Portugal discussion

256 views
Discussões > Como seria a vida sem os livros? Já imaginou ?

Comments (showing 1-33 of 33) (33 new)    post a comment »
dateDown_arrow    newest »

message 1: by Abilio (last edited Jan 01, 2010 12:49PM) (new)

Abilio | 6 comments Confesso que não consigo imaginar a minha vida sem os livros. Adquiri o conhecimento através dos livros muito antes da internet.O livro inclui uma experiência que se junta à nossa, alargando os horizontes da nossa própria existência. O livro é vida autêntica, larga porta os mundos fantásticos, único caminho que nos pode levar além dos limites estreitos do imediato. A vida sem os livros seria uma vida não vivida.


message 2: by Sara (new)

Sara (Windsidh) | 5 comments Sem livros seria muito difícil viver, a menos que fosse um monge tibetano ou uma sacerdotisa num templo hindu.

Se não existissem livros, qual o propósito da escrita?




message 3: by Ana (last edited Mar 15, 2010 06:21AM) (new)

Ana (anacnunes) | 48 comments Que pesadelo! Eu que gosto tanto de livros (quer em papel, quer em ebook) não vivia sem eles.


message 4: by Stray (new)

Stray (andrez-ssi) | 28 comments seria pessima, que aborrecimento que estagnaçao


message 5: by Maria Cristina (new)

Maria Cristina Ruiz Pena (mariacristinaruiz) | 9 comments Seria vazia, acho que aquilo que somos, deve-se muito ao que lemos, porque a escrita tem um impacto em nós, transforma-nos e liberta-nos a alma...






message 6: by Tatiana (new)

Tatiana  Moreira (moreira_tc) | 3 comments incompleta .... adoro livros.... espero que swempre possa tê-los :P


message 7: by Adriano (new)

Adriano Godinho (adrianogodinho) | 66 comments eu já não me imagino ir a algum lado sem um livro comigo, nem para o trabalho!
Pode ser sempre que tenha de esperar por alguém e puxo do livro. Nem me importo de esperar pelas pessoas, agradeço até :)

Por isso é que gosto de fazer a viagem Lisboa - Braga - Lisboa, porque tenho 9h para meter a leitura em dia.

A.


message 8: by [deleted user] (new)

Olá. Inscrevi-me à poucos dias e tenho andado a explorar o site e resolvi deixar aqui uma mensagem...

A vida sem livros seria uma autêntica pasmaceira e uma perda de tempo. Tanto conhecimento que não seria revelado, tantas experiências que acabariam esquecidas. Penso que sem livros a humanidade não estaria onde está hoje, e por livros quero incluir a escrita, já que é pela escrita que se transmite conhecimentos e soluções que nos ajuda a evoluir mais depressa sem fazermos os mesmos passos vezes sem conta.

João


message 9: by Ana (last edited Mar 29, 2010 05:09AM) (new)

Ana (anacnunes) | 48 comments Joao wrote: "Olá. Inscrevi-me à poucos dias e tenho andado a explorar o site e resolvi deixar aqui uma mensagem...

A vida sem livros seria uma autêntica pasmaceira e uma perda de tempo. Tanto conhecimento que ..."


Concordo plenamente. E já agora, bem vindo! XD


message 10: by Sarouel (new)

Sarouel | 17 comments Sara wrote: "Sem livros seria muito difícil viver, a menos que fosse um monge tibetano ou uma sacerdotisa num templo hindu.

Se não existissem livros, qual o propósito da escrita?

"


A escrita começou a ser utilizada para apontar as trocas comerciais que se faziam. Só passado um "bocado" é que começamos a apontar acontecimentos de outra ordem. E só com o "D.Quixote" é que começámos a escrever romances, portanto a escrita é utilizada em muitas outras coisas..provavelmente não estaria desenvolvida da mesma forma,porque não teria de reagir às mesmas necessidades, mas seria utilizada.

Livros.. adoro o cheiro, a textura..infelizmente os ebooks não tem cheiro de livro e a textura é sempre a mesma, mas um gajo tem de se aguentar e habituar, porque o papel é muito bonito, mas as árvores também o são...
Não tenho imaginação nenhuma, não consigo imaginar um mundo sem livros. Provavelmente teríamos inventado algo que substituísse o objecto livro..eck


message 11: by Dompirrota (new)

Dompirrota | 1 comments Como no filme Fahrenheit 451....;-)


message 12: by Sarouel (new)

Sarouel | 17 comments teriamos bombeiros à porta cada vez que pegasse-mos num livro!!!


message 13: by Gonçalo (new)

Gonçalo Pereira (headnotfound) | 1 comments Sem sentido.


message 14: by Kumekei (new)

Kumekei | 431 comments Mod
Depende.
Nunca existiram ou dexaram de existir.

Se nunca existiram não vais sentir falta de uma coisa que nunca tiveste.

Se deixaram de existir era uma m#$%&! Nem quero imaginar uma coisa assim.


message 15: by Filipa (last edited Feb 27, 2011 06:33AM) (new)

Filipa (filipamoreno) | 112 comments Mod
Concordo com tudo o que já foi dito por aqui neste tópico. Sem dúvida que seria um mundo completamente desprovido de sentido.
Eu que ando sempre com um livro atrás, qualquer espaço em branco do dia é preenchido rapidamente pelo prazer de desfolhar as páginas de um livro.

Hoje em dia, já também trago comigo o meu e-book reader, porque como a Sarouel disse - os livros são muito bonitos mas as árvores também o são.

