Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Til” as Want to Read:
Til
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating
Open Preview

Til

3.12  ·  Rating details ·  746 ratings  ·  26 reviews
Til, narrativa da maturidade de Alencar publicada em folhetim no jornal A Republica , revive o ambiente do interior paulista do seculo XIX. Nesse cenario, mesclando tracos essencialmente brasileiros ao lirismo romantico europeu, o autor apresenta Berta (mais conhecida como Til), uma jovem excepcionalmente generosa, Jao Fera, um facinora de notavel nobreza, Luis Galvao, um ...more
Paperback, 236 pages
Published March 2012 by L&PM Pocket (first published 1872)
More Details... Edit Details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Til, please sign up.

Be the first to ask a question about Til

Community Reviews

Showing 1-30
Average rating 3.12  · 
Rating details
 ·  746 ratings  ·  26 reviews


More filters
 | 
Sort order
Start your review of Til
Oziel Bispo
Jul 08, 2017 rated it it was amazing
Entre vários personagens que marcaram as minhas leituras posso citar Jane eyre do livro do mesmo nome, Gilliatt do livro "Trabalhadores do mar" de Victor Hugo e agora a Menina Berta do livro "Til" de José de Alencar.

Til é o apelido de Berta, moça doce , meiga , altruísta , um personagem que me encantou! .Só ela conseguia dominar
Jão Fera, homem bruto e violento e também Brás, um jovem com problemas mentais, que só conseguia assumir um comportamento mais humano quando estava próximo Dela..Até
...more
Maite
Feb 19, 2017 rated it liked it
It's not an easy to read book at first, the romantic writing style can be difficult at times but you forget about it when you start getting into the characters lives. It's also one of those books that make you feel comfortable in your preconceived notions of the characters at first, only to have the rug swept from your first and everything that you believed in suddenly change, and that's what makes this book so good.
Felipe Silvestre
Feb 28, 2014 rated it liked it
Til é um livro divertido, eu diria. Não por causar diversão constantemente ao leitor, mas sim pela "vibe", retratando um cenário bem natural, verde e selvagem, do qual, a maioria do tempo, tem a companhia da personagem título, doce e instigante, Til.

Entretanto, as tramas que pincelam a obra não são tão empolgantes até pelo menos o terceiro ato. Isso é mais prejudicado com a construção do enredo, que apresenta algumas histórias paralelas aparentemente irrelevantes. Por mais que tais histórias
...more
Guilherme
Oi gente tudo bom?Aqui é o Guilherme, bom, hoje trago mais uma resenha / análise pra vocês, dessa vez é um título do José de Alencar que está na lista Unicamp/Fuvest desse e do próximo vestibular.
Comecei o livro não muito crente que iria gostar, Senhora eu abandonei na metade da leitura(mesmo não gostando de deixar pela metade), este ano Senhora saiu e entrou este na lista thanks of god, eu não conhecia esse título do autor, ele junto com "O Gaúcho", "O Sertanejo" e "O Tronco do Ipê", fazem
...more
Jamille Carvalho
This review has been hidden because it contains spoilers. To view it, click here.
Kevin Richardson
Jun 17, 2017 rated it did not like it
the worst book i have had ever read and the last one, unfortunately, i had finished (this makes more than 1 year). It's a trauma.
Raquel Coutinho
Aug 18, 2017 rated it did not like it
HORRIVEL UMA BOSTA
Caroline
Jun 25, 2013 rated it liked it
Primeiramente, antes da leitura, devemos derrubar essa barreira e acabar com todo o preconceito sobre os temidos clássicos da literatura, principalmente os que são pedidos para vestibulares, como os da Fuvest e da Unicamp. Til no caso, é pedido de ambos.

Inicialmente, como a maioria dos livros de época, tem um início monótomo e de aparência vagarosa e chata. Porém, engana-se quem acha que Til, é assim. Não digo, que inicialmente ele não seja, tornando a leitura difícil de se deslanchar, mas sim,
...more
Berseker
Apr 14, 2014 rated it really liked it
This review has been hidden because it contains spoilers. To view it, click here.
Paola
May 01, 2014 rated it it was amazing  ·  review of another edition
A leitura inicial de "Til" de José de Alencar é muito cansativa, que nos deixa perto de desistir da empreitada. Com o passar das páginas e da persistência do leitor a narrativa se torna cada vez mais misteriosa e envolvente. A escolha do livro foi movida inicialmente pela curiosidade, que talvez findasse pela decepção de uma leitura longa, cheia de termos rebuscados que beiram o ininteligível. Tal foi minha surpresa ao terminar o livro, descobrir que mesmo depois de já ter escrito a maior parte ...more
Claudi.
Apr 02, 2015 rated it liked it
Es una lectura obligatoria de escuela, eso ya dice mucho. Lo cierto es que podría haber sido peor.
Mi problema con los libros de época es el lenguaje y la narrativa densa del infierno. Todavía no soy tan pro en portugués como para deducir los coloquialismos que estaban ahí.

