Jump to ratings and reviews
Rate this book

Um Lugar Ao Sol

Rate this book
Com a morte do pai, Clarissa é obrigada a sair de Jacarecanga e mudar-se com o primo Vasco para Porto Alegre, onde encontra a "grande cidade e seus dramas". Romance intenso, este volume compõe a terceira parte da saga iniciada com Clarissa.

Um lugar ao sol retoma personagens de obras anteriores de Erico Verissimo, como Clarissa e Música ao longe. Essas narrativas, todas protagonizadas por Clarissa, estão, ao lado de O tempo e o vento, entre os textos de maior sucesso do escritor.
Depois que o pai foi assassinado a mando do prefeito de Jacarecanga e a família perdeu seu casarão, a jovem professora Clarissa se muda para Porto Alegre com a mãe e o primo Vasco. Primeiro eles se hospedam na pensão de tia Eufrasina (cenário de Clarissa); depois na casa da professora Fernanda (em Caminhos cruzados). Enquanto Clarissa enfrenta precocemente a luta pela sobrevivência na cidade grande, Vasco se envolve com a boêmia local e conhece um estudante de medicina cujas atividades revolucionárias incitam a ira do Estado policial.
Publicado originalmente em 1936, Um lugar ao sol reflete os esforços de Erico para criar um romance que, segundo a personagem Fernanda, contenha "o mínimo de literatura e o máximo de verossimilhança". Ou seja, pouco rebuscamento e muita verdade.
Descrevendo "a cidade grande com seus dramas", o escritor não é complacente ao fazer um retrato do espetáculo humano. O resultado é uma dose alentada de vida, capturada em sua essência mais laboriosa e vibrante, por vezes negra, mas sempre profundamente emocionada.

384 pages, Paperback

First published January 1, 1936

5 people are currently reading
139 people want to read

About the author

Erico Verissimo

106 books394 followers
Erico Verissimo (December 17, 1905 - November 28, 1975) is an important Brazilian writer, who was born in Rio Grande do Sul. His father, Sebastião Veríssimo da Fonseca, heir of a rich family in Cruz Alta, Rio Grande do Sul, met financial ruin during his son's youth. Veríssimo worked in a pharmacy before obtaining a job at Editora Globo, a book publisher, where he translated and released works of writers like Aldous Huxley. During the Second World War, he went to the United States. This period of his life was recorded in some of his books, including: Gato Preto em Campo de Neve ("Black Cat in a Snow Field"), A Volta do Gato Preto ("The Return of the Black Cat"), and História da Literatura Brasileira ("History of Brazilian Literature"), which contains some of his lectures at UCLA. His epic O Tempo e o Vento ("The Time and the Wind'") became one of the great masterpieces of the Brazilian novel, alongside Os Sertões by Euclides da Cunha, and Grande Sertão: Veredas by Guimarães Rosa.
Four of Veríssimo's works, Time and the Wind, Night, Mexico, and His Excellency, the Ambassador, were translated into the English language by Linton Lomas Barrett.
He was the father of another famous writer of Rio Grande do Sul, Luis Fernando Veríssimo.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
53 (34%)
4 stars
61 (39%)
3 stars
35 (22%)
2 stars
5 (3%)
1 star
1 (<1%)
Displaying 1 - 5 of 5 reviews
Profile Image for Priscilla.
1,930 reviews18 followers
August 26, 2023
O lirismo de Veríssimo finalmente dá lugar a sua escrita mais realista, caucada na miséria e na praticidade que transformam o cotidiano simples em algo mais duro, mais queimado de sol.

Essa obra não deve ser encarada como algo pessimista, apesar de retomar os personagens Vasco, Clarissa e Dona Clemência de obras posteriores - Clarissa e Música ao Longe nunca foram referidos como uma trilogia pelo autor - é nítida a ideia do autor de sobrepôr as fantasias da juventude com a dureza da fase adulta.

Não é uma vingança e não há nada de voyeuristíco nessa obra. Mesmo os momentos de maior tensão entre Amaro, Fernanda e Clarissa, os quais não são propriamente parte de um triângulo amoroso, ainda deixam entrever que são acasos narrados pelo autor como alguém que observa o mundo a sua volta, sem propriamente lubricidade ou rancor. É o olhar levemente curioso de quem fuma um cigarro na janela.

Recomendo.
69 reviews
January 26, 2025
No terceiro romance de Clarissa Érico Verissimo se desprende do véu do lirismo, levando as dificuldades das suas personagens ao limite do realismo. Descreve misérias, angústias, flerta com o fantástico em determinado momento, antecipando tendência da Literatura Latino-Americana, e conduz os núcleos principais a desfechos esperados ao longo da leitura.
Assim como feito nos primeiros contos, as primeiros publicações do autor, Verissimo aproveita alguns dramas para ensaiar saídas filosóficas dos seus romances seguintes, em uma espécie de laboratório: já está em Um Lugar ao Sol a ideia-conceito de relacionar o vento com a morte, bem como breve homenagem à beleza dos lírios no campo. Esses recursos filosófico-poéticos são amplamente explorados pelo autor em suas obras seguintes, “Olhai os lírios do campo” e “O Tempo e o Vento”.
Profile Image for Desirée Matta.
23 reviews
February 12, 2023
Já sou vendida ao Veríssimo depois da leitura da saga O Tempo e o Vento, mas esse livro é realmente encantador. Sem nenhum mistério: a vida cotidiana de pessoas desprivilegiaras buscando seu lugar ao sol.. Muito lindo. Um autor que certamente conseguia narrar a vida real sem florear ou omitir nada.
Profile Image for Jessica Reolon.
3 reviews
August 11, 2022
Junto de Música ao Longe e Olhai Os Lírios do Campo, foi um dos meus preferidos, especialmente o final aberto que me deixou questionando se Vasco seria ou não igual ao pai.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Displaying 1 - 5 of 5 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.