Whitelady3's Reviews > Os Pilares da Terra - Volume II

Os Pilares da Terra - Volume II by Ken Follett

Oct 17, 10

bookshelves: own, portuguese, 2010
Read from October 04 to 17, 2010

Que viagem! É sem dúvida uma belíssima epopeia que, tendo como pano de fundo um período de guerra civil em Inglaterra, conta-nos a história da construção de uma catedral, sonho de uns e “pesadelo” de outros.

Se na primeira parte parece que andamos um pouco perdidos, neste volume vemos então onde a história nos leva e todas as perguntas (sobretudo o que liga Ellen a Waleran, o terrível segredo por detrás de toda a história), como não podia deixar de ser, são respondidas. O que mais destaco nesta obra é o trabalho do autor no que toca à descrição do dia-a-dia medieval. Conceitos que em aulas de História, apesar de bem explicados, me custava a perceber como na realidade seria posto em prática ou o porquê (sim, há conceitos que me faziam alguma confusão nomeadamente no que ao controlo das terras e populações pelos senhores dizia respeito), aqui ficaram brilhantemente exemplificados, tornando a imagem bastante real e credível. Poucas falhas tenho a apontar, ainda que a palavra Espanha me pareça um pouco anacrónica, assim como Portugal, mas no geral pareceu-me tudo muito bem conseguido e deu-me a conhecer uma parte da história de Inglaterra que desconhecia por completo.

No que toca às personagens, entre personagens reais e fictícias, temos uma variedade enorme e todas elas diferentes. Ambições, dúvidas, experiência de vida, cada uma é rica e diferente de todas as outras, fazendo com que nos compadeçamos nos momentos maus e com que jubilemos quando as coisas correm bem. É impossível ficar indiferente ao que cada personagem passa, e se queremos o melhor para algumas, não podemos deixar de desejar o pior para aquelas personagens mais cruéis, que têm apenas em conta o seu próprio ganho.

Não me deixou com um vazio como outros, assim que o pus de lado, mas não deixa de ser um livro extraordinário e, sem dúvida, a reler. Este é daqueles que apesar das muitas páginas, é para manter e ler sempre que me sentir mais em baixo, pois relata uma história de persistência e de como pessoas honradas, com outros objectivos do que o ganho próprio, podem levar a sua avante bafejados pela sorte ou qualquer outra graça. Este é um livro que enche uma pessoa de esperança, lembrando que tendo fé e acreditando no nosso sonho, ele pode ir em frente mesmo que muitos maquinem contra nós. É um hino à perseverança, ao acreditarmos nos nossos sonhos, ainda que concretizá-los pareça difícil com tantos obstáculos pelo caminho. Mas tudo isso faz com que no final tudo valha a pena. Recomendo!

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Os Pilares da Terra - Volume II.

10/10/2010 page 204
34.0% "Acho estranho num poema do séc. XII aparecer a menção a Espanha :/" 2 comments