O Árabe do Futuro

Romance Gráfico de Riad Sattouf, França 2014- 2022

Desde a Idade Média o Oriente Médio e o Ocidente vêm travando um dos maiores choques culturais da civilização. Protagonizado, inicialmente, por duas religiões derivadas do judaísmo –  o cristianismo e o islã – esse choque vai muito além da religião e da fé.

Riad Sattouf, é um dos “produtos” desse encontro. Filho de pai sírio e mãe francesa, Riad cresceu testemunhando, ou melhor, sentindo na própria pele como as diferenças culturais podem corroer o amor de um casal que parecia alheio a essas diferenças. Sua infância foi passada intercalando paisagens de Paris, Líbia, Síria, e da Bretanha, idiomas como o Árabe e o Frances e, acima de tudo, preconceitos dos habitantes dessas paisagens. Riad narra essa experiência numa série de histórias em quadrinhos O Árabe do Futuro – Uma Juventude no Oriente Médio em 5 volumes que cobrem desde o seu nascimento (1978) até sua adolescência (1994) e um sexto volume que vai de 1994 a 2011.

Os desenhos têm um traço simples e são monocromáticos,  recheados de indicações textuais em setas, como se fossem desenhos infantis. Isso ajuda a colocar o leitor no lugar do protagonista já nos primeiros volumes. A narrativa tem duas grandes qualidades: o humor e a sinceridade. Ambas estão inseridas num olhar que é ao mesmo tempo infantil e maduro, de uma observação profunda. Riad trata seus pais, avós, e a si mesmo, todos os personagens, enfim, como seres humanos, repletos de  fraquezas e dúvidas, ocultas muitas vezes por fortes convicções. É interessante também como o arco dos personagens é construído ao longo de todos esses anos, principalmente o arco dramático do pai e  a mudança de percepção do menino sobre ele. Pode-se dizer que O Árabe do Futuro é um romance gráfico de formação, uma autobiografia permeada pelo mais longevo choque cultural na recente história da humanidade. Pode-se dizer também que a obra é uma espécie de DR entre pai e filho. Um pai que já havia falecido quando foi publicado o primeiro volume.

No Brasil, O Árabe do Futuro é publicado pela Intrínseca, que traduziu apenas quatro dos seis volumes da série. Esperamos que o quinto seja rapidamente publicado (saiu na França em 2020) e em seguida venha o sexto e derradeiro. Riad, além dessa série sensacional é autor de outras obras em quadrinhos e diretor do filme Les Beaux Gosses de 2009.

 •  0 comments  •  flag
Share on Twitter
Published on December 01, 2022 05:42
No comments have been added yet.