Jump to ratings and reviews
Rate this book

doce gabito

Rate this book
Doce Gabito conta a fantasiosa história de Gabriela García Marques, uma menina que após a morte dos pais na guerrilha do Araguaia vai para o Rio de Janeiro morar com o avô na favela Santa Marta. Numa noite de tempestade, um simpático senhor de fartos bigodes surge em seu sonho e a convence a sair do barraco que logo desaba tirando a vida do avô. Aparecendo sem avisar e com valiosos conselhos , o misterioso senhor bigodudo torna-se seu mentor e melhor amigo. Ao descobrir que seu nome é igual ao do consagrado Gabriel García Márquez e se deparar com uma foto do escritor - que ainda nasceu no mesmo dia que ela - Gabriela reconhece seu amigo bigodudo cujo apelido, para os íntimos, é Gabito. Sempre acompanhada por seu ilustre parceiro, Gabriela enfrenta com lirismo e vigor as várias reviravoltas de seu tortuoso destino.

460 pages, Paperback

First published January 1, 2012

4 people are currently reading
33 people want to read

About the author

Francisco Azevedo

12 books37 followers
Playwright, scriptwriter, poet, novelist, former diplomat, Francisco José Alonso Vellozo Azevedo was born in Rio de Janeiro, in 1951. His plays Unha e Carne (Joined at the Hip) and A Casa de Anais Nin (Anais Nin’s House) won public and critical acclaim, having been produced in Brazil and abroad. His first novel, O Arroz de Palma (Palma’s Rice), has enchanted dozens of thousands of Brazilian readers, who became and are now ardent publicity agents for Francisco’s work. His second novel, Doce Gabito (Sweet Gabito), has just been published to great success.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
35 (58%)
4 stars
19 (31%)
3 stars
5 (8%)
2 stars
0 (0%)
1 star
1 (1%)
Displaying 1 - 6 of 6 reviews
6 reviews
Read
March 10, 2022
Terminei de ler mais um livro do Francisco Azevedo. O mesmo autor de Arroz de Palma.
Escrita leve, enredo muito interessante e, já perto do término, a dúvida sobre ser ou não ser ficção. Penso que essa dúvida só é possível de se encontrar com autores muito perspicazes.
Profile Image for Fellipe Fernandes.
224 reviews16 followers
December 15, 2021
É o meu segundo livro do autor, o primeiro foi lido com um sentimento diferente (minha mãe fez anotações quando leu “O Arroz de Palma” e depois me passou a edição dela pra eu ler, então foi como se estivesse viajando por uma história que me era familiar e também pela cabeça e sentimentos da minha mãe). Este segundo foi lido com expectativa e talvez por isso tenha me deixado mais suscetível à miscelânea de inspirações dele: Gabriel Garcia Márquez, Jorge Amado, Thelma & Louise, Novelas da Globo, etc. Tudo está ali e é até fácil imaginar essa dramaturgia, no entanto tive dificuldades com os recursos literários. Mas, apesar de não ter conseguido me desprender do texto, porque o autor tem sim essa narrativa fluida, que te envolve como se alguém te contasse a história, eu não embarquei 100% nela, especialmente na personagem principal. Todos os outros personagens me parecem possíveis, menos o dela. Para quem for ler, eu acabei ficando para a Gabriela como uma Verônica que a própria Verônica foi para ela antes de Florentino.
Profile Image for Juliana Petito.
176 reviews7 followers
July 10, 2025
"O nascimento de uma leitura é momento de esforço - como todo nascimento. Momento solene, que emociona."

"... personagem tem vida própria. Pode nos influenciar os pensamentos e os atos tanto quanto nosso mais íntimo amigo."

"Lugares, coisas, pessoas. Para que tanto apego? Apego é ilusão de posse. Questão de tempo, os lugares se transformam, as coisas se acabam ou mudam de dono. E, mais cedo ou mais tarde, de uma forma ou de outra, todo mundo se separa."

"Inútil remexer no que não tem mais jeito de ser consertado [?]... Nem sempre a morte nos impede de reparar erros e equívocos."


Francisco Azevedo definitivamente entrou na minha lista de melhores escritores. Com escrita fluída e delicada, o autor cria narrativas que nos prendem do início ao fim, tratando de temas delicados, dilemas humanos profundos, que nos levam a refletir nossas próprias questões pessoais.

Um leitor voraz poderá facilmente "conhecer" a obra em uma única sentada. Eu preferi degustar e digerir com toda calma que cada reflexão merecia.

Por vezes senti que a leitura me convidava para uma sessão terapêutica, então eu me permiti sentar no divã, ora com Gabi, ora com Letícia, ora com Verônica.

Foram dias de leituras, horas de reflexões sobre desafios e questões universais, que por vezes deixamos presas em nossas 'enseadas" dentro do coração. Luto, identidade, relações familiares, dores, fraquezas, medos, certezas, incertezas... enfim, a vida acontecendo, e como nós vamos vivendo. Nas palavras de Gabi: "De um extremo a outro do infinito, nos deslocamos com a leveza de um afago, prontos para a loucura que vier. Somos trucidados pelo inimigo mais cruel e saímos do martírio sem um arranhão sequer, até no pior dos pesadelos, porque como nos desenhos animados, somos invencíveis. É natural que seja assim. Nada pede explicação. Nada nos espanta. No sonho, cabe o impossível. Universo portátil que, de tão fácil e perto, nos chega com o simples fechar de pálpebras. O problema é que, se no sonho dormindo não temos o controle de nada - e é exatamente isto que nos liberta e descansa a mente -, no sonho acordado, pretendemos ter o controle de tudo. É nessa ilusão infantil que reside todo o mal. Mas, a partir de agora, prometo, me esforçarei para ser diferente."

Gabi nos ensina a olhar para nossas próprias feridas e reconstruir nossas narrativas com mais compreensão e aceitação. Transformar dores em crescimento e encontrar [novos] significados para nossas experiências.

" O universo não pode parar por minha causa. E lá vou eu cuidar do que depende única e exclusivamente de mim."
19 reviews
July 18, 2024
Este livro é um passeio! A narrativa vai fuindo poeticamente, no ritmo certo, envolvendo o leitor no enredo, nas ações e gestos das personagens, mas sobretudo na tessitura discursiva.Maravilho romance.
82 reviews1 follower
May 6, 2024
Este é o segundo livro de Francisco Azevedo, autor de O Arroz de Palma.
É a história de Gabriela Garcia Marques, nascida no Rio de Janeiro e criada primeiro pelo avô, e depois pela tia, dona de um prostîbulo de alta classe na Glôria.
Ela tem um relacionamento mágico com um senhor de bigodes, que salva sua vida e continua sendo seu "amigo oculto" a vida toda. Só depois de muitos anos é que ela descobre que esse "amigo" é o Gabriel Garcia Marques, que lhe aparece em sonhos.
Assim como em O Arroz de Palma, a realidade se mistura com a mágica na vida da protagonista, que vive grandes amores, desilusões e superações.
É uma história doce, um conto de fadas para adultos.
Displaying 1 - 6 of 6 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.