huckleberry finn, parte II

.

na dissertação de vera lúcia ramos, que apresentei no post anterior , o capítulo quatro procede a uma análise de três traduções de as aventuras de huckleberry finn, de mark twain, a saber: monteiro lobato, sergio flaksman e "alex marins". às pp. 132-142, o estudo se detém especificamente sobre as escolhas adotadas na tradução em nome de um fictício "alex marins" (pela martin claret), com nove tabelas e muitas dezenas de exemplos que parecem indicar com boa margem de probabilidade o uso de uma tradução portuguesa.

existem várias traduções portuguesas de huckleberry finn. vera lúcia ramos chegou a comparar uma delas, a de miriam marder monteiro (pela europa-américa), com a tradução assinada por "alex marins": são visivelmente muito diferentes. cabe lembrar que o clube do livro publicou a obra de mark twain em 1961, em dois volumes, com tradução em nome de josé maria machado: não raro as chamadas "traduções especiais" do clube do livro eram apenas adaptações de traduções portuguesas ao português brasileiro.

assim, se alguém se interessar em dar andamento às indicações de vera lúcia ramos sobre o possível uso de fontes portuguesas para a suposta tradução de "alex marins", talvez pudesse ser útil consultar inicialmente a dita tradução de josé maria machado para o clube do livro. dependendo da resultado da análise, o foco poderia ser retroativo, para a tradução de ricardo fernandes para a portugália (1954), por exemplo, ou avançar para a de daniel augusto gonçalves, pela civilização (1978). sugiro esta última por lembrar que caninos brancos, de jack london, em nome de pietro nassetti pela martin claret, é uma cópia explícita de colmilhos brancos, de olinda gomes, por essa mesma editora (1969). veja aqui.

.
 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on February 23, 2011 18:49
No comments have been added yet.


Denise Bottmann's Blog

Denise Bottmann
Denise Bottmann isn't a Goodreads Author (yet), but they do have a blog, so here are some recent posts imported from their feed.
Follow Denise Bottmann's blog with rss.