João's Reviews > Um Leão Chamado Christian

bookshelves: bought2009, authors-foreign, home, read2010, 4-stars
Read from August 23 to 26, 2010

Nota: 8/10 - Muito Bom

Crítica em:

Acho que posso dizer com toda a honestidade que são um amante do "mundo verde", em especial dos animais e se estes forem felinos torna-se num fascínio.
Por isso quando soube do fenómeno do YouTube fiquei comovido e não resisti à compra do livro o acompanhou. "Um Leão Chamado Christian" foi recentemente reeditado pelos seus autores que reviram alguns dos factos, acrescentaram outros tantos e houve ainda um aumento do número de fotografias presentes nesta obra.

Começa, assim, a história de Ace e John, australianos, que decidiram experimentar a nova Londres da sua época, quando por um feliz acaso visitaram os armazéns Harrods, famoso por disponibilizar aos seus clientes "tudo e mais alguma coisa", e encontraram uma cria de leão, Christian, como lhe chamaram.

O livro retrata todos os aspectos da vida dos três companheiros, a dificuldade inicial para encontrar um espaço para Christian viver, os problemas que resultam de ter um animal com instintos inatos selvagens, a mudança de locais devido ao seu crescimento e outros aspectos.
Os autores levantam algumas questões relacionados com o tráfico de animais exóticos e cuidados, em geral, para preservar a vida animal, o que a meu ver trazem muito para o livro. Referem, também, que a curiosidade das pessoas levava multidões até Christian e que eles mesmos, por algumas vezes, levaram-se pelo aspecto comercial.

Mais tarde o livro retrata a reintegração de Christian no mundo selvagem, no Quénia, por George Adamson. Esta é uma parte interessante do livro pois temos uma perspectiva única do mundo natural de Christian e o quanto este, apesar de ter sido criado longe dele, possui todos os instintos e compreensão necessários para sobreviver nele.

As fotografias presentes fazem metade do valor do livro, simplesmente enternecedoras, preciosas e divertidas. Um livro só com elas valeria a pena ser comprado!
Sem revelar muito mais, recomendo o livro, sem sombras de dúvida, a todas as idades.
Uma óptima leitura a qualquer momento.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Um Leão Chamado Christian.

08/23/2010 page 16
show 1 hidden update…