Falsa Ajuda

O que sempre me incomodou no processo que querer escrever é a falta de dicas e sugestões de outros autores brasileiros. Acho de suma importância a troca de experiências sobre escrita, publicação, edição, etc. Ajudar e ser ajudado durante todo o processo é fundamental.


Escrever é um trabalho difícil, que exige muita dedicação, muito cuidado, várias tentativas, inúmeros erros, na busca por melhora constante.


Por isso, sempre me interesso por depoimentos de autores que dividem com os outros um pouco das suas experiências, das suas técnicas ou apenas dão algum tipo de dica, contribuindo de alguma forma para o aprimoramento daqueles que buscam escrever.


Mas o que mais me choca são alguns autores que, quando são solicitados a dar alguma dica, fazem comentários absurdos sem nenhuma função prática. Talvez querendo passar uma imagem de um ser divino, que consegue escrever sem esforço.


Acabei de ver que um autor participante da Flip 2015, foi capaz de dar a seguinte dica para quem quer ser escritor:


“Escrever é inscrever.”


O que isso significa? Nem ao menos faz sentido?


Acho que a literatura, como qualquer outra forma de arte, nem sempre precisa fazer sentido. É transmissão de sentimento. Mas para dar uma dica, você precisa transmitir conhecimento, não ficar fazendo jogo de palavras sem propósito.


Lamentável que ainda existem pessoas que espalham esse tipo de falsa ajuda.


Se não é capaz de ajudar, pelo menos não atrapalhe.


 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on July 03, 2015 11:59
No comments have been added yet.