Whitelady3's Reviews > A Vingança do Assassino

A Vingança do Assassino by Robin Hobb

Nov 21, 10

bookshelves: portuguese, not-own, 2010
Read from October 31 to November 06, 2010

Parece-me que estes livros são maiores do que deviam ser. Este quarto livro em português corresponde a metade do terceiro volume original e nada de grande relevância parece ter lugar. Como sempre acompanhamos Fitz, aqui a tentar encontrar novamente o seu lado humano, depois dos acontecimentos finais do livro anterior, e a iniciar uma viagem de modo a obter vingança. Devido ao título pensei que teria sucesso, fui ingénua. Fitz tenta vingar-se mas sem o conseguir, descobrindo no entanto que Vontade (um dos Talentosos do rei usurpador) tem bastante talento no uso do Talento, digamos assim. Mas é nesta tentativa de vingança que o verdadeiro rei o marca para ir ter com ele, pelo que Fitz empreende então uma difícil viagem, sendo procurado pelo usurpador e suas tropas e Talentosos, mas encontrando também quem o esteja disposto a ajudar.

E o livro é basicamente isto. Temos Fitz a sair de encrencas e ficar em situações piores que a anterior. Vemo-lo a separar-se do seu “irmão” para ser reunido outra vez. E tudo isto se passa num ambiente previsível em que nada de novo parece ter lugar. Os momentos mais interessantes são aqueles em que vemos Fitz a usar o seu Talento, dando a conhecer os vários ataques que os Navios Vermelhos vão fazendo às cidades costeiras dos Seis Ducados, mas mais nada aprendemos sobre quem está por detrás e o porquê. Começo mesmo a duvidar que as perguntas que os Navios Vermelhos suscitam sejam respondidos no último volume. Quer-me parecer que o final desta série será algo do género “e Fitz encontrou Veracidade, que encontrou os Antigos (dragões???) e vieram para a costa onde os Navios Vermelhos ficaram com medo e partiram para deixarem de incomodar o reino dos Seis Ducados, havendo paz!” A sério, quando penso num final para esta série algo como isto vem-me à cabeça. :/

Se calhar parti com expectativas muito elevadas, mas esta série não está a corresponder à ideia que tinha. Para começar, e mais uma vez foco isto, o ritmo é lento e pouca acção é digna de interesse. A autora repete-se constantemente (acho que nas primeiras 150 páginas repetiu por 3 ou 4 vezes como é que Fitz escapou no final do livro anterior) e não me consegue fazer com que eu sinta empatia para com o personagem principal, cuja inteligência deixa a desejar. Vejo-me a sentir saudades dos personagens que desapareceram sem deixar rasto, casos de Veracidade, Kettricken e Bobo, mas porque parecem-me as únicas dignas de nota e que davam um outro brilho à história.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Vingança do Assassino.

10/31/2010 page 90
20.0% "A autora repete-se tanto."

Filipa Uma das coisas que mais estranhei foi a pouca acção, digna de nota, que ocorria nos livros. O segundo e terceiro volume (o segundo livro da trilogia) foram um pouco melhores, a meu ver. Mais acção e alguns desenvolvimentos interessantes, mas comecei ontem a ler este quarto volume e volto a sentir alguma exasperação quanto ao ritmo tão parado de escrita. Já li quase 150 páginas e não acontece nada que seja digno de nota. Ainda não perdi o entusiasmo, porque a série até está a ser melhor do que aquilo que esperava (não criei expectativas nenhumas), mas fica díficil de ver tudo resolvido, com apenas mais uma metade até ao fim da série.

Whitelady3 Eu tinha muitas expectativas e saíram goradas. No final senti que a montanha tinha parido um rato. Há situações que se arrastam, coisas que são explicadas inúmeras vezes e outras cuja explicação decepcionou-me. Enfim, também só gostei do terceiro volume por o final ser realmente surpreendente. :/

Mas lê até ao fim, penso que é tudo explicado, mesmo que a explicação deixe a desejar. Mas isto sou eu que topei imensa coisa à distância... :/

Filipa Sim, conto ler até ao fim, até porque já os tenho cá em casa. De qualquer maneira, acho que saí a ganhar por não ter criado expectativas. Consigo perceber o que disseste e até concordo em alguns pontos. Mas verei como corre a leitura deste volume, até pode ser que me surpreenda. :P