Jump to ratings and reviews
Rate this book

Os Americanos

Rate this book
Quem são os verdadeiros americanos? Sofisticados moradores de Nova York ou jecas da América profunda? Intelectuais vencedores do prêmio Nobel ou truculentos senhores da guerra? Para uns, os Estados Unidos da América são um paradigma da modernidade, para outros, um monstro tentacular imperialista. Gostemos ou não, os americanos são importantes. Todos os dias eles bombardeiam o mundo com filmes, séries de tv, hambúrgueres e Coca-Cola. Suas músicas são ouvidas em todos os continentes. Qual a origem da autoconfiança e soberba dos americanos? E mais, como esse vizinho do norte se tornou o que é?

285 pages, Paperback

First published January 1, 2009

5 people are currently reading
28 people want to read

About the author

Antonio Pedro Tota

11 books5 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
11 (29%)
4 stars
16 (43%)
3 stars
9 (24%)
2 stars
1 (2%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 3 of 3 reviews
Profile Image for RG Lago.
28 reviews
July 10, 2019
Os interessados pela fascinante cultura anglo-saxã estão geralmente bem servidos de obras a respeito dela em língua Portuguesa, mas um ou outro livro destoa um pouco. Estando familiarizado e satisfeito com outros volumes da série "Povos e Civilizações" da Editora Contexto, resolvi ler "Os Ingleses" e "Os Americanos" em sequência. Infelizmente, dado os autores diferentes, as duas obras são bastante díspares. A primeira é uma imersão completa na cultura de um país, enquanto a segunda é basicamente uma aula de história sem muito aprofundamento.

"Os Americanos" é uma leitura acessível e rápida, porém o autor escolhe focar quase que exclusivamente na história Americana em detrimento aos aspectos culturais que moldam o país. Estes últimos são descritos de forma um tanto escassa e nem sempre estabelecem relação cronológica com os eventos descritos. Por exemplo, ao final da obra, as considerações sobre a histórica eleição de Barack Obama (à qual Tota dá um tom quase heroico) são abruptamente interrompidas por um capítulo inteiro dedicado ao cinema e da importância do mesmo para a hegemonia global dos EUA. Interessante? Sem dúvidas, mas talvez esse tópico pudesse ter um local diferente no livro. Um certo viés político por parte do autor também se faz presente, pois não perde a oportunidade de alfinetar praticamente todos os presidentes de direita que o país já teve, independente de seus acertos.

Em suma, ao final do livro, o leitor iniciante certamente entenderá o que foram os Federalist Papers, mas será deixado no escuro quanto ao amor dos americanos pelo beisebol, lerá basicamente uma ou duas linhas sobre sua culinária, não verá menção ao rock n' roll ou ao hip hop, etc. Tudo isso somado a alguns erros de edição, como grafias erradas em nomes de personalidades, dá à obra um certo ar de pressa e superficialidade. Recomendado para neófitos que desejam conhecer o básico sobre este grande e paradoxal país.
152 reviews2 followers
January 2, 2021
Livro muito bacana que aborda a história norte americana sem "puxassaquice" ou ojeriza. Impressionante como os norte americanos acreditam mesmo no famoso "Destino Manifesto". Amando ou odiando-os uma coisa todos tem que concordar: Os Americanos nascerem, enquanto nação, para o protagonismo.
Displaying 1 - 3 of 3 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.