Nuno Magalhães's Reviews > A Medida do Mundo

A Medida do Mundo by Daniel Kehlmann

Mar 09, 10

bookshelves: own, romance-histórico, favorites
Read in March, 2010

"A Medida do Mundo" é um livro extremamente interessante na medida em que o autor provoca a reflexão do leitor sobre a natureza do ser humano ao descrever duas personalidades completamente distintas que se complementam numa busca por explicações racionais da natureza do mundo e mesmo do universo. Trata-se, no fundo, da história de dois sábios alemães que, no século XIV, tentaram, cada um à sua maneira, explicar o planeta e o cosmos, recorrendo ao pensamento científico e à sua pedra basilar: a observação atenta e rigorosa, por meio de instrumentos, da Natureza, ou dito de uma forma sintética, através da medição ou medida. Por um lado, é-nos dada a apreciar a vida do barão Alexander Humboldt, o pai da Geografia, através de descrições das suas viagens, enquanto jovem, pela América do Sul e posteriomente pela imensidão do território russo. Humboldt é retratado como tendo um medo de morte da monotonia e um fanático pelas viagens, pela medida rigorosa e pela recolecção de infindáveis amostras de todas as coisas dignas de nota e observação que a Natureza tem para nos oferecer. Por outro lado, apreciamos a vida de Carl Gauss, um homem que começou por ser um Matemático genial, retratado como tendo aversão a toda e qualquer espécie de viagem, que dedicou a sua existência à introspecção e aos cálculos, à medição rigorosa das distâncias, terrestres e astronómicas, e à observação e descrição matemática dos campos electromagnéticos, em particular do campo magnético do planeta Terra, tendo acabado por se transformar num Físico. Na Física, a Lei de Gauss é a lei que estabelece a relação entre o fluxo eléctrico que passa através de uma superfície fechada e a quantidade de carga eléctrica que existe dentro do volume limitado por esta superfície. Na verdade, a Lei de Gauss é uma das quatro Equações de Maxwell, que são as leis fundamentais do campo electromagnético e descrevem a respectiva interacção com a matéria. À medida que o livro se vai aproximando do epílogo, concluímos que estas personalidades tão distintas, que no início chocaram entre si, acabaram por experimentar uma intensa amizade, que advém do facto de cada um compreender exactamente o que o outro sente na sua busca incansável pela razão de ser de tudo o que existe. No final, "quando Humboldt ía a atravessar os primeiros subúrbios de Berlim e imaginou Gauss nesse momento a observar com o seu telescópio corpos celestes cujas órbitas conseguia determinar em simples fórmulas, já não era capaz de dizer qual deles andara a correr mundo e qual permanecera sempre em casa". Esta afirmação resume a essência da mensagem veiculada por este livro: apenas nos encontramos a nós mesmos quando tentamos explicar o que nos rodeia, e no fundo o que somos, através de doses equilibradas de acção e de reflexão - o denominador comum é a nossa capacidade de observação da Natureza. Em essência, quanto mais "medirmos o mundo" mais nos medimos, e nos conhecemos, a nós mesmos. Aconselho a leitura deste livro a todos aqueles que apreciam a Ciência, a Matemática e a amizade entre seres humanos e racionais.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Medida do Mundo.

03/05/2010 page 144