Alice's Reviews > Se Eu Ficar

Se Eu Ficar by Gayle Forman

Mar 03, 2010

bookshelves: ed-presença, 2010, romance
Read in March, 2010

A sinopse diz-nos muito mas não tudo, Se eu ficar narra a história de Mia, uma violoncelista de 17 anos prestes a ingressar na afamada Julliard e que de um momento para o outro se vê (literalmente) estendida na beira da estrada após um violento acidente de carro. Mia vagueia fora do seu corpo, capaz de ver tudo o que acontece à sua volta mas incapaz de regressar à sua forma corpórea ou de mostrar aos que a rodeiam que continua ali. Com o corpo num coma profundo Mia terá de optar entre a vida e a morte, entre o descansar e esquecer tudo o que aconteceu ou ficar e enfrentar a dura realidade que é a perda de toda a família. A escolha é sua e neste processo a jovem mostrar-nos-á uma retrospectiva da sua vida, dos melhores e piores momentos e dar-nos-á a conhecer o que é verdadeiramente importante para si.
A linguagem é simples e muito acessível o que não impede a transmissão de sentimentos muito fortes e a criação de uma narrativa densa e intensa. Gostei da expectativa que a autora consegue ao alternar momentos do presente, nos quais Mia narra o que sente de momento e o que se passa no hospital à sua volta, e as recordações de Mia, a narrativa dos momentos mais importantes da sua vida e que de algum modo a marcaram.
Mais que um livro sobre a morte, a perda e a oportunidade de escolha esta é uma história de amor e música, das dificuldades que marcam todas as relações humanas, um testemunho do amor incondicional dos pais que nos leva a ponderar as nossas acções e aquilo que é realmente importante na nossa vida.
As últimas páginas lêem-se com um nó na garganta mas à velocidade da luz, tal é a vontade de saber qual a escolha de Mia. E aqui deu-se algo engraçado (ou não), enquanto lia, sem saber qual seria o desfecho, apercebi-me que depois de conhecer a personagem não conseguiria recriminá-la de no final escolhesse morrer. E este é outro dos efeitos que esta história tem no leitor, apercebemo-nos que criticar as escolhas dos demais, as suas atitudes, é um erro tremendo pois nunca podemos ter a certeza daquilo que os levou a determinado ponto, que os impeliu a praticar esta ou aquela acção.
É um livro marcante que recomendo vivamente.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Se Eu Ficar.