Conta-me Histórias's Reviews > Firmin

Firmin by Sam Savage

Nov 11, 09

bookshelves: literatura-estrangeira, romance
Read in May, 2009

Firmin é uma história encantadora.

O patinho feio da família, é como se pode descrever a personagem. É o 13.º filho de uma ratazana gorda e com hábitos alcoólicos. Como a mãe só tem 12 tetas, Firmin fica sempre para o fim das refeições, mamando apenas os restos do leite que os seus irmãos, bem mais robustos, deixaram. Mas até aí, Fírmin vê uma vantagem - apesar de ter de se contentar com restos que apenas enganam a fome que sente, já não mama leite com teor alcoólico.

Para se alimentar Firmin começa por roer os bordos do seu ninho, feito de papel... páginas arrancadas dos livros da livraria onde nasceu. E assim nasce a sua paixão pelos livros. Um dia, enquanto procurava alimento por entre as várias estantes da livraria, começou a ler... e nunca mais parou. A sua paixão cresceu tanto que já não comia as páginas dos livros, ou melhor, já não as comia todas. Deixava as partes impressas intactas, roendo apenas as margens brancas.

Através de Firmin o autor faz uma reflexão sobre a condição humana, a solidão, a necessidade de cada um ser aceite na sua diferença. Firmin, uma ratazana que procura nos livros a companhia da sua solidão, a compreensão de si própria é uma metáfora do ser humano, que se procura a si próprio nos outros.

É um livro pleno de emoções e que somos levados um sentimento profundo de empatia por um animal que normalmente nos desperta repulsa - uma ratazana. Ao longo da história quase que nos apetece dizer: Firmin, eu gosto de ti!

Irónico, sensível, emocional, sarcástico, este é sem dúvida, um livro para todos os amantes dos livros, para todos os "ratos de biblioteca".

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Firmin.