Jorge's Reviews > Cod: A Biography of the Fish that Changed the World

Cod by Mark Kurlansky

Feb 05, 2010

Eu sou louco por bacalhau, cozinhado em qualquer uma das suas 1001 maneiras, excepto na mais recente (com natas).
Mas nunca imaginei que o peixe tivesse sido tão importante na história de vários países nomeadamente do norte da Europa e América. No seu apogeu, há alguns séculos atrás, o bacalhau chegou a ser consumido por 60 % dos europeus!
Para além do seu alto valor intrínseco a combinação com o sal, teve um tremendo impacto nas economias de vários países ao proporcionar um alimento com vida mais longa e portanto vital para grandes epopeias, como os descobrimentos.
O livro aparesenta uma pesquisa muito detalhada desse impacto e, naturalmente, Portugal aparece referido com alguma frequência, dado que há mais de 500 anos que vamos aos mares do norte, nomeadamente à Terra Nova, pescá-lo.
Não obstante os pescadores do séc XIX suporem que dada a sua imensa capacidade reprodutiva, e a sua capacidade de adaptação a ambientes hostis, o bacalhau nunca acabaria, infelizmente tal não sucedeu.
O séc XX foi palco de lutas entre vários países para conseguirem manter os seus stocks de peixe. Tal veio a revelar-se quase impossível e hoje a sua pesca está extremamente restrita. Esperemos que ele sobreviva !

PS
O livro tem também várias receitas, algumas centenárias !

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Cod.