Betita's Reviews > The House at Sugar Beach

The House at Sugar Beach by Helene Cooper
Rate this book
Clear rating

by
1148140
's review
Apr 22, 09

Read in April, 2009

Gostei!
Helene Cooper conta a sua história de uma forma nua e crua, nada romanceada. Ela fala-nos dos seus antepassados, de tudo o que fizeram aquando da abolição da escravatura e como foram para África, formando a Libéria. Na 1º Parte da história ficamos a conhecer os antepassados de Helene e também a familia com quem ela vivia ma Monróvia, ela descreve todos ao pormenor, tem de ser ter atenção redobrada nesta parte pois são muitos e a maioria mantém-se até ao final do seu relato.
Na 2º parte já na América ela conta-nos como conseguiu sobreviver çonge das suas origens e daqueles que mais amava, mas sempre voltanto à Libéria, seguindo a guerra como uma Americana.
É escolhida para ir para o Iraque como correspondente do Jornal onde na altura trabalhava e aí descobre que apesar da sua cidadania Americana que obteve como forma de fugir ao racismo de que várias vezes foi vitima, não era ali o seu lugar.


"Se eu ia morrer numa guerra, devia fazê-lo no meu próprio país. Eu deveria era morrer num Guerra na Libéria." (pag 314)


Ela faz sobressair das sua palavras o grande orgulho da sua raça, dos seus costumes e crenças de uma forma maravilhosa, pois no meio da guerra tudo se perde.
Helene perdeu... mas recuperou:


"Eu estava no meu país e o meu país era o inferno!
E no entanto...
Havia alguma coisa mais. Orgulho. Não perante aquilo em que a Monróvia se tornara, mas pelo facto de a cidade ainda lá estar, pois isso provava que eu tinha uma origem." (pags. 324/325)


Mais um relato de uma sobrevivente de uma guerra que como em muitas outras quem lutava não sabia porque o fazia...
Likeflag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read The House at Sugar Beach.
Sign In »

No comments have been added yet.