Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Os Malaquias” as Want to Read:
Os Malaquias
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Os Malaquias

3.22  ·  Rating details ·  193 ratings  ·  34 reviews
Serra Morena. Um raio esturrica o casal, em luz e carne. Os filhos ficam órfãos, com destinos diferentes. Antônio, o menino que não cresce. Nico, o patriarca engolido por um bule de café. Júlia, a menina em fuga permanente. Um lugar onde as sombras da terra e da água convivem. Onde a morte e a vida são o mesmo mundo. Um poema seco à humanidade de cada um de nós.
Uma escrita
...more
Paperback, 200 pages
Published April 2012 by Porto Editora (first published 2010)
More Details... Edit Details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Community Reviews

Showing 1-30
Average rating 3.22  · 
Rating details
 ·  193 ratings  ·  34 reviews


More filters
 | 
Sort order
Start your review of Os Malaquias
Inês
Feb 09, 2013 rated it really liked it
O meu pai ofereceu-me este livro ontem ao fim da tarde. Sentei-me à beira do fogão de lenha enquanto esperávamos pelo jantar e comecei a ler. Deixei-me agarrar pelo início cru, por uma escrita madura e uma autora que parecia não ter compaixão pelas suas personagens.
Não descansei enquanto não terminei de ler a história de Nico, Antônio e Júlia inundada pelo realismo mágico que na América Latina é rei e senhor, que quase sempre nos confunde e inebria.
Andréa del Fuego convenceu-me com as suas
...more
Ana
Feb 09, 2018 rated it it was ok
Shelves: 2018
Comprei esta obra há um ano atrás (sim, ainda estou a ler livros que chegaram aqui a casa em janeiro de 2017!) porque havia lido algumas opiniões muito interessantes sobre a mesma e porque a encontrei a metade do preço numa livraria qualquer.
A página inicial do capítulo 2 é absolutamente soberba e deixa-nos eletrizados perante o fenómeno climatérico que esturrica um casal deitado no seu leito de matrimónio. Sobrevivem ao raio que atravessa a sua casa os três filhos, que ficam órfãos e acabam
...more
Inês Montenegro
May 21, 2012 rated it it was ok
Após a morte dos pais, esturricados por um relâmpago, o enredo acompanha os caminhos diversos dos três irmãos Malaquias, Nico, António e Júlia, atribuindo ainda um toque de mistério e sobrenatural.
Não considerei a trama em si particularmente envolvente - o que lhe conferia interesse eram as críticas sociais inerentes, e a própria forma narrativa. (...)

