Betita's Reviews > The House at Sugar Beach

The House at Sugar Beach by Helene Cooper

Apr 22, 09

Read in April, 2009

Gostei!
Helene Cooper conta a sua história de uma forma nua e crua, nada romanceada. Ela fala-nos dos seus antepassados, de tudo o que fizeram aquando da abolição da escravatura e como foram para África, formando a Libéria. Na 1º Parte da história ficamos a conhecer os antepassados de Helene e também a familia com quem ela vivia ma Monróvia, ela descreve todos ao pormenor, tem de ser ter atenção redobrada nesta parte pois são muitos e a maioria mantém-se até ao final do seu relato.
Na 2º parte já na América ela conta-nos como conseguiu sobreviver çonge das suas origens e daqueles que mais amava, mas sempre voltanto à Libéria, seguindo a guerra como uma Americana.
É escolhida para ir para o Iraque como correspondente do Jornal onde na altura trabalhava e aí descobre que apesar da sua cidadania Americana que obteve como forma de fugir ao racismo de que várias vezes foi vitima, não era ali o seu lugar.

"Se eu ia morrer numa guerra, devia fazê-lo no meu próprio país. Eu deveria era morrer num Guerra na Libéria." (pag 314)

Ela faz sobressair das sua palavras o grande orgulho da sua raça, dos seus costumes e crenças de uma forma maravilhosa, pois no meio da guerra tudo se perde.
Helene perdeu... mas recuperou:

"Eu estava no meu país e o meu país era o inferno!
E no entanto...
Havia alguma coisa mais. Orgulho. Não perante aquilo em que a Monróvia se tornara, mas pelo facto de a cidade ainda lá estar, pois isso provava que eu tinha uma origem." (pags. 324/325)

Mais um relato de uma sobrevivente de uma guerra que como em muitas outras quem lutava não sabia porque o fazia...

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read The House at Sugar Beach.