Con toda razón este libro es una obra con gran valor documental, José de Alencar describe exhaustivamente el paisaje de la región de São Paulo y las costumbres de la sociedad en esa época. Por esto y por sus marcadas
...more
Alberto Sormani zanoni
Linguagem muito regional o que atrapalha no entendimento do texto.Mesmo assim consegue manter a trama atual, contendo algumas revelações surpreendentes e interessantes.É bastante parado no começo mas na parte 2 mostra a que veio.Se está procurando por um livro de leitura fácil pode passar reto,mas se pretende ler algo mais antigo e poético sugiro este.É um livro oara leitores mais refinados.
Juliana Boaventura
May 18, 2014 rated it did not like it
A idealização da mulher chega a ser nojenta. A retratação dos negros também.
As descrições dos cenários são ótimas, mas a história infelizmente não me deu vontade nem de continuar a ler, terminei só por ser obrigatório pra vestibular.
Natália Franco
Sep 26, 2012 rated it it was amazing
A linguagem regional e rebuscada não foi um obstáculo para a apreciação dessa incrível obra de José de Alencar. Simplesmente uma das histórias mais cativantes e originais já por mim conhecidas.
Espero em breve conhecer novos trabalhos do Alencar.
Mayara
Dec 27, 2012 rated it it was amazing
Muito bom. Um livro de vestibular que consegue ser realmente legal de ler. Eu não conseguia parar de tão envolvida. É como se fosse um suspense romance. Recomendo para leituras leves e descontraídas. Muito involvente.
aelisab
Aug 14, 2012 rated it it was ok
Shelves: vestibular
Livro para quem gosta de descrições. A história é bonitinha, porém bobinha. A primeira parte do livro, que é a mais importante, parece não passar nunca. A leitura só começa a render mesmo na segunda parte, que é a única que tem um pouco de ação. Gostei mais de ter lido Senhora!
Renata
Aug 01, 2014 rated it did not like it
This review has been hidden because it contains spoilers. To view it, click here.
Ana
Feb 05, 2015 rated it liked it
The book itself was a 3 for me but the analysis my literature teacher did was a 10!
Vanessa
May 04, 2013 rated it really liked it
Fiz um esforço em ler por constar na lista do vestibular. É um romance bem meloso, e é através dessa melosidade toda, que José de Alencar compartilha conosco a inteligência de sua lingua culta.
Carolina
Feb 10, 2013 rated it really liked it
Esse foi o melhor livro do José de Alencar que eu já li!
Não concordo com o final de alguns personagens, mas de maneira geral, achei esse livro ótimo.
Guilherme
Feb 20, 2015 rated it it was amazing
Shelves: vestibular
Não tá escrito o tanto que eu amei esse livro.
Manoela Morel
very hard to read, quite hard to love.
Brener Leopoldino
Nov 27, 2014 rated it it was amazing
Aventura, mistério, paixões, típica novela das 6h ambientada no século XIX. Impossível não se apaixonar por cada personagem. Alencar soube muito bem aplicar a fórmula que faz vender livros.
Maíra
Jan 22, 2013 rated it did not like it
Uma merda, li obrigada e não entendi bulhufas.
Guilherme Faria
Apr 16, 2015 rated it really liked it
[4.5] Meu Deus, esse livro foi muito bom. Merece essa nota só pela 2a parte, que é FANTASTICA
Marcia Lima
rated it it was ok
Nov 29, 2013
Juliana Marques
rated it liked it
Sep 15, 2014
Flavia Gama
rated it it was amazing
May 23, 2019
Giovanni Campbell
rated it liked it
Jan 18, 2017
Pedro Arruda
rated it did not like it
Mar 29, 2013
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »

Readers also enjoyed

  • Capitães da Areia
  • Memórias póstumas de Brás Cubas
  • O Cortiço
  • Vidas Secas
  • Memórias de um Sargento de Milícias
  • Viagens na Minha Terra
  • Sentimento do Mundo
  • Auto da Barca do Inferno
  • Dom Casmurro
  • A Cidade e as Serras
  • O Alienista
  • O Triste Fim de Policarpo Quaresma
  • A Moreninha
  • Feliz Ano Velho
  • O Quinze
  • O Primo Basílio
  • Sagarana
  • The Speed of Light
See similar books…
141 followers
José Martiniano de Alencar was a Brazilian lawyer, politician, orator, novelist and dramatist. He is one of the most famous writers of the first generation of Brazilian Romanticism, writing historical, regionalist and Indianist romances — being the most famous The Guarani. He wrote some works under pen name Erasmo.
He is patron of the 23rd chair of the Brazilian Academy of Letters.

José de Alencar
...more
No trivia or quizzes yet. Add some now »
“Tinha a beleza de Linda um doce alumbre de melancolia, que não era tristeza, pois coavam-se através dos inefáveis contentamentos de sua alma; era sim matiz, que lhe aveludava a graça e influía-lhe um mavioso enlevo. Irmã das flores que vivem nos recessos da floresta, onde se coalham em sombra luminosa os raios filtrados pelo crivo das folhas, respira essa beleza o perfume casto da violeta e da baunilha.
Não se admira a mulher que a possui, porque não exerce a fascinação esplêndida das formosuras que cintilam; mas adora-se de joelhos, porque ela tem a santidade do amor.”
2 likes
“O amor, porém, é contagioso, com especialidade na solidão, onde a alma tem necessidade de uma companheira, e quando de todo não a encontra, divide-se ela própria para ser duas: uma, esperança; outra, saudade” 2 likes
More quotes…