Ana's Reviews > Terra Sonâmbula

Terra Sonâmbula by Mia Couto

Dec 02, 2013

bookshelves: author-other, own-2009, fiction, read-in-2013, clube-leitura-braga
Read from September 23 to October 20, 2013

De Mia Couto só tinha lido um ou dois contos, que me haviam atiçado a curiosidade.

Este Terra Sonâmbula tem uma sinopse que me chamou a atenção e a verdade é que adorei este livro desde o primeiro parágrafo.

O autor tem uma voz muito própria, que é muito rústica, muito da terra, e é agradável para mim, enquanto leitora.

O problema é que o livro conta duas histórias distintas, mas interligadas, só que eu acabei por achar muito mais interessante a história do Tuahir e do Muidinga, do que a do Kindzu, sob quem recai grande parte da história.

Na realidade, no princípio, vi-me envolvida nas duas histórias de igual forma, no entanto a partir do momento que Kindzu abandonou a terra, e especialmente na segunda metade do livro, a história dele tornou-se repetitiva e particularmente irritante.

Por outro lado, a história do Tuahir e do Muidinga manteve-se sempre empolgante e profunda, talvez por me parecer mais real, menos fantasiosa (não que eu tenha alguma coisa contra fantasia, basta ver o que leio ao longo do ano) mas neste caso acho que, em determinados momentos, o autor foi além do que devia. Não em ter de testar a credulidade do leitor mas antes na forma como encarou as personagens e a história dramática de um país em guerra.

Dito isto, Terra Sonâmbula foi uma leitura muito boa, com momentos marcantes, personagens ricas e uma belíssima exploração de um povo que nos é tão próximo e, ao mesmo tempo, tão desconhecido. Percebe-se porque é uma obra de referência e é uma leitura que recomendo, apesar de tudo.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Terra Sonâmbula.

09/23/2013 marked as: currently-reading
10/26/2013 marked as: read
show 1 hidden update…

message 1: by [deleted user] (new)

Para mim,também não foi a sua melhor obra..(até agora)..Também só li apenas um,penso eu..Há muito mais para descobrir..