Aguinaldo Prandini Ricieri is a teacher graduated in Physics from USP and postgraduated in Space Engineering from ITA. He is the author of several books and curator of the Museu de Matemática Prandiano, where he offers his Life Applied Mathematics Course (Curso de Matemática Aplicada à Vida) for more than 40 years by now.
Estou migrando todos os meus reviews para o meu blog. Você pode ler o review completo/atualizado com meus comentários aqui: https://pothix.com/buracoanalista/
É um livro interessante se você tiver interesse em conhecer a vida do professor Ricieri. Eu fui a uma de suas palestras alguns anos atrás e achei muito interessante a forma que ele apresenta a matemática. Ainda não participei de um de seus cursos, mas pretendo.
Esse livro conta a história dele querendo ser um cientista em Cornélio Procópio. Parece ser uma boa descrição do que é ser um cientista no Brasil no geral pelo que ouço falar de outros cientistas também.
O professor tenta contar a história do ponto de vista do seu "eu adolescente", então tem algumas outras coisas sobre as suas incertezas amorosas e descobertas sexuais. As vezes é bem engraçado, mas também desnecessário.
Ele toca em um assunto bem polemico relacionado a vida dele perto do final do livro. Achei interessante ele ter publicado isso, ainda mais em 1995.
Eu gostaria de ter lido mais sobre a história dele depois de ter vindo para SP e sobre o tempo no ITA, mas isso ficou para outro momento.
De qualquer maneira, o livro é interessante se você tiver interesse em saber mais sobre a vida dele.
Primeiro contato literário com o autor, um conhecido e singular matemático. O título é apropriado, já que desenvolvido em cima de uma análise de situações experimentadas pelo Autor e pela sua trajetória, deveras quixotesca, de ser cientista no interior do Brasil. Uma surpresa boa foi encontrar um livro com uma dose tão grande de verdade e honestidade. Exemplo disso é a ausência de qualquer filtro ao tratar de questões sexuais de sua época de adolescente, o que causa no leitor - do sexo masculino - uma série de risadas ao longo da leitura. Tais divagações, que interrompem a cronologia da história do autor, somadas a comentários acerca das personagens (em especial, do fazendeiro que acabou por mais tarde comprar foguetes do Autor, ao invés de importá-los dos EUA), longe de travar a leitura, dão ao livro uma dose a mais de espontaneidade, algo muito escasso hoje em dia. Enfim, livro muito bom para reacender a chama de lutar por ideais, principalmente aqueles de nossa juventude. E, olhando para o Autor nos dias de hoje, prova-se que valeu a pena.