Tiago's Reviews > O Evangelho do Enforcado

O Evangelho do Enforcado by David Soares

3203659
Apr 09, 10

Read from March 23 to April 07, 2010, read count: 1

Pelas críticas espalhadas pela internet, e pelas próprias afirmações da editora, eu estava à espera de algo bom. Mas não de algo tão bom como vim a descobrir. Ao princípio estranha-se... somos puxados para a idade média portuguesa, e para toda a brutalidade que esta nos oferece. A isso adicionam-se elementos fantásticos, que tocam no paranormal. Foi um grande puxão para mim. Há muito tempo que não lia um romance histórico, e este «O Evangelho do Enforcado» tratou de me agarrar com força e fazer-me regressar aos tempos medievais, expôr-me às descrições cruas que marcavam a época. Mas este estranhar, marcado até por uma certa repulsa ou choque através das descrições, foi só no começo.

Primeiro estranha-se, depois... depois começamos a apreender este novo género que mistura a História com a Fantasia. Embalados pelas frases maravilhosas de David Soares, que marcam bem aquilo que precisamos de saber, com um estilo muito próprio, vamos avançando nas páginas, entrando no mundo, descobrindo mais e mais personagens, desconstruindo ideias dogmáticas que temos, e deixando-nos levar, observando os acontecimentos de muito perto.

O romance gira à volta dos famosos Painéis de S. Vicente, a obra mais enigmática de toda a história da pintura portuguesa. Acontece que acompanhamos a vida do seu provável pintor, Nuno Gonçalves, desde o nascimento deste. Psicopata de nascença, Nuno rapidamente se apercebe que gosta da morte e de tudo o que a ela se associa. E um encontro assustador revela-lhe o triste destino que está reservado para ele. Depois somos levados à corte do rei D. João, e conhecemos os seus filhos Eduarte, Pedro, Fernando e Henrique (o famoso Infante D. Henrique). Este último mostra-se um homem preverso e enigmático, com uma personalidade muito própria, distante daquilo que pensamos sobre ele. Em seguida somos apresentados a um conjunto de prostitutas, que não se conseguem imaginar longe da vida em que se meteram para conseguir sobreviver. E mais, muito mais personagens, enquanto a história vai convergindo para a criação dos Painéis.

Está confirmado: David Soares é um grande escritor português. Alia o Romance Histórico ao Romance Fantástico, no resultado de uma extensa pesquisa que se revela numa larga bibliografia. Está confirmado: «O Evangelho do Enforcado» é uma obra que quebra dogmas no nosso pensamento, e os abre para novas possibilidades acerca da história - nada é certo. Está confirmado: este livro surpreendeu-me e muito. Primeiro estranhei-o, depois deixei-me levar por ele, vivi no século XV durante três semanas. As imagens que a escrita de David Soares nos transmite dão para fazer um filme. Um livro cruel, pesado, dark... mas adorei.

Mais em: www.lydoeopinado.blogspot.com
1 like · Likeflag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Evangelho do Enforcado.

03/23/2010 page 75
20.55% "Comecei a ler - escrita muito gráfica, ultrapassando um pouco os meus limites, mas no geral cria aquele efeito viciante de apetecer ler mai"
03/24/2010 page 114
31.23% "Melhor, agora. Excelente, a parte em que acompanhamos D. João de Portugal e os filhos. Tinha saudades de romance histórico. Quero ler mais"

Sofia Afonso No início há uma parte um tanto louca, mas depois, conforme vais andando para a frente, vais ter desenvolvimentos muito interessantes e não vais conseguir parar de ler. Vai por mim ;)

Tiago Eu acredito que sim... afinal de contas, deste 5 estrelas! :D

message 3: by Tatiana (new) - added it

Tatiana  Moreira como já disse no vosso blogue, tenho mesmo que dar uma oportunidade a este autor :)