Julia Boechat Machado's Reviews > Martin Eden

Martin Eden by Jack London

** spoiler alert ** Martin Eden é um livro que quebra estereótipos. As pessoas dá tanto valor à educação formal, aos títulos, às imagens exteriores de educação e cultura. Esse livro não é somente sobre um autodidata que descobre a falsidade de tudo isso, ele é escrito por um. Without education, we are in a horrible and deadly danger of taking educated people seriously - Chesterton.
O final é um dos suicídios mais interessantes da literatura. London pretendia mostrar seu herói como um individualista, que teve que morrer não por sua falta de fé em deus, mas por sua falta de fé nos homens. Já foge dos estereótipos, mas ainda não é tão interessante.
O interessante é que os tempos mudaram, o socialismo real caiu (London mesmo tinha grande fé no socialismo), e hoje a falta de fé nos homens de Martin Eden atinge muita gente, que passou a considerar seu suicídio como um ato heróico de recusa a um mundo que jamais será como deveria ser, um mundo sem esperança.
Obras-Primas permitem muitas interpretações, mesmo se contrárias à intenção do autor: London afirmava que nenhum leitor descobriu sua crítica ao individualismo. É por isso que esse livro deve ser relido.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Martin Eden.