. A escrita de Veronica Stigger poderia, por mim, ser transformada em um filme, esses de comédia estilo hollywood anos 1950. Pena que não seria estrelado pelo Jack Lemmon como o Bopp.

http://cultura.estadao.com.br/noticia...
Camila Doval
Jan 14, 2017 rated it liked it
É exagerado, tragicômico, sensível. Poderia ser menos e poderia ser mais; mas foram duas ótimas tardes embaladas pelo ritmo de uma viagem transoceânica e surreal, que enfim retoma o eterno tema das partidas, das chegadas, do tempo. Adorei.
Mauricio Santos
May 23, 2017 rated it really liked it
A obra é simples e sem devaneios - o que é bom do modo que foi feito, a edição da Cosac Naify complementa a experiência da leitura, ajudando na criação da atmosfera emotiva, principalmente nas páginas finais.
Filipe Mafagafo
Feb 02, 2015 rated it really liked it
3.5
Madelaine Silva
Jan 12, 2016 rated it liked it
"a gente escreve para não esquecer ou para fingir que não esqueceu"

[e este foi o último livro indicado por ele]
Débora Schaan
Jan 30, 2017 rated it it was ok
Inusitado e diferente dos livros que já li. Um cômico com drama. Mas mais cômico. Não sabia mesmo o que esperar da história/narrativa porque era sempre surpreendente.
Carolina Laureto Hora
rated it really liked it
Jan 21, 2018
Andre
rated it really liked it
Mar 17, 2015
Bruno Lages
rated it liked it
Nov 16, 2014
Vitor Garcia
rated it liked it
Aug 24, 2014
Taty
rated it it was amazing
Jul 30, 2014
Bernardo Machado
rated it it was amazing
Apr 22, 2016
Everton Olinto
rated it really liked it
Jul 24, 2018
Igor Morais
rated it it was ok
Mar 23, 2016
Everson
rated it really liked it
Jan 03, 2016
Jamyle Rkain
rated it liked it
May 26, 2017
Luisa Landre
rated it it was amazing
Dec 20, 2016
Jonas Dornelles
rated it really liked it
Nov 22, 2016
Rafael Nott
rated it really liked it
Oct 05, 2016
Nathalia Pereira
rated it really liked it
Nov 09, 2014
« previous 1 3 4 5 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »
11 followers
Veronica Stigger é uma escritora, jornalista, professora e crítica de arte brasileira.

Formou-se em Jornalismo, mas deixou as redações para dedicar-se à pesquisa universitária. É doutora em teoria e crítica da arte pela Universidade de São Paulo, com estudo sobre as relações entre arte, mito e rito na modernidade.

Desde 2001 vive em São Paulo com o poeta, ensaísta e crítico Eduardo Sterzi. O trágico
...more
More about Veronica Stigger