Não gosto de imaginar uma coisa dessas. Aliás, mesmo que tentasse provavelmente não conseguiria. Toda a minha vida se fez com os livros ao meu lado. Não seria agora que a coisa mudaria!


message 16: by Kendall (new)

Kendall (KendallFurlong) | 14 comments So agora começo a ler os ebooks, mas faz tempo que escuto os livros falados. Quando não posso ficar parado para ler (de maneira tradicional), normalmente posso escutar. É pelo menos um livro por semana a mais que "leio"


message 17: by Carla (new)

Carla Silva | 3 comments Para mim, seria uma vida incompleta e sem imaginação


message 18: by Daniel (new)

Daniel Gonçalves (danielgoncalves) | 48 comments tudo seria vago e imcompleto


message 19: by Yolanda (last edited Mar 19, 2011 06:30PM) (new)

Yolanda (YolaG) Não conseguiria, podem tirar-me quase tudo mas nunca me tirem os livros!
Todos os minutos são aproveitados para ler, não ter livros seria um completo vazio.


message 20: by MªLurdes (new)

MªLurdes Rodrigues | 11 comments Os livros para mim são como o ar que respiro!! Não consigo viver sem eles!!


message 21: by Tânia (new)

Tânia ARC (taniaalexarc) | 14 comments Seria uma vida sem conhecimentos, sem distracção, sem sorrisos e lágrimas... estaríamos condenados a ser sempre "primitivos"!


message 22: by Daniel (new)

Daniel Pinto | 126 comments seria absurda. mas a pergunta em questão deve ser colocada a quem principiou a cena dos e-books... que, graças ao senhor, nunca singrarão.
mas eu vou mais longe... e a vida sem escrita?
é que o conceito de livro, é muito amplo.


message 23: by Kumekei (last edited Mar 30, 2011 03:44AM) (new)

Kumekei | 431 comments Mod
A vida sem escrita é um assunto que levanta variadas questões que podiamos discutir eternamente sem chegar a uma conclusão.

Espera lá, o que é que eu estou para aqui a dizer? Sem escrita não estavamos a discutir aqui e agora porque não tinhamos meios para tal.
Alias, sem escrita, a sociedade conforme a conhecemos não existia de todo.

Acho que o que o tópico pretende é falar de livros como literatura (sejam escritos em papel ou electronicamente) e não escrita como forma meramente comunicativa.

Mas não deixa de ser uma pergunta interessante.


message 24: by Catarina (new)

Catarina (CPinho) | 40 comments Espero não mais ter de pensar neste assunto sem ser para escrever a minha opinião a este tópico.
Pois acho que neste momento a minha vida sem livros iria ser bastante monótona e me ia remeter para um estado um pouco catatónico...
Adoro ler, e viver cada momento de determinado livro, gosto quando aprendo alguma coisa com a leitura que faço contribuindo assim para a minha formação enquanto pessoa tanto a nivel social como a nivel cultural, outra coisa que adoro é quando me sinto no mundo criado pelo autor, saio um pouco de toda a realidade que me rodeia e vivo só aquilo que se passa no livro, é óptimo e refrescante poder muitas vezes mandar os problemas ou stress do dia a dia para trás das costas uns minutos para disfrutar de um mundo diferente e pessoas diferentes que muitas vezes nos levam a dar boas gargalhadas ou pelo contrário a derramar umas lágrimas!
Dito isto, NÃO, não imagino a minha vida sem livros nem quero pensar nisso :)


message 25: by Elisabete (new)

Elisabete | 27 comments Simplesmente: Seria uma vida muito triste... Nem quero imaginar.


message 26: by Maria (new)

Maria Teresa (TeresaQuintinha) | 18 comments Eu não imagino a minha vida sem livros, mas como dizia um membro do grupo lá para trás, para nós que já os tivemos era de facto impossível. Para os que nunca os tiveram... leva-me para "O falador" (penso que é assim porque já o li há vários anos) de Vargas Llosa - alguem que, no cenário da Amazónia, vai de tribo em tribo a contar as novidades, os conhecimentos, a experiência e a história da sua tribo e das outras.


message 27: by Luisa (new)

Luisa | 5 comments Nem consigo imaginar, sequer! A sério, não consigo imaginar uma vida sem livros...


message 28: by Nyam (new)

Nyam | 41 comments Ao pensar nisso de repente, parece-me que a vida seria assustadora heheheh Vou ler os livros que puder agora, e ficar aberta para a eventualidade de experienciar uma nova forma de vida onde não existam livros, porque parece-me que com a evolução e passagem para outros níveis de realidade, poderá não haver já a necessidade da existência de escrita e livros, e isso não ser mau. Mas na realidade actual... seria assustador...


message 29: by Ana (new)

Ana César | 21 comments inexistente.


message 30: by Maria (new)

Maria | 105 comments Impossivel! Eu que estou rodeada de livros desde que me lembro, que qualquer bocadinho livre é para me perder nas histórias que mke são dadas a conhecer, que não sou capaz de passar por uma livraria sem ir sentir o toque e o cheiro deles...ia parecer uma personagem saida da série Walking Dead - zombie.


message 31: by Csandal (new)

Csandal | 97 comments A minha vida seria vazia... Assim como se não houvesse música. Nao consigo imaginar se nao o vazio.


message 32: by Luís (new)

Luís Blue B. (goodreadscomBlueBird_Lus) | 224 comments Uma nulidade...


message 33: by Íris (new)

Íris (irissantos) | 52 comments Acho que eu acabaria por escrever mas, claro, não chegaria aos calcanhares do que os grandes escritores escreveram. Mas seria melhor do que ter a mente vazia.
Mas sim, seria bastante penoso.


back to top

unread topics | mark unread