Fábio Ventura's Reviews > Senhores da Noite

Senhores da Noite by Carla Ribeiro

Sep 20, 10

Read from April 27 to May 18, 2010

Carla Ribeiro é a mais recente aposta da Fronteira do Caos, uma jovem autora com uma vasta experiência na escrita e que agora nos apresenta uma surpreendente história sobre imortais.
“Senhores da Noite” conta-nos a história de um grupo de seres que têm o dom da imortalidade. Pelo seu imenso poder e personalidade implacável, subjugam a humanidade à sua vontade, tornando-os seus escravos. No entanto, têm uma fraqueza: estão constantemente em guerra entre si e anseiam os poderes uns dos outros. A história foca-se em Moranius Sinister, o mais antigo dos imortais, que se une a Deletress Aventra para eliminar os restantes e escassos imortais do mundo.
Com uma linguagem bastante cuidada e por vezes até algo poética, Carla Ribeiro traz-nos uma história repleta de reviravoltas e personagens sólidas. Há algumas semelhanças destes seres imortais com os vampiros, mas são descritos de uma forma mais original. A personalidade cruel e impiedosa de cada imortal e as complexas relações que mantêm entre si acabam por ser os pontos mais fortes da história. E acaba por ser bastante interessante o facto de estas personagens se apresentarem como vilões, uma espécie de alternativa à maioria das histórias onde os protagonistas são heróis “bonzinhos” e vencem sempre.
Outro dos aspectos interessantes da história é a forma como está contada. O enredo principal ocorre num presente em que os restantes imortais se preparam para um conflito iminente entre si. No entanto, é intercalado com momentos de flashbacks em que aos poucos é contada a verdadeira história do passado de Moranius Sinister, as suas verdadeiras intenções e relações com outros imortais.
Com personagens tão marcantes e uma história com alguma complexidade, esperava um maior desenvolvimento e densidade. É um livro pequeno (160 páginas) e no final da sua história fiquei com necessidade de conhecer mais da vida dos imortais e suas relações. No entanto, o seu final surpreendente acaba por fechar da melhor forma esta digressão pela vida destes seres tão peculiares.
É um livro bastante aconselhável, tanto para um leitor mais casual como para leitores que procuram algo novo e ainda se recordam com saudade, por exemplo, da série “Os Imortais”. Carla Ribeiro revela um imenso potencial com este livro e certamente nos trará novas histórias envolventes como este “Senhores da Noite”. Fico a aguardar.

(Opinião publicada no blog Bela Lugosi is Dead)

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Senhores da Noite.