Opinião completa em: https://booktalesblog.wordpress.com/2...
Sónia
Feb 20, 2012 rated it liked it
Shelves: owned
uhmmm, não fiquei convencida...tem umas passagens muito interessantes, mas esperava mais...e o fim decepcionou-me...mais 2.5 do que 3
Lénia
Aug 22, 2012 rated it really liked it
Brilhante. Percebe-se claramente porque é que ganhou o Prémio Saramago. Recomendo!
Naná
Aug 14, 2012 rated it it was amazing
Uma escrita fantástica, uma história fantasiosa muito cativante
Rosa Ramôa
Mar 22, 2015 rated it did not like it
Li este livro em 2012,na quaresma,por causa do bluffffff que suscitou...Não gostei*
Complexo,concentrado e sem flores...
Natacha Martins
Jun 16, 2012 rated it it was ok
Shelves: 2013
Os Malaquias começam por ser pai, mãe e três filhos: Adolfo, Donana, Nico, Antônio e Júlia. Passadas três páginas, os Malaquias são apenas os três filhos. Os pais são atingidos por um raio enquanto dormem descansados na sua cama e morrem "esturricados".
Nico o mais velho é acolhido pelo fazendeiro local que vê nele potencial para trabalhar. Nico e Júlia são entregues a uma instituição de religiosas francesas que acolhe crianças para adopção. Júlia fica uns anos na instituição a receber educação
...more
Márcia Balsas
Sep 24, 2016 rated it really liked it
Shelves: 2016
Eu estava de saída para o Folio, no dia 22 de setembro, quando num impulso, voltei atrás e tirei Os Malaquias da estante.
Já o tenho há três anos e, apesar da curiosidade, foi ficando para trás, preterido por outras leituras. Já desconfiava que seria um óptimo livro, foi vencedor do Prémio José Saramago 2011, sendo que os prémios nem sempre são indicativos seguros de que um livro me vai agradar. Mas a verdade é que gostei muito. E quando assisti à sessão, no dia 23, com Andréa del Fuego e Afonso
...more
Bjorn
Aug 05, 2015 rated it it was ok
After their parents are killed in their sleep by a lightning strike, three siblings are split up. There's the guy who is taken in by the local boss and becomes a farmer - we're told - and later a coffee pot, for no particular reason. There's the guy who becomes a dwarf. There's the girl who gets taken in by an Arabic woman (who's a bitch, for no particular reason) and runs away to join her brothers but doesn't, for no particular reason. Also, there's the ghost of the local boss' mother, who ...more
Andreia Silva
Não li a aba do livro, onde tem uma pequena biografia da autora. E quando comecei a ler o livro tive a sensação e achava mesmo que a autora seria sul-americana. Não só pelo nome mas pelo estilo de escrita (fez-me lembrar o García Márquez). E de facto, é mesmo sul-americana. E também me deparei com uma leitura portuguesa que me fazia ler com sotaque. Exacto. A autora é, brasileira. Por momentos pensei que fosse Chilena ou Colombiana. É uma daquelas histórias que nos parece um tanto irreal quando ...more
TonyAlmeida
May 24, 2012 rated it really liked it  ·  review of another edition
Recommends it for: If you like Gabriel Garcia Marquez, you might like this one
Andréa del Fuego won the Prémio Literário José Saramago (José Saramago Literary Award) after this incredible book that narrates the history of three brothers who became orphans after their parents have been killed by a lightning that struck their home. It’s an unexpected, surprising book, full of fantastic characters and details that keep the reader turning the pages. Whoever enjoys magic realism will certainly love this book.
Simone
Jan 19, 2015 rated it it was ok
Decepcionei. Gosto mais do "As miniaturas", da mesma autora.
Joana
Jun 08, 2014 rated it it was ok
Lê-se muito bem, e até é uma leitura agradável, mas a história é demasiado surreal para mim!

http://dosnossoslivros.blogspot.fr/20...
Or Ben zvi reif
Jan 22, 2015 rated it did not like it  ·  review of another edition
A load of magic-realist nonsense.
Rui Alex
May 29, 2012 rated it it was ok
Shelves: 2012
Foi uma leitura densa que não me envolveu completamente e não me permitiu conhecer as personagens.

Opinão completa aqui.
Ângelo
May 06, 2012 rated it really liked it
Os Malaquias de Andréa Del Fuego

Um livro que nos conta a vida de uma família, Os Malaquias, mais propriamente de três irmãos que ficaram órfãos quando um raio fulminou os seus pais, e aqui bem no início temos a um pequeno excerto da extraordinária prosa da Andréa del Fuego, ..."O coração do casal fazia a sístole, momento em que a aorta se fecha. Com a via contraída, a descarga não pode atravessá-los e aterrar-se. Na passagem do raio, pai e mãe inspiraram, o músculo cardíaco recebeu o abalo sem
...more
Ana Claudia
Dec 13, 2015 rated it really liked it  ·  review of another edition
A obra conta a história de três irmãos que se tornam órfãos após os pais morrerem em um acidente estranho envolvendo um raio. Eles são então separados e você acompanha as dificuldades pelas quais órfãos passam na vida.
A autora passou mais tempo falando sobre a vida dos dois irmãos do que da irmã, e senti falta disso. Ela é uma personagem feminina forte e muito interessante. Fiquei torcendo para que as coisas se ajeitassem para ela o tempo inteiro.
Apesar de serem irmãos, a relação deles é um
...more
Ana
Podem ler a opinião completa, em português, no blog Floresta de Livros.

This is a book that starts out fantastic and ends superbly (in an almost poetica way), but that's ultimatly devoid of real juice at the center.
Put in other words, the story is actually quite interesting, yet it's told in such a fashion that no link between reader and story/characters is properly created.
This book is, from beginning to end, a true example of "Tell, tell, tell" and never "Show". And this creates a void that
...more
Fernando Hisi
May 21, 2018 rated it it was amazing  ·  review of another edition
Um livro mágico. 90% do que eu gostaria de ter escrito, 95% do jeito que eu gostaria de escrever. Um domínio absurdo da língua e de toda essa fábula. O final é mais ou menos e tem mais linhas soltas que eu gostaria de um livro assim, mas tem momentos geniais dignos de Guimarães. Enrolei a beça para ler, porque achava que ia me congelar e impossibilitar de continuar escrevendo qualquer coisa. Ainda não sei o efeito. Eu congelei tanto tempo atrás, hahaha.
Leggere A Colori
un libro da leggere Fratelli d’acqua soprattutto per lo stile e per lo spaccato brasiliano che l’autore ci rappresenta nelle pagine di questo romanzo. Aspetto il secondo libro dell’autore, convinto che con una trama migliore possa diventare una delle maggiori autrici del panorama internazionale.

Continua a leggere su
http://www.leggereacolori.com/letti-e...
Sónia Alcobia
Mar 03, 2013 rated it it was ok
A ideia do livro é boa, a escrita é boa, o inicio é bom, mas a história tem falta de pontos de ligação, as personagens acabam por ser, em muitas situações, vagas, pouco envolventes e para o fim o interesse da história desvanece-se e a escrita é de tal forma confusa que se perde o interesse.
Filipa
Um livro de palavras mágicas e realistas, desta vez num português com sotaque do Brasil, e de um Brasil diferente e quase esquecido de que muitas vezes não nos lembramos. Uma história familiar a descobrir.
Eleonora
May 28, 2014 rated it really liked it
Trovate la recensione cliccando qui: http://unasolamoltitudine.blogspot.it...
Luís Miguel Rodrigues
Jun 01, 2012 rated it did not like it
Um pouco desiludido, esperava mais perante tanta publicidade...
Ruben Nunes
Oct 26, 2014 rated it really liked it
Sem muitas palavras diria que se trata de um livro simples, mas escrito de forma interessante, que nos leva a querer lê-lo num ápice.
Christian Krüger
Mir ist es nur mühsam gelungen der Geschwistergeschichte zu folgen. Insoweit kann ich die Begeisterung der Erzählweise seitens der Presse leider nicht teilen.
Liliana Boaventura
Aug 01, 2014 rated it it was amazing
Shelves: fiction
Uma história comovente, onde percebemos que nem sempre os laços de sangue são os mais importantes. Uma escrita mágica, muito crua mas poética.
Gostei muito.
Cátia Barradas
Aug 21, 2018 rated it it was ok
É um história estranha, e confesso que ler em português do Brasil me faz muita confusão.
Louise
Apr 27, 2018 rated it liked it  ·  review of another edition
7/10
« previous 1 3 4 5 6 7 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »

Readers also enjoyed

  • A Desumanização
  • H
  • You Know You Want This
  • Learning to Pray in the Age of Technique
  • Claraboia
  • Big Mouth and Ugly Girl
  • A Obscena Senhora D
  • Os Maias
  • Good Morning Comrades
  • The Double
  • A Boneca de Kokoschka
  • O Retorno
  • Jerusalém (O Reino, #3)
  • O Sol na Cabeça
  • Aquela Água Toda
  • Survival in Auschwitz
  • The Head of the Saint
  • O Apocalipse dos Trabalhadores
See similar books…
15 followers
Andréa del Fuego é natural de São Paulo, Brasil, onde nasceu no ano de 1975. Trabalhou em publicidade, fez produção de cinema e realizou duas curtas-metragens. Colaborando em várias revistas, inicia-se na escrita com Minto enquanto Posso (2004). Uma primeira coletânea de contos seguida por Nego tudo (2005), Engano Seu (2007) e Nego Fogo (2009). Em paralelo experimenta o juvenil com Quase Caio ...more
No trivia or quizzes yet. Add